Saturday, April 30, 2005
Histórias simples de amor...
Depoimentos no PLANETAGATO
MEU AMOR
A COMUNICAÇÃO COM UM OLHAR
EU ADOTEI
QUEM SALVOU QUEM ?
E a última e mais extensa história (Uma gata mudou a minha vida), são histórias de amores complicados mas quase sempre de final feliz, que em regra e no mínimo, mudaram duas vidas para melhor
No primeiro texto do link Memorial, palavras sobre as percas que fazem parte de todas as histórias de amor...
Tudo feito pela Claudia Porto, ailurofilissima convicta!
*
Wednesday, April 27, 2005
Ponto de navegação...
Tenho estado físicamente longe do meu computador...
O tempo junto a outros pcs não dá para nadar em disponibilidade...
Resultados prácticos: cresce a lista de futuros posts e sobra vontade de os postar; mas míngua o tempo e oportunidade para faze-lo , fim de semana incluído, em principio.
Previsões: a qualquer momento, retomo o programa, Dears :-)
*
Tuesday, April 26, 2005
Semana Mundial dos Animais em Laboratórios
O uso de animais em experiências é um dos mais tenebrosos erros morais que a Humanidade ainda comete. Protegidos dentro de laboratórios em que ninguém vê o que acontece a estes animais (a fiscalização é inexistente), técnicos e investigadores tratam animais como meros objectos de experimentação, interessados em apurar as reacções fisiológicas, psicológicas e emocionais dos animais dos quais dispõem aos estímulos vulgarmente negativos e cruéis a que os expõem, reconhecendo, por um lado, que os animais sofrem horrivelmente com as experiências (se assim não fosse, não faria qualquer sentido usá-los), embora, por outro lado, negando-lhes completamente o seu direito à dignidade e a estarem livres da tortura.
Saiba mais sobre a experimentação animal e sobre as razões pelas quais a ANIMAL se opõe ao uso de animais em experiências e na investigação em http://www.animal.org.pt/, em http://www.buav.org/, em http://www.uncaged.co.uk/vivisect.htme em http://www.pcrm.org/.
Veja vídeos de investigações que ilustram bem o martírio dos animais em laboratórios: veja aqui o vídeo “Animal Testing Overview”; veja aqui “Poisoning for Profit at Covance”; veja aqui “Primate Torture at Columbia University”, e veja, em http://www.petatv.com/viv.html, outros vídeos que mostram exactamente o que é a experimentação animal e que permitem perceber por que razão deve este horror acabar.
O Consumo Ético Responsável – Escolha apenas produtos de marcas e empresas que NÃO TESTAM em animais
Excertos de: http://www.animal.org.pt/
*
Tenebroso ser humano…
No blog sobreviver: horror da indústria de peles
Pior que um filme de terror de mau gosto, é muitas vezes a realidade…
No que respeita aos animais, a quase inexistência de leis protectoras e a falta atroz de empatia e amor natural da parte de muitas pessoas, faz com que aconteçam os casos descritos nas petições abaixo.
Uma gota de água no oceano dos atropelos que os animais sofrem em todo o mundo, mas ainda assim para quem quiser tomar conhecimento, repassar, assinar…
Em Florianópolis, Brasil
O caso da cadela Preta
E em Portugal...
Caso semelhante já julgado
*
Responsabilidade
"Não falemos de karma, mas simplesmente de responsabilidade para com o mundo inteiro"
Sua Santidade o Dalai Lama - "Imagine All the People"
Esta frase que pairava algures no meu subconsciente sempre que ouvia citar o termo karma, reencontrei-a hoje no site da paulasoveral.com
Por lá ressoa um belo mantra, pelo que vale ter as colunas ligadas enquanto passeia pelas secções e, porque não, se expande pelos óptimos Sites a visitar.
*
Monday, April 25, 2005
O Retorno ao Feminino
Autora: Maria Flávia Monsaraz
O Retorno ao Feminino, é um livro de raízes taoístas, e um estudo esotérico sobre uma sociedade neurótica e esquizóide que todos os dias nos agride, fruto da ausência do Feminino na realidade Social dos nossos dias: fonte de desarmonia e perturbadora do nosso Tempo Cósmico.
Fala também sobre uma nova ordem de definição dos conceitos de Feminino e Masculino.
