Sunday, May 30, 2004

O Nome da Rosa...

Não, não vou falar do romance de Umberto Eco. Vou mesmo falar de rosas-flores. Descobri-as, belissímas e com nomes tão deliciosos que me conquistaram suficiente para lhes dar o lugar de wallpaper durante 2 dias, um recorde para uma "anti-rotina" militante como eu... Aqui: http://www.choicefarms.com/Th-1.htm
Conheçam Henry Matisse, Forever Young, Akito, Delilah...
Deixo Great Miracle, com desejos de uma semana que começa hoje, cheia deles...

História de Lisboa

Ontem, sábado, depois do filme, andei pela feira do livro. O Marques de Pombal é uma zona centralissima em Lisboa, onde sempre se realiza o evento ano após ano. Só que está em obras para construção de um túnel que irá melhorar o habitualmente enorme fluxo de transito na zona. Essas obras estão temporariamente paradas por se ter de realizar obrigatoriamente um estudo de impacto ambiental, que logicamente deveria ter sido feito antes de elas se iniciarem. No meio desta obra-parada o acesso ao Marques não melhorou nada, pelo contrario. A feira esta colocada na segunda metade da alameda, e sábado a tarde estava bem cheia, com muita gente circulando entre os pavilhões das editoras ou procurando os autores presentes para autógrafos. A minha paciência só deu para meia Feira! Já não atravessei para o outro lado e não trouxe um livro que está em lista de espera: “Historia de Lisboa” de Dejanirah Couto. Descobri a autora no programa da Ana Sousa Dias: “Por outro lado”: é uma historiadora Portuguesa, nacionalizada Francesa e a viver em Paris, especializada no mundo Bizantino. Gostei imenso da entrevista e fiquei cheia de vontade de ler o livro. Espero adquiri-lo brevemente.
Para saber um pouco mais: http://www.maxima.pt/0903/feminino/a01-00-00.shtml

O livro e sua autora:




Ainda a proposito do Rock in Rio, Paul McCartney, defensor dos direitos dos animais e adepto do vegetarianismo ético, convidou a PETA - People for the Ethical of Treatment of Animals, organização da qual é apoiante há muitos anos juntamente com a sua filha Stella McCartney, a estar presente em todos os seus concertos.
Em Portugal, a PETA delegou essa tarefa á ANIMAL.
( http://www.animal.org.pt )
Será entao essa organizaçao portuguesa que vai estar presente na tenda Para Um Mundo Melhor, distribuindo informaçao sobre os temas relacionados ao vegetarianiosmo e ética para com os animais. Mais um forte motivo para eu lamentar nao poder estar presente fisicamente, embora meu coração e mente seja a muito integralmente apoiante da etica para com os animais em toda e qualquer de suas vertentes.
Aqui em Lisboa começou o Rock in Rio pela primeira vez em Portugal, dia 28, sexta feira. Por estar presa a outros compromissos não vou assistir as actuaçoes de dois intervenientes que gostava muito de ver: Paul McCartney e Peter Gabriel. Entre outros, muitos outros. Paciencia...
A propósito de filmes: ha um filme que me lembro muitas vezes: "Kundun". Porque é belissimo. Mesmo só do ponto de vista "plástico": historias á parte. Fascinou-me os rostos, as paisagens, fiquei deliciada.

Saturday, May 29, 2004

Portrait of a Lady -de Jane Campion

A convite, vi hoje um filme de Jane Campion, uma realizadora neozelandesa muito especial e em todo o caso, merecedora de muita admiraçao da minha parte. Trata-se do "Retrato de Uma Senhora", excelentemente interpretado por Nicole Kidman, Jonhn Malkovich e outros actores igualmente talentosos. Feito em 1996, ainda não tinha calhado ver. Para quem viu "O Piano" (um filme sem duvida, notável) da mesma realizadora, está muito na mesma linha de densidade emocional quase a raiar o fatalismo e a tipica força passiva que parece acompanhar um certo imaginário feminino.
Jane C é indicutivelmente uma muito boa realizadora, roteirista, excelente na escolha e direcçao de actores, justissimamente premiada, (com a sua formaçao em Antropologia e artes por vezes a tornar-se obvia), e na minha escala pessoal coloco-a bem acima da media que considero como minima para me apetecer ver um filme, admiro-a incondicionalmente, mas... fico sempre achando a dose de tom emocional excessiva. Gostaria de algo,por vezes mais seco, mais analitico... no entanto convenhamos que aparte essa preferencia por estilo, ela é brilhante no que faz.
Sobre a realizadora e sua obra: http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/personalidades/diretores/jane-campion/jane-campion.htm
http://www.c7nema.net/site/html/modules.php?name=News&file=print&sid=2070

