Sunday, March 29, 2009

o belo trabalho de Sheila Waligora

*
O texto abaixo é parte de uma entrevista da médica veterinária Sheila Waligora e é encontrado completo aqui
*
*
Atualmente simplesmente ignoramos uma grande quantidade de espécies. Tratamos muito bem algumas e muito mal outras. Por exemplo, os cães e gatos que tem a sorte de ter um bom lar, são muito bem tratados. Já a grande maioria das espécies animais utilizadas para o consumo humano, são tratados de forma inaceitável e indigna, forma essa que nenhum ser humano desejaria ser tratado.Como relata Sheila, quando ensina as pessoas a se comunicarem com os animais, a resposta é bem clara: o ser humano por um lado, vê a si mesmo como ser superior, e por outro lado, têm uma relação utilitária com as outras espécies. Desta forma, elas existem seja para servi-lo, diverti-lo, fazer companhia, ensinar alguma coisa, ou para lhe dar trabalho (animais de laboratório) dinheiro (criadores de animais)... ou para lhe incomodar (insetos em geral)! Nossa mente utilitária se espalha sobre tudo! A maioria dos veterinários que conheçe, por exemplo, não tem dúvidas sobre o fato de que bovinos, suínos e aves, entre outras espécies, foram criados por Deus, generosamente, para servirem de alimento para os humanos superiores! E mesmo esta idéia de sermos superiores, é algo já muito bem estabelecido dentro de nós, algo que é quase óbvio. Pela cultura, pela mídia, livros, teatro, cinema, televisão, etc.
[...]
Quando se estabelece um contato com um animal, na verdade, é com esta essência espiritual que você está se relacionando, ao invés de se fixar apenas na forma exterior que aparece aos olhos, como um cão, por exemplo. No meu caso, acho que os animais sentem isso, e se abrem para responder às minhas perguntas. Ou então eles percebem que estou aberta para receber o que eles querem transmitir, e se comunicam comigo.
É necessário estar aberto para expandir o sentimento de amor para todas as formas de vida que dividem a Terra com o ser humano. Os animais podem nos ensinar o que precisamos aprender para nos tornarmos melhores companheiros para eles, melhores cidadãos para o Universo.
Estamos passando de uma era centrada no Homem, para uma Nova Era que tem como princípios: cooperar e compartilhar, trabalhando junto com outras inteligências.
Somos todos educadores com cada palavra, pensamento e ação que criamos.
*
Ao nos conectarmos com um animal expandimos nosso próprio ser. Podemos experimentar uma outra parte do universo e recuperar uma parte nossa que estava perdida.
Nossa vida, nossa saúde, a vida e a saúde de todos os outros seres dependem de uma nova consciência, que possa englobar todos os seres, sem exceção. Esta é a única revolução possível. A revolução da consciência humana
.
*

*
Sheila Waligora tem um blog: http://sheilawal.wordpress.com/
*

No comments:

Post a Comment