*
JOANNA NEWSOM
Uma voz especial... quem a viu em Lisboa, à dias, garante que não é uma voz deste mundo a desta harpista norte americana de 21 anos.
Já tenho várias músicas dela e confesso que me agrada bastante o estilo fora dos circuitos comerciais mais usuais...
"Sprout and the Bean" são as notas que agora mesmo inundam o meu ambiente mais próximo, do album THE MILK-EYED MENDER
*
Prostituição, ou as mulheres invisíveis…
Natália Correia
À parte a ousadia da poetisa Natália Correia, que no regresso tardio a casa das tertúlias intelectuais, conversava com as prostitutas que encontrava e as chamava de "deusas do sexo" ao mesmo tempo que as exortava a recusarem com altivez os estigmas sociais; a prostituição tem de modo geral uma carga social extremamente negativa e hipócrita, as suas executantes são olhadas na melhor das hipóteses como vítimas sociais mas dificilmente como pessoas em toda a sua dimensão, ou são simplesmente ignoradas com o mesmo olhar vazio com que nos cruzamos pelos sem-abrigo que dormem nas entradas das lojas, depois de fecharem...
Sempre foi um tabu dos mais incomodativos nas implicações morais, económicas, religiosas… seja a prostituição de rua onde porventura se encontram os exemplos mais óbvios dessa vitimização social, seja a prostituição de “luxo”, ou a vivida no emaranhado tenebroso dos lobbyes de tráfico humano, seja vivida no masculino ou no feminino ou ainda a virtual, mais ligth quanto riscos vários…seja com seus praticantes beneficiando das novas tecnologias para apoiar o “negócio”; tem sempre algures um desvio da independência, da liberdade e da integridade desejável.
Ainda assim há quem se mova no meio com alguma independência de espírito e iniciativa, que permitirá, espero bem, criar condições para vôos por outros horizontes…
Como a protagonista desta reportagem de Pedro Doria ( A mais amada garota de programa ), que li recentemente e á semelhança de outras no género que tenho lido, retratam um novo tipo de postura menos propensa ao papel de vítima
E de Alexandre Cruz de Almeida, reportagem sobre prostituição na internet
Depois das duas reportagens precedentes de terras Brasileiras, Sobreviver dia a dia a mesma realidade, em São Tomé e Príncipe
*
Sunday, April 24, 2005
Meet your meat
"Uma vez que você veja por você mesmo a rotina de crueldade envolvida no crescimento de animais para comida, voce irá entender porque milhões de pessoas decidiram deixar a carne fora de seus pratos, por compaixão."
- Alec Baldwin
O vídeo que todos os comedores de carne devem assistir e todo vegetariano deve ter, "Meet your Meat", narrado por Alec Baldwin, mostra todo estágio de vida dos animais criados para serem consumidos. Nenhum video do PETA têm direitos autoriais, então copie eles para todo mundo que você conhece.
**
pour-les-animaux
Mais um óptimo site sobre a ética para com os animais, em língua francesa.
La paix ne pourra naître dans ce monde que lorsque toujours plus d'hommes prendront conscience de l'unité de la vie existante entre la nature, les animaux,les plantes, les minéraux et les hommes ; et vivrons en conséquence.
*
Algumas perguntas e respostas interessantes...
(Perguntas e respostas úteis de protectoras experientes em emergências animais e ainda de profissionais de saúde)
2 - O vírus da AIDS felina é diferente da humana ? É transmissível para humanos ? Existem caninos aidéticos ? E com leucemia ? Existe algum tipo de vacina de prevenção à AIDS e Leucemia ?
R - A aids felina e a leucemia é diferente da humana, não passa para o homem. Existe só vacina contra leucemia.
R - A homeopatia em altas doses trata os sintomas emocionais mas é um diagnóstico mais trabalhoso.Os florais agem nos sintomas emocionais e tem ação rápida. A escolha cabe ao profissional que irá receitar a formulação. Pode-se inclusive associar os dois. Sim, deve-se parar o medicamento após a melhora.
8 - Na botica homeopática humana, pode ser adapatado ao animal ? De que forma ?
R - Não há diferença entre medicamentos para homens e animais, pode-se utilizar os medicamentos para qualquer ser vivo, inclusive plantas.
9 - Se existe uma evolução espiritual dos animais, assim como nos seres humanos, qual é a sua visão sobre o carma dos animais ? Porque eles precisam sofrer tanto ? ( como vítimas dos maus tratos humanos ) Existe literatura a respeito ?