Morte no singular

De seguida á noticia sobre o Haiti, vem outra: deixou-nos José Augusto Seabra, com 66 anos, a residir em Paris onde preparava um manifesto sobre as grandes questões da emigração. Politico, diplomata, professor, poeta, ensaísta, apaixonado pela educação, cultura, liberdade e direitos humanos, era uma pessoa dedicada as causas em que acreditava. O escritor Urbano Tavares Rodrigues recordou José Augusto Seabra como um homem de cultura, revelando admiração e simpatia pelo escritor e professor universitário.
Ainda que politicamente existisse distanciamento, o amor pela liberdade e pelos direitos humanos era terreno partilhado por ambos.
Fico sempre com uma enorme pena e sensação de perda quando alguem que se dedica a melhorar o direito ao conhecimento, liberdade e direitos dos outros desaparece de cena.

Haiti

As noticias, bem tarde na noite de quinta-feira, trazem-me motivo de tristeza: morte de muitas pessoas no Haiti por motivos “naturais” –inundações. Algumas cidades deixaram de existir. Mapou, a sudeste de Port-au-Prince, Haiti, sem imagens mas com os relatos dos bombeiros e protecção civil, dão conhecimento de mais de 1000 corpos descobertos soterrados na lama. Fico sempre pesarosa a pensar porque não se investe muito mais recursos na prevenção de calamidades naturais.
Milhares de pessoas ficaram sem casa. Terrenos cultivados foram destruídos.
Do lado da República Dominicana, a situação é idêntica: duas semanas de chuvas contínuas fizeram transbordar os rios. A força das àguas provocou derrocadas. Tudo foi arrastado por enxurradas de lama.
As Caraibas, tanta vez associadas a climas paradisiacos está desde 23 de Maio a sofrer os efeitos de uma severa intempérie onde só restam como esperança as equipas de salvamento que trabalham sem parar.

Thursday, May 27, 2004

Paul Klee


Gosto muito da pintura de Paul Klee. Alias de modo geral, gosto de pintura expressionista. Paul Klee viveu entre 1879-1940. Nasceu em Münchenbuchsee e morreu em Muralto-Locarno, cidades Suiças. Estudou em Munique. Viajou por italia e Paris onde consolidou conhecimentos e interagiu com outros grandes pintores da epoca. Filho de um casal de musicos casou com uma pianista e tambem foi excelente violinista. Foi professor, escritor mas é habitualmente na pintura que lhe reconhecemos o génio e a celebridade.

Gatinhos...

Longas conversas entre o apaixonado de gatos Robert de Laroche e o seu gato Mefisto em que o segundo revela ao primeiro o muito que um ser humano deve saber sobre comportamentos felinos para os poder respeitar! Conversas deliciosas com o humor e carinho que Laroche dá sempre aos seus livros sobre gatos. "Palavra de Gato" da editora Pergaminho tambem tem um lugar muito especial na minha biblioteca e o autor um lugar muito especial no meu coraçao pela sua sensibilidade e humor.

Gostei deste livro

Amizade entre um cão sem raça, -Mr. Bones e seu companheiro humano -Willy, que encarna um pouco o mito do vagabundo romântico. Timbuktu representa um lugar distante e para Willy, o mendigo poeta, onde este mundo acaba, começa Timbuktu.
O percurso de grande amizade entre Willy e Mr. Bones é feito de ensinamentos e conselhos. Quando esse percurso é interrompido pela morte de Willy, Mr Bones fica entregue á sua sorte de cão sem ninguém que o ajude a sobreviver num mundo subitamente hostil e ameaçador. Apesar de ter a sorte de encontrar boas pessoas, a vida de Mr. Bones esta longe de ser fácil e ele sente saudade do seu primeiro e muito especial amigo. O resto não conto para o livro guardar alguma novidade... mas garanto que amei le-lo e me é precioso.
Paul Auster escreveu Timbuktu em 1999 e é um nome muito conhecido na literatura norte americana. Nasceu em 1947, esta traduzido para 19 línguas e é considerado um autor de culto, com historias vigorosas onde o confronto entre os sentimentos internos e o exterior e uma constante.

Wednesday, May 26, 2004

Um dia vou ter...


Quando mudar para uma casa maior: um belo aquario, bem completo, com muitos amigos peixinhos lá dentro vivendo uma boa vida...de peixe!
Acho muito relaxante ficar olhando um pouco os movimentos dos peixes, das plantas, da agua... e acho que nossos gatinhos tambem iriam gostar!

