Wednesday, April 29, 2009

Animais: novo debate previsto - participe!

O debate sobre os Direitos dos Animais que passada quinta-feira decorreu no “Aqui e Agora”, da SIC, acabou por ser essencialmente um debate sobre as touradas e os circos com animais. Embora estes sejam temas muito importantes que havia que tratar, foi, ainda assim, claramente insuficiente para tratar outras questões igualmente importantes, nomeadamente as diversas questões acerca do modo como os animais, de uma maneira geral, e particularmente os animais de companhia, são tratados em Portugal, e sobre o estado de desprotecção praticamente total em que estes se encontram no país, com o drama do abandono, da negligência e do exercício de violência contra estes animais a adensar-se constante e impunemente em Portugal, apesar dos esforços de milhares e milhares de pessoas, a título particular, e de centenas de grupos e associações de protecção dos animais, para fazerem frente a esta calamidade, tentando estancá-la.

Felizmente, foi o próprio apresentador do programa, Rodrigo Guedes de Carvalho, que considerou importante, e prometeu-o, promover um outro debate sobre estas questões. Pela parte da ANIMAL, Miguel Moutinho transmitiu a Rodrigo Guedes de Carvalho e a Helena Figueiredo, Produtora Executiva do “Aqui e Agora”, essa preocupação: a de que este importante tema tinha ficado por tratar e que seria urgente e fundamental tratá-lo num outro programa.

E ontem, no site da SIC, Rodrigo Guedes de Carvalho, que é tambem Subdirector de Informação desta estação, assina o seguinte artigo de opinião, que é tambem um apelo através do qual anuncia o cumprimento da promessa que fez no programa:


Direitos dos animais
Nota de Rodrigo Guedes de Carvalho

Como eu receava, o tempo acabou por ser pouco para tema tão apaixonante. Agradeço a todos os que contribuiram para uma extraordinária adesão ao site da SIC, que demonstra bem que muito mais haveria para dizer.

Uma vez que não gosto de faltar a promessas, gostaria de promover, em breve, um novo debate que permita abordar questões importantes que acabaram por não ser discutidas: a relação das pessoas com os animais de companhia, o crescente número de abandonos de cães e gatos, a falta de legislação que proteja os animais (ou a ausência de cumprimento da lei vigente) a questão dos chamados cães de raças perigosas, o tráfico de animais exóticos, e, o mais importante, a grande diferença entre ter um animal e realmente gostar de animais.

Gostaria que nos enviasse para direitosdosanimais@sic.pt o seu contributo, com ideias para discussão. Obrigado.

Cumprimentos do Rodrigo Guedes de Carvalho




Por um “Aqui e Agora” sobre os animais de companhia e os outros animais, os problemas que os afectam e as soluções que a sociedade e o estado português devem criar para lhes responder, por favor participe, mais uma vez:

· Por favor, envie um e-mail com as suas opiniões acerca destas questões e de como é importante discuti-las e resolvê-las para direitosdosanimais@sic.pt

· Por favor, deixe o seu comentário sobre este tema, sobre os muitos problemas que afectam os animais – nomeadamente os animais de companhia – em Portugal e sobre a importגncia de o tratar no “Aqui e Agora” na secção de comentários da página de opinião de Rodrigo Guedes de Carvalho em
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/opiniao/Debate+dos+direitos+dos+animais.htm.
(circular da animal com negritos meus)
* * * * * * *
um link muito útil com a (ainda) imperfeitissima lei que temos para todos os que vezes sem conta se debatem com atropelos e desrespeito aos animais :

4 comments:

  1. Eu não percebo como é que há pessoas capazes de fazer isso, até porque normalmente quem tem um animal domestico cria laços com ele... Enfim, só gente muito insensível mesmo...

    No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o meu grupo está a desenvolver um trabalho para tentar sensibilizar a comunidade escolar para a preservação de animais marinhos, vamos ver se pelo menos conseguimos mudar algumas mentalidades!

    Continuem com o vosso trabalho, pois se não fosse ele creio que houvesse muito mais situações deste tipo.


    Grupo 1 12 AP =)

    ReplyDelete
  2. Anonymous10:42:00 am

    Gostaria de lhe deixar uma nota da minha admiração que tenho por si em relação aos animais, leio o que escreve sobre os animais até a sua luta para retirar o gato debaixo de um carro o seu amor aos animais deixa-me feliz por saber que há pessoas que adoram os animais tanto como eu sobretudo os gatos, um bem haja para si ... lena gal

    ReplyDelete
  3. anfibia2:44:00 pm

    marian,
    é legal ver um movimento organizado e tão próximo das leis, quando se trata da questão animal.
    aqui no brasil existem boas leis, não apenas para os animais - a lei maria da penha sobre violência contra a mulher foi considerada pela onu uma das mais avançadas do mundo - mas a distância entre o que se propõe e o que efetivamente se faz, é abissal.
    fico feliz em ver que em portugal há menos esquizofrenia em relação ao pensar e ao fazer.
    grande beijo!

    ReplyDelete
  4. Grupo 1, Somos todos precisos para aumentar a sensibilização ao tema, mudar mentalidades e leis e mesmo intervir na practica. O meio escolar é um meio priveligiado para o fazer, parabens!
    *
    Lena Gal, obrigada por suas palavras. Todos nós podemos fazer a diferença em pequena ou grande escala. Um abraço.
    *
    Célia, a luta é mesmo muita mas vai tendo vitórias sem retrocesso... falarei oportunamente s/ tal
    Beijo

    ReplyDelete