R - Alguns livros espíritas "A alma dos animais", fala superficialmente sobre o assunto. Acredito que as plantas e os animais tem uma evolução especial, são almas mais sutís e que desenvolveram a qualidade da doação para a mãe terra. Os homens perderam esta qualidade de doação quando começaram a desenvolver a inteligência e se acharam com o poder de dominar a natureza. Acredito que os animais e as plantas estão fazendo todo o esforço para resgatar do homem sua pureza e poder de doação. Os florais são um exemplo disso, o carinho dos animais que auxiliam na recuperação de pessoas doentes e abandonadas também.
11 - Qual o melhor Floral para um gato que mia muito mas, que através do miado desafia ao ponto de irritar constantemente como se provocasse após cada bronca para ficar quieto ?
R - Heather e Chicory, são os florais para necessidade de chamar atenção e carência afetiva.
13 - Até quantas essências pode misturar ? A pessoa pode misturar o Floral sem orientação se tiver o conhecimento das essências ?
R - Compre um livro sobre as essências e começe a experimentar. Recomenda-se uma média de 6 essências.
14 - Pode usar homeopatia e Floral juntos ?
R - Sim
16 - Posso tomar Florais em todos os momentos da vida, mesmo em situações diferentes ? Não tem perigo do Floral se tornar uma "muleta" ?
R - Sim pode. O floral tomado em cada fase da vida irá ajudar no auto conhecimento e no crescimento pessoal e não induz dependência.
R - Sim.
5 - Todos os problemas podem ser tratados com acupuntura ? No livro "a cura natural para cães e gatos" é afirmado que algumas doenças, como a insuficiência renal, são "estimuladas" pela acupuntura.
R - Dependendo como vc usa a técnica,ela poderá ajudar com certeza todas as enfermidades.
6 - Os pontos podem ser estimulados com a mão ? Tipo "cãoin" e "gatoin" ?
R - Sim,os acupontos podes ser estimulados por pressão dos dedos.
Daqui, focinhosgelados
**
Saturday, April 23, 2005
Para quem gosta de Fadas...
imagem
Altar de Aisling *
Suave música de flauta,
cheirando a jasmim e ylang-ylang,
que vem de lugar nenhum,
de um canto adormecido,
trazendo incensários de
um momento sereno.
Estou sem saber, em transe,
próximo a um altar de pedra,
no meio do círculo azul, bem ao Sul,
invocando antigos amigos elementais,
Talvez o meu único eterno conforto
esteja guardado agora na clareira
da mais radiosa floresta,
na imantação da Lua Cheia,
no banhar dos raios prateados,
serpenteados pela dança das fadas,
decorado na oferenda das maçãs
com canelas e no mesmo correr
as eternas águas...
E Na Lua Esquecida do Amor,
no percurso de tantas vezes,
passam conjunções de Plutão a Saturno.
Quieto, calado, taciturno,
estou isolado entre adequações e
reestruturações.
Mas posso rever, distante, você,
doce e graciosa Aisling.
Peço licença ao sentimento.
Em movimento lento muito lento,
faço referências medievais para a
Deusa Fada dos perdidos acalantos.
E lamento, ah, como lamento,
tê-la guardado apenas
no frívolo pensamento,
feito voz esquálida
que fenece ao vento...
Aisling, Deusa da Esperança...
leva-me para dentro do círculo.
Pede a Aine, Senhora das Fadas,
o remoer das águas...
e por um milimétrico segundo,
talvez o retroceder do tempo.
Rainha do Povo Pequeno,
toma conta de todas
as minhas mágoas...
Aisling,
conta-me no descerrar da floral cantiga,
ao sopro da brisa primaveril,
que eu, tolo menino, preciso fazer
para que ela retorne à minha vida???
Aisling,
sinto falta do elixir,
da poção encantada de um olhar,
magia celta de íris verde na relva macia,
longos cabelos negros, esvoaçantes,
incessantes a me guardar por inteiro.
Aisling e Aine,
Rainhas do Povo Pequeno,
como posso voltar a ter paz???
Queria tanto acabar com este nevoeiro,
transformá-lo em círculo azul, bem ao Sul,
queria ver as fadas dançarem
nesta noite sem fim.