Tuesday, May 25, 2004

"O menor dos felinos é uma obra-prima."
(Leonardo da Vinci)

YOGA

O Yoga (Yôga, com ô fechado) é uma filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Ela existe ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em sintonia o corpo e a mente. Traduzido, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e emoções dando-nos a capacidade de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que somos a nivel de alma.
O Yoga atua em varios níveis do nosso ser: físico, mental e emocional. Fisicamente,alem de estimular a flexibilidade e tonus muscular, em todas as partes do corpo, também estimula os órgãos internos e as glândulas. Beneficia o sistema respiratório, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos. Todo o corpo é beneficiado pelos exercícios e o resultado é que o processo de enrijecimento devido à inatividade, o cansaço, e a postura incorreta sao melhorados. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida melhor e promove uma postura mental e emocional mais optimista e sem tensoes. Tambem nos ajuda a encontrarmo-nos a nos proprios, num clima de autoconfiança e tranquilidade. Ha varios tipos de Yoga e o Hatha Yoga -o das posturas e movimentos (chamados de asanas), é o mais conhecido. Na parte de meditaçao aprendemos a entrar num estado de consciência onde integrarmos a nossa experiencia e lugar no universo com maior auto-consciencia.

Monday, May 24, 2004

Haiku

O haiku e uma forma tradicional de poesia japonesa. Para a cultura ocidental resulta por vezes de uma beleza um pouco hermetica:

"Um raio de eternidade descubro nas folhas caídas de meu jardim"

O haiku é uma forma de estar e ver. Sente de modo fresco e leve como se fosse a primeira vez. E uma emoçao que se concentra e vivencia um instante de modo simples mas total.

"O velho tanque -
Uma rã mergulha,
barulho de água"


Elementos presentes: o transitorio e o eterno unidos numa cena aparentemente banal mas retratada de modo minimalista onde a desordem é ainda harmonia

E já agora... Ideogramas chineses!

Decididamente, hoje, apesar de estar a beirinha da Europa, quase a cair para o Atlantico, estou muito virada para culturas de outras latitudes. Depois das mandalas tibetanas deixo aqui este ideograma chines, bonitinho, não? Felicidade é sempre bem vinda, se vier por bons motivos e depois gostei das cores usadas na figura.

Falando um pouco sobre mandalas

Mandala é uma palavra Sanscrita para círculo de cura ou mundo inteiro. Representa o universo e tudo o que há nele. Khyil-khor é a palavra Tibetana para mandala e traduzido será "centro do universo onde um ser totalmente iluminado habita". Os círculos sugerem a totalidade, unidade, começo, fim, perfeição, equilibrio e eternidade.
As mandalas são presentes em muitas manifestações da natureza... e por exemplo, no corpo humano quem nao se fascinou já ao observar a geometria da iris dos olhos, ao folhear um livro de iridologia?!... As mandalas são usadas em meditação como caminho para o centro da nossa consciência. Descobri tambem este interessante jogo aqui:
http://www.terra.com.br/planetanaweb/produtos/mandalas/

Mandala

Adorei a exposiçao fotografica A Terra vista do Céu, na Praça do Comercio em Lisboa, organizada pela empresa Dinamarquesa EarthMatters, mais a Camara municipal e a Canon Europa, tudo ao ar livre 24 horas por dia, num espaço tornado muito agradavel e a que algumas estruturas de restauraçao dão o acolhimento indispensável, apos circular entre as fotos de grandes dimensoes, com muitos curtos textos de caracter ecologico e humano a acompanhar. Uma tenda disponibiliza venda de livros e posteres.
Yann arthus-Bertrande é o fotografo que fotografa do alto e nos mostra coisas que nunca veriamos, mesmo que estivessemos fisicamente presentes e com os pés bem assentes na terra, com imagens surprendentes de todos pontos do mundo. Site dele: http://www.yannarthusbertrand.com/

Sunday, May 23, 2004

13

Fotografia...

Ha sites maravilhosos sobre fotografia! Visitem:

http://www.thousandimages.com/links.asp?idc=2
http://www.amivitale.com/main.html
http://www.normankoren.com/ e ainda
http://www.yannarthusbertrand.com/yann2/

O mundo é o nosso caderno de exercicios...

Clima astrologico de 24 de Maio para a frente

Vamos conferir se as previsoes se manifestam?! :))

Vênus está retrógrado, e fica assim até 29 de junho. Possibilidade de reavaliações no campo afetivo durante este período. Aliás, muita coisa poderá ser reavaliada. Nas finanças, você deverá ter maior cuidado com aquisições importantes. Aquilo que você comprar poderá valer menos do que você imaginava, ou se desvalorizarar mais rapidamente. Procure ter maior critério com o modo como se gasta o dinheiro para não se arrepender depois.

