Saturday, May 29, 2004

Portrait of a Lady -de Jane Campion

A convite, vi hoje um filme de Jane Campion, uma realizadora neozelandesa muito especial e em todo o caso, merecedora de muita admiraçao da minha parte. Trata-se do "Retrato de Uma Senhora", excelentemente interpretado por Nicole Kidman, Jonhn Malkovich e outros actores igualmente talentosos. Feito em 1996, ainda não tinha calhado ver. Para quem viu "O Piano" (um filme sem duvida, notável) da mesma realizadora, está muito na mesma linha de densidade emocional quase a raiar o fatalismo e a tipica força passiva que parece acompanhar um certo imaginário feminino.
Jane C é indicutivelmente uma muito boa realizadora, roteirista, excelente na escolha e direcçao de actores, justissimamente premiada, (com a sua formaçao em Antropologia e artes por vezes a tornar-se obvia), e na minha escala pessoal coloco-a bem acima da media que considero como minima para me apetecer ver um filme, admiro-a incondicionalmente, mas... fico sempre achando a dose de tom emocional excessiva. Gostaria de algo,por vezes mais seco, mais analitico... no entanto convenhamos que aparte essa preferencia por estilo, ela é brilhante no que faz.
Sobre a realizadora e sua obra: http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/personalidades/diretores/jane-campion/jane-campion.htm
http://www.c7nema.net/site/html/modules.php?name=News&file=print&sid=2070

No comments:

Post a Comment