E ao exalar do jasmim,
Aisling e Aine,
na pedra solar,
poder calar toda a minha dor.
Queria muito, doces rainhas das Fadas,
retornar, mesmo em sonho,
em instante de névoa,
no fundo perdido da clareira,
para os braços do meu único amor...
*recebido de uma leitora do contandohistórias
Friday, April 22, 2005
E...
Havia muitas fotos interessantes na exposição, nomeadamente uma de arquitectura que gostei imenso (depois reparei que era a premiada); como não consigo encontra-la, vou repetir o tema Desporto com esta, que me chamou a atenção.
*
PHOTO AWARDS 2005
Moda - Duendes adormecidas
Desporto
Para sentir o sabor da vitória tudo é possivel de acordo
com as regras, mesmo que alguém tenha que comer
lama...
Lisboa, Santa Apolónia.
No Museu Militar decorre até 8 de maio o EURO PRESS PHOTO AWARDS FUJIFILM 2005.
É uma pequena àrea do museu que está dedicada a essa exposição em entrada livre 10-17 horas.
Dei lá um pulito numa dessas horas de almoço e gostei do que vi nas quatro sub-divisoes: Arquitectura, Desporto, Moda e Europa
*
Wednesday, April 20, 2005
Nómadas de Myanmar
Os moken desconfiam dos estranhos: quando nos aproximamos, separam-se e dispersam-se. Acercamo-nos de um dos barcos e eu grito palavras tranquilizadoras na língua local. A embarcação abranda e acaba por parar, deslizando pelas ondas em silêncio pesado. Salto a bordo, como intruso privilegiado e testemunha rara de um mundo diferente.
Esse mundo pertence aos moken, uma cultura nómada marítima de um povo austronésio que, possivelmente há quatro mil anos, partiu do Sul da China e, atravessando a Malásia, acabou por se separar de outros grupos migrantes no fim do século XVII. A sua pátria é o arquipélago de Mergui, composto por cerca de 800 ilhas dispersas ao longo de 400km do mar de Andamã, ao largo de Myanmar (a antiga Birmânia).
Vídeo Sons & Imagens do tema (em inglês).
Na National Geographic deste mês
*
Novos tempos... em suspenso?
Com o anúncio ao mundo do líder máximo da igreja católica para os próximos anos, muita coisa fica em suspenso. A semelhança do seu predecessor, o novo papa Joseph Ratzinger tem uma orientação conservadora quanto aos já muito debatidos temas da sociedade actual: homosexualidade, prevenção de aids, ordenação de mulheres, etc.
A constelar analisa os últimos eventos à luz da influência astrológica
Será difícil à Igreja Católica voltar atrás sobre os passos de João Paulo II, que soube avançar sobre o território ainda frágil da comunicação mundial e valer-se das facilidades aquarianas para ampliar ainda mais sua atuação. À Igreja só resta escolher alguém capaz de ir em frente e admitir o sacerdócio às mulheres, acabar com o celibato, rever suas posições sobre o controle da natalidade, da liberdade das opções sexuais e apoiar a teologia da libertação e suas variantes.
*
*
Tuesday, April 19, 2005
Deliciosos viajantes
Para usar as palavras dos próprios, Douglas e Regina são um casal de engenheiros que adora viajar.
Decidiram criar um site, o viagensimagens que é tudo de bom.
Tem as imagens e apreciações dos protagonistas, dicas úteis para quem decida viajar, um pouco de história... enfim, delicioso e útil turismo virtual a não perder!
E já agora liguem as colunas de som...
*
Monday, April 18, 2005
Travessia para a Eternidade
As vezes é o protector/a que encerra seu ciclo de permanência na terra quando pensávamos todos que ainda tínhamos muito tempo pela frente...
Valeu, Cláudia, pelo muito que fizeste, pessoas como tu são a Luz do mundo e não morrem jamais.
“Certas pessoas doces e atraentes, fortes e saudáveis, morrem muito jovens.
São mestras do disfarce ensinando-nos sobre a impermanência“
Sua Santidade, o Dalai-Lama
*
Napoleão ( Histórias verdadeiras II )
História de Napoleão
Gosto de gente que chora quando tem que chorar, se apaixona por ideais, luta por aquilo em que acredita e segue lutando, apesar de perder às vezes algumas batalhas terrenas.
