Wednesday, March 23, 2011

Especismo:um tema urgente e actual

"Para os animais todos os seres humanos são nazis"
ou
"Holocaust on your plate"

foram algumas das campanhas da Peta que chocaram muitos

(Esse e assuntos afins são AQUI amplamente debatidos)

* * *
Um dos relatos bíblicos que sempre me deixou mais impressionado e aquele em que Legião, um espírito maligno colectivo, e expulso do corpo de um homem para dentro do corpo de uns animais ali perto e "os espíritos malignos saíram do corpo do homem entraram nos porcos, e a vara, cerca de uns dois mil, precipitou-se no alto do mar e ali se afogou." (Marcos 5.13).
Uma coisa sempre senti ao ler isto: o homem em questão não valia a vara inteira de porcos.
Porque que um ser humano tem de, necessariamente, valer mais que um animal? Acho que depende do humano. Não considero possível comparar o valor entre um raríssimo - e a beira de extinção - tigre da Sibéria e um Mao Tse-Tung. E como comparar as sonatas de violoncelo de Bach com um cancro de medula. La porque esse cancro possa ser humano, não tem valor intrínseco que o torne melhor, per se, a algo que e harmónico, belo e integrado.
Não compreendo a solidariedade especista com um Beria, só porque e humano, e o desinteresse por todos os grandes primatas que são placidamente extintos - agora.
Sempre senti uma desproporção injusta no sofrimento imposto aos animais para bem - ou divertimento - do ser humano. Da vivissecção ate a industria alimentar, passando pelas tradições supostamente viris de seviciar animais em publico.
...

Claramente se existe coisa que se assemelhe ao mal e ao inferno e aquilo a que sujeitamos os animais neste planeta.
Pois consideramos sempre o desenvolvimento moral e ético como algo exclusivo da relação entre nos, animais humanos - mas esquecemos que a ética, como fio-de-prumo de aspiração universal, tem de incluir muito mais que uma ínfima parte dos seres sencientes do planeta.

E como disse Ghandi "mede-se o grau de civilização de uma sociedade pelo modo como trata os seus animais".
Recentemente surgiu um partido - o Partido do Animais - que demonstra, efectivamente, que há um problema serio na nossa relação com o próximo não-humano.

Como sabemos só se luta contra algo - racismo, sexismo, especismo - quando essa coisa já se tornou insuportável.. A necessidade de se criarem leis e a prova da existência do crime.
...
Para que se estabeleça uma teoria unificadora, e lógica e racional - sem sentimentalismos do "coitadinha da foquinha" - este livro prova que existe,sim, a necessidade de uma libertação animal. E veremos que o principal animal que necessita de ser liberto, da sua estupidez e preconceito, e o ser humano.
* * *

*Artigo de Miguel Gullander sobre livro "Libertação Animal" de Peter Singer (ver coluna direita neste blog) na revista 30 dias em Oeiras de Março.*


(Miguel Gullander é um jovem escritor português de origem sueca. Traduziu do sueco para o português as sagas vikings, e, a partir do inglês, poesia zen.

Foi professor de português na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, e na capital de Moçambique, Maputo, estando actualmente a residir em Benguela, Angola, como docente da Universidade Agostinho Neto.

http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=719#ixzz1HRUTTcM4)


No comments:

Post a Comment