Tuesday, May 18, 2004

Sobre os bichos de quatro patas...

Se uma das minhas paixoes ao longo da vida é a leitura, outra é de certeza os animais e os seus direitos á vida com diginidade. Assim sendo permito-me reproduzir uma parte de um texto em defesa dos animais enviado por Barbara Gancia a uma lista de protecçao animal, por tocar em vários pontos importantes:
A Barbie não abana o rabo
Está na hora de certos defensores dos pobres e oprimidos reverem seus
conceitos.[...]para reforçar aquela ótica deturpada e demagógica que faz sucesso desde os tempos em que Duardo Dusek cometeu a música que mandava trocar o cachorro por uma criança pobre.
Dizer que a gente deveria estar mais preocupada com as crianças carentes do que com os animais [...]é usar de
oportunismo para comparar alhos com bugalhos. A comparação entre crianças e animais é preconceituosa, perniciosa e
confunde valores morais. E defender uma causa em detrimento de outra é o cúmulo do "antimarketing", que serve estritamente para promover quem se dispõe a manipular as emoções dos menos esclarecidos.
Ao outro lado da moeda: li com a boca amarga a "Vejinha",
de algumas semanas atrás, que falava do "boom" dos serviços
para animais domésticos, negócio que movimenta bilhões ao ano.
Doceiras, banhos de ofurô e estúdios fotográficos não foram feitos para o usufruto de seres ditos irracionais. E eles não se sentem mais felizes ou se "humanizam" se forem tratados como boneca Barbie ou o Falcon da infância.
O consumismo afanoso produziu donos de animais de estimação que não sabem interagir com os bichos e que lêem de forma equivocada os sinais que eles nos enviam. O resultado é a frustração dos donos e animais estressados, que logo serão substituídos por outros "brinquedos".

No comments:

Post a Comment