Como aconteceu a Gaby, a protectora que perdeu a luta de tentar salvar o cão Napoleão, curiosamente citado por mim e outras pessoas dias atrás como um exemplo da irresponsabilidade e crueldade de quem abandona os animais.
Napoleão morreu. Vítima de uma infecção generalizada e falência geral de órgãos. A depressão que sempre acompanha o abandono ou perca do dono e consequente quebra do sistema imunitário, os maus tempos que passou enquanto na situação de abandonado são factores que devem ter tido uma percentagem alta para este desfecho.
Apesar de tudo ele conheceu o amor sem reservas nem barreiras, incondicional, na pessoa da Gaby e recebe também o amor póstumo de alguns de nós que conhecemos a sua história.
Que noutro plano, onde acredito, a existência seja mais fluída e justa para os que merecem, ele possa estar bem e em Amor.
*
Sunday, April 17, 2005
No rasto do passado...
A notícia anda por aí explodindo um pouco por todo lado: todos vamos poder contribuir para reconstituir os movimentos migratórios das raças e etnias na história do mundo e de quebra ainda ficamos a saber o nosso passado genético muito pessoal. Uma parceria entre a IBM e a National Geographic Society, propõe uma mega operação no campo da antropologia genética: material colectado de centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, incluindo populações indígenas, para descobrir o histórico migratório da história da humanidade.
Todos podemos participar através da compra de um kit (vende-se na net) em que é recolhido de modo simples e indolor material genético da bochecha. Após análise do DNA seremos informados através do número de série associado ao kit, da nossa herança genética e teremos contribuído de modo anónimo para o estudo já que dados identificativos não são pedidos.
A pesquisa, tem o apoio financeiro da Waitt Foundation,
mais notícias
tambem aqui
*
Tigres: protecção versus crendice
Indira Gandhi foi uma apoiante da preservação da fauna na India; com o seu assassinato em 1984 essa protecção perdeu uma grande aliada e degradou-se. O caso do tigre é exemplo disso: os ossos e olhos de tigre estão no topo da procura ilegal para a medicina chinesa, (a ponto de as peles serem desprezadas por terem valor comercial muito inferior em comparação).
Durante a vida de Indira Gandhi, o projecto tigre foi um sucesso estrondoso, actualmente os interesses económicos sobrepuseram-se de tal modo, que existe uma real e alarmante ameaça de extinção: três subespécies estão dadas como irremediávelmente perdidas: tigres Cáspio, Javanês e de Bali. A seguir os tigres de Sumatra e da Indochina estão na linha de extinção mais imediata. O tigre do Sul da China conta com apenas 20 exemplares em liberdade
Seal
Seal, bom representante de Soul Music é o mais famoso cantor do Reino Unido na década de 90; conhecido pelo talento para harmonizar o estilo soul com folk, dance, rock e pop, tudo servido por uma voz poderosa e muito expressiva.
Na boa linha do soul, a preocupação com as relações humanas, (álbum “Human Being”,) e a parte espiritual, também são uma constante.
“Best Of 1991-2004” foi platina dupla em Portugal e o recente álbum “Seal IV" vai em cerca de 700 mil cópias vendidas nos Estados Unidos.
No corrente mês de abril, Seal realiza uma excursão pela Europa para divulgar esse recente trabalho. Alguns desses espectáculos terão a receita revertida em benefício de crianças que sofreram abusos.
*
Friday, April 15, 2005
Sierra Leone, Tacugama Sanctuary
Em tempos de guerra e paz, Christo, o chimpanzé e Bala Amarasekaran, o cordenador do santuário, olhos nos olhos.
Acabo de ver um documentário particularmente centrado em Pinkie uma chimpanzé muito especial e o santuário em que foi recolhida, na serra Leone.
No Tacugama Sanctuary vários chimpanzés são restituidos a uma vida com condições de viabilidade, na maioria das vezes após histórias de grande sofrimento.
Conheça a historia, iniciada por Bala Amarasekeran e a mulher Shamila no final dos anos 80, aqui
*
Os desafios de Fahrenheit 451
Respondendo ao desafio da Jacky : (Quebra-pausa II)
P - Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
R - Sei que Fahrenheit 451 é um livro de Ray Bradbury (já foram feitos 2 filmes, o primeiro dirigido por François Truffaut , com Julie Christie) cujo tema é o controle de opinião e em que os bombeiros locais têm por missão queimar todo tipo de material impresso, até que um dos bombeiros começa a questionar os motivos que fazem com que ele e seus colegas queimem livros e revistas…
Certo é que não tendo visto o filme nem lido o livro prefiro passar ao ponto seguinte!
