Saturday, March 19, 2011

geração Netuno em Aquário


Dan Schneider, que nasceu em 14.1.1966, no auge da forte configuração Urano-Saturno-Plutão dos anos 60, tem perfeita sintonia com as tendências coletivas e com as expectativas do público jovem. Por isso, conseguiu reunir em iCarly todos os ingredientes para construir um megassucesso: Carly é uma garota que produz um webshow (um programa de TV feito diretamente para a internet) com a ajuda de sua egocêntrica amiga Sam e do competente e compenetrado Freddie, o nerd que cuida de toda a parafernália técnica do programa. Carly vive com seu aloprado irmão mais velho Spencer, que faz as vezes de tutor da menina. O pai é um oficial da Marinha que vive embarcado (nunca aparece no programa) e não há qualquer notícia da mãe, supondo-se que morreu quando Carly era ainda criança.

O programa gira em torno de adolescentes que vivem longe do controle dos adultos e fazem sucesso na internet: com que mais o público mirim poderia sonhar? Rapidamente, iCarly virou uma referência mundial entre a audiência de 7 a 16 anos.

A série televisiva lança mão de todos os valores da geração que vem crescendo com Netuno em Aquário: a supervalorização do mundo virtual (todos estão plugados o tempo inteiro), a presença da tecnologia na vida cotidiana (celulares, GPS, iPods, sistemas de escuta), a frouxidão dos laços familiares (quem "cuida" de Carly é o irmão meio pirado, numa típica solução aquariana) e a prevalência da amizade sobre qualquer outro sentimento (estar com os amigos é mais importante do que namorar, por exemplo). A geração Netuno em Aquário (1998-2011) alcança, com iCarly, um de seus retratos mais bem acabados.

A grande força do programa é o carisma da jovem atriz Miranda Cosgrove, hoje a adolescente do sexo feminino mais bem paga do mundo: 180 mil dólares por episódio!

...

Miranda nasceu em Los Angeles, em 14 de maio de 1993, horário não divulgado. Sua carta solar mostra Sol e Mercúrio em Touro, envolvidos em dois poderosos aspectos: a oposição com Plutão em Escorpião e o trígono com Urano-Netuno em Capricórnio. Este trígono dá a Miranda a possibilidade de identificar-se e conectar-se com as tendências coletivas de sua geração, enquanto a oposição no eixo Touro-Escorpião fala de concentração de recursos e da vontade, algo muito necessário numa pessoa acostumada a trabalhar duro desde muito cedo.

O rosto largo e os lábios grossos de Miranda expressam um padrão taurino de beleza, terráqueo e repousante - se bem que a intensidade de Plutão seja claramente visível no brilho do olhar. Essa configuração que reúne cinco planetas em signos femininos, ainda complementada pela Lua em Peixes, dá a Miranda um toque de humanidade. Ao contrário do brilho artificial de tantas estrelas contemporâneas, ela parece ser de carne e osso, como qualquer menina comum. É isso que permite a Miranda tornar plausíveis personagens tão difíceis de aceitar, como a pequena Megan de Drake e Josh, que vive planejando maldades contra seus irmãos, ou a estranha Carly, que nunca vê os pais e mora dentro de um estúdio de televisão. Nela, a "descolada" geração que cresceu sob Netuno em Aquário se mescla aos valores de Terra que emergiram fortemente a partir de 2000, quando sete planetas clássicos fizeram uma conjunção em Touro.

Megan, seriado Drake and JoshCom um mapa que se aproxima do tipo "Salpicado" (há planetas em oito diferentes signos e apenas duas conjunções), Miranda é uma atriz com recursos bastante variados, que podem ser utilizados num espectro muito amplo de atividades. Tudo isso, é claro, desde que não siga a trilha equivocada de tantas celebridades adolescentes, como Lindsay Lohan e Britney Spears. A facilidade de Miranda para transformar tudo o que faz em dinheiro vem provavelmente do aspecto Sol-Plutão num eixo de recursos (Touro-Escorpião), assim como do fluente trígono entre Vênus e Marte, regentes do mesmo eixo.

...

Outro dado significativo é a impressionante sinastria do mapa de Miranda Cosgrove com o de seu produtor, Dan Schneider. Dan tem o Sol sobre Urano-Netuno de Miranda além de uma conjunção Urano-Plutão em Virgem, em trígono com o Sol de Miranda. O resultado é um fortíssimo Grande Trígono em Terra, que envolve seis planetas (três do produtor e três da atriz). Enquanto esses dois forem parceiros profissionais, o dedo de ouro do Rei Midas continuará funcionando.


*daqui*


No comments:

Post a Comment