A partir do final de semana, Vênus começa a se opor a Plutão, podendo trazer maior complexidade nos relacionamentos. As pessoas atuam com maior impulso, passionalidade, neste campo. Evitar desafiar o outro pode ser sábio para temperar um pouco esta tendência. Modere-se no que se refere ao outro enquanto você pode ter um pouco mais de intensidade com aquilo que seriam apenas assuntos seus (prazeres seus, escolhas suas).

Da metade da semana em diante, Marte fica conjunto a Saturno e em sextil com Júpiter, podendo indicar um maior envolvimento com o trabalho, uma maior seriedade. Pode ser que você tenha de ser paciente, lidar mais com frustrações, esperar mais. Mas se você tiver em vista algum benefício mais a longo prazo talvez valha a pena. Evite ficar parado ou se deixar levar pelo medo. Estruture-se, organize-se.


Extraido de: http://www.vanessatuleski.com.br

Friday, May 21, 2004

Conhecer Tomas Sigrist pintor que dedica a sua arte ás aves e conhecer um pouco mais sobre algumas, aqui:
http://www.avisbrasilis.com.br/portugues/home.html

A Lei na protecção aos animais - Brasil

Art. 32 da Lei n° 9605/98: " Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção de 3 meses a 1 ano e multa."

Thursday, May 20, 2004

"Saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você
viveu. Isso é ter tido sucesso."
(Ralph Waldo Emerson)

AQUI NÃO SE FALA SILENCIO

Os chineses tem um ditado antigo, de que as mulheres seguram metade do Céu, mas na maior parte do mundo é realmente mais de metade. As mulheres tem uma grande quota parte de responsabilidade no bem estar das suas famílias. Todavia muitas vezes, o trabalho delas não e reconhecido nem recompensado dentro da família ou pela economia formal. Estas desigualdades são completamente visíveis no Sul da Ásia, onde mais de meio bilião de pessoas vive na mais severa pobreza – a maioria das quais mulheres e crianças. As mulheres e as raparigas pobres são alvo de opressão e descriminação, vêem-lhes negados a educação e os cuidados médicos e são vitimadas pela violência culturalmente sancionada.

Tinha concordado em fazer um importante discurso acerca dos direitos das mulheres na Fundação Rajiv Gandhi, mas estava com problemas para o escrever [ ]No almoço das mulheres, Meenakshi Gopinath, director do Colégio Lady Sri Ram [ ] ofereceu-me a minha inspiração – um poema escrito a mão por uma das suas alunas, Anasuya Sengupta. Chamava-se “Silêncio” e começava assim:

Demasiadas mulheres
Em demasiados países
Falam a mesma língua
De silêncio...

Do capitulo Aqui não se fala silencio –“A Minha Historia”de Hillary Rodham Clinton

Tuesday, May 18, 2004

Sobre os bichos de quatro patas...

Se uma das minhas paixoes ao longo da vida é a leitura, outra é de certeza os animais e os seus direitos á vida com diginidade. Assim sendo permito-me reproduzir uma parte de um texto em defesa dos animais enviado por Barbara Gancia a uma lista de protecçao animal, por tocar em vários pontos importantes:
A Barbie não abana o rabo
Está na hora de certos defensores dos pobres e oprimidos reverem seus
conceitos.[...]para reforçar aquela ótica deturpada e demagógica que faz sucesso desde os tempos em que Duardo Dusek cometeu a música que mandava trocar o cachorro por uma criança pobre.
Dizer que a gente deveria estar mais preocupada com as crianças carentes do que com os animais [...]é usar de
oportunismo para comparar alhos com bugalhos. A comparação entre crianças e animais é preconceituosa, perniciosa e
confunde valores morais. E defender uma causa em detrimento de outra é o cúmulo do "antimarketing", que serve estritamente para promover quem se dispõe a manipular as emoções dos menos esclarecidos.
Ao outro lado da moeda: li com a boca amarga a "Vejinha",
de algumas semanas atrás, que falava do "boom" dos serviços
para animais domésticos, negócio que movimenta bilhões ao ano.
Doceiras, banhos de ofurô e estúdios fotográficos não foram feitos para o usufruto de seres ditos irracionais. E eles não se sentem mais felizes ou se "humanizam" se forem tratados como boneca Barbie ou o Falcon da infância.
O consumismo afanoso produziu donos de animais de estimação que não sabem interagir com os bichos e que lêem de forma equivocada os sinais que eles nos enviam. O resultado é a frustração dos donos e animais estressados, que logo serão substituídos por outros "brinquedos".

Começando...

...o primeiro post! Talvez não seja descabido falar sobre um pequeno livro que me encantou em leitura recente: "Viagem ao pais da manha" de Hermann Hesse. Está repleto de simbolismo e representa uma viagem interior apoiada na recordação de vivencias em uma ordem iniciática. O todo é muito fluido e toca em coisas pesadas, por ex. depressão, sem perder a leveza.