(Mas a escolha da Jacky podia ser a minha também: adoro o livro O Pequeno Príncipe de Saint Exupéry: é de certeza um livro que eu me orgulharia de ser!)
P-Já alguma vez ficaste apanhadinho por um personagem de ficção?
R - Já! Identificava-me e apaixonava-me... nos meus tempos de BD, na pré-adolescencia : com o Corto Maltese, com Myrabel, a sereia; com a Mara, aventureira dos mares do sul mais o inteligente e amigo golfinho de estimação!
Mademoisele X e Brigitte Monfort espias super competentes e bem-sucedidas também mereciam a minha empatia desmedida…
E muitos outros, porque eu apaixonava-me perdidamente todos os dias... por novos personagens!
(Lembro-me que na grande maioria esses personagens eram pessoas extremamente idealistas e destemidas em defesa de boas causas)
P – Qual foi o último livro que compraste?
R – “Tudo Pode Ser Curado” de Martin Brofman
P - Qual foi o último livro que leste?
R – "Os Melhores Contos Zen" - editorial teorema
P - Que livros estás a ler?
R –“ Inventar a Solidão” – Paul Auster e “Baltazar” - Lawrence Durrell
P - Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?
R – Uma escolha possível entre outras:
O Pequeno Príncipe - Antoine Saint Exupéry
A Rua do Gato que Pesca – Yolanda Foldés
Um - Richard Bach
Libertação Animal - Peter Singer
O Tao da Física - Fritjof Capra
P - A quem vais passar este testemunho (quatro pessoas) e porquê?
Assim de repente, poderia escolher 4 pessoas que gosto, conhecidas virtuais:
A Cora em que admiro a lucidez, boa escrita, empenhamento social e conhecimentos técnicos.
A Giorgia em que admiro a maneira fácil de comunicar p/ escrita assuntos nem sempre simples de abordar –e olha, ela fala de tudo!
Outros conhecimentos virtuais “s/ casa” (leia-se sem blog): a Emma e o Tom; quase as mesmas razões: interesse em causas sociais/culturais, lucidez e equilíbrio que demonstram.
Em todo o caso os 4 têm algo em comum: é tudo gente da turma do Bem!
P - E os vencedores são?
R - Todos os que aprenderem algo na leitura ou releitura de um novo livro bem como todos os que ganhem momentos de imenso prazer em compartilhar letras escritas por outras pessoas.
(Curiosidade: Fahrenheit 451 é a temperatura na qual o papel se converte em chamas)
*
Wednesday, April 13, 2005
All Around The World
Só a voz da Lisa Stansfield seria capaz de dar uma nota de leveza e fluidez irreverente no meu inesperado fim de tarde denso e sobrecarregado de afazeres.
Agora que tudo está de volta ao ritmo certo, vou navegar pelos 1001 mails que me aguardam...
*
TRANSFORMAÇÃO
Não pense que a pessoa tem tanta força assim, a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma.
Até cortar os defeitos pode ser perigoso -nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
Há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo.
Quase quatro anos me transformaram muito.
Do momento em que me resignei, perdi toda a vivacidade e todo interesse pelas coisas. Você já viu como um touro castrado se transforma em boi. Assim fiquei eu.
Para me adaptar ao que era inadaptável, para vencer minhas repulsas e meus sonhos, tive que cortar meus grilhões - cortei em mim a forma que poderia fazer mal aos outros e a mim. E com isso cortei também a minha força.
Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você e respeite, sobretudo, o que imagina que é ruim em você. Não copie uma pessoa ideal; copie você mesma. É esse seu único meio de viver. Juro por Deus que, se houvesse um céu, uma pessoa que se sacrificou por covardia ia ser punida e iria para um inferno qualquer.
Se é que uma vida morna não é ser punida por essa mesma mornidão. Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige.
Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma.
Clarice Lispector
*
Tuesday, April 12, 2005
Histórias verdadeiras
história de napoleao
No Brasil, queroumbicho conta a luta de uma protectora para salvar um cão Pastor Alemão abandonado.
