Friday, April 17, 2009

Cheetah Experience

tenho que ser sincera:

não me aborrecia nada fazer o mesmo tipo de percurso da Riana!

:-)

Viver entre felinos foi o sonho que uma cidadã sul-africana, de nome Riana Van Nieuwenhuizen, acalentou ao longo de toda uma vida.Para conseguir começar a realizar o seu sonho teve se reformar, depois de vinte e dois anos a trabalhar como funcionária pública, no Departamento de Justiça.

Ainda antes de se reformar, criou jovens chitas órfãs como voluntária, durante dez longos anos, mas o seu tempo era pouco e tinha de continuar a trabalhar até à reforma. Durante este período, tomou conhecimento do risco que esta espécie corre no continente, aprendeu a cuidar destes animais e a sua vontade de se dedicar a eles a tempo inteiro não parou de crescer.

Assim que se aposentou, adoptou uma jovem chita a quem chamou Fiela, mas era pouco para quem estava disponível e tinha tanto para dar. Aos poucos, começou a acolher outros felinos africanos que necessitavam de protecção e hoje, aos 46 anos, já reúne no seu rancho - e dentro da sua própria casa - nove chitas de várias idades, três leopardos e um leão. Mas não se fica por aqui, ainda aloja dois lobos e alguns cães domésticos.

Para tratar de todos estes animais, Riana teve de criar mecanismos para gerar receitas que lhe permitam alimentar e prestar cuidados de saúde a toda a sua prole. Para tal, criou uma ONG a que chamou Cheetah Experience , como forma de estabelecer parcerias com doadores, também para levar o seu trabalho mais longe e divulgar as dificuldades que a espécie atravessa e ainda para que os cidadãos comuns do seu país possam ter contacto directo com estes animais.

http://cheetahexperience.com/


No comments:

Post a Comment