Em Portugal, A minha querida Maria Pérola no patas.errantes.org, conta a mesma história: repetida vezes sem conta um pouco por todo o mundo, muitos protectores lutam activamente a procurar solução para a irresponsabilidade e maldade de quem abandonou.
*
Monday, April 11, 2005
careforthewild.org
Depois de ter tomado parte na campanha da Peta ,
Sua Santidade o Dalai Lama trabalha agora com a Care For The Wild International numa campanha pelo fim dos maus tratos animais
careforthewild.org
Veja as fotos
*
Sunday, April 10, 2005
Saturday, April 09, 2005
"Fearless"
Vi um documentário sobre a actriz Rosie Perez.
Agora me lembro de que um dos filmes em que ela entra, Fearless, me passou gloriosamente ao lado, já que me chamou a atenção, apontei mentalmente para ver e acabei não vendo, como por vezes acontece.
Com este lembrete, quem sabe, o verei em breve.
*
Pessoa
O que me dói não é
O que há no coração
Mas essas coisas lindas
Que nunca existirão...
São as formas sem forma
Que passam sem que a dor
As possa conhecer
Ou as sonhar o amor.
São como se a tristeza
Fosse árvore e, uma a uma,
Caíssem suas folhas
Entre o vestígio e a bruma.
*
Passou por outras margens,
Chegou onde hoje habito
E quem me sinto e morre
Mas, nos lados do sul,
Um bocado do céu
É tristemente azul.
Assim, no pensamento,
Sem haver solução,
Há um bocado que lembra
Que existe o coração.
E esse bocado é que é
A verdade que está
A ser beleza eterna
Para além do que há.
Poemas de Fernando Pessoa
*
Friday, April 08, 2005
Homenagem ao Gato
Gatos e livros são duas paixões sérias para mim que coexiestem pacificamente com tantas outras...
Na nescritas.nletras.com tem uma secção sobre o gato nas palavras de diversos autores...
Belíssimas, imagens e palavras... como no post abaixo.
*
A UM GATO
No son más silenciosos los espejos
ni más furtiva el alba aventurera;
eres, bajo la luna, esa pantera
que nos es dado divisar de lejos.
Por obra indescifrable de un decreto
divino, te buscamos vanamente;
tuya es la soledad, tuyo el secreto.
Tu lomo condesciende a la morosa
caricia de mi mano. Has admitido,
desde esa eternidad que ya es olvido,
el amor de la mano recelosa.
En otro tiempo estás. Eres el dueño
de un ámbito cerrado como un sueño.
Federico Garcia Lorca (1898-1936)
- Poema inédito, conocido en 1986
Wednesday, April 06, 2005
A diferença
Dra.Patricia e Caíque
Cada vez mais pessoas se consciencializam do enorme estado de carência e maus tratos de que são vítimas vários tipos de animais.
Cada vez mais pessoas se unem, multiplicam esforços, informam-se e passam palavra, manifestam-se activamente e cobram dos orgãos governativos uma atitude mais eficaz e consciente, fundam ongs, mas sobretudo incomodam-se a dispender tempo, dinheiro e energia emocional, as três ou apenas uma dessas coisas, conforme sua capacidade, em prol desses seres ignorados por alguns: os animais.
E o caso entre muitos outros, do site luzanimal com várias rubricas sobre algumas realidades animais no Brasil.
e do site familiaanimal, também no Brasil, onde a Dra. Patrícia, médica de humanos apaixonada pelos animais, tem estado entre aqueles que já fizeram muita vez e continuarão a fazer para muitos animais, toda a diferença.
Diferença entre a vida e a morte.
* * *
...estão lembrados do AUmiguinho CAÍQUE, o mestiço belga que eu recolhi há 2 semanas, abandonadinho próximo à Kodak (SJC), todo encolhidinho, na chuva, com febre, desnutrido, abarrotado de carrapatos e com uma lesão de provável queimadura na face interna da perna?
ELE FOI ADOTADO!!!!
Eu já entrava em desespero, pois na clínica onde ele estava já haviam me pedido prá eu tirá-lo o quanto antes, mesmo combinando pagar.
Eis que surge, em Jacareí, a Rosa, que queria uma cadela de porte grande, nova, que estava sendo doada pela Teka, mas que já arrumara família...
No sábado que passou, 10 dias após eu tê-lo pêgo, sozinho, fraco, esperando sabe-se o que, além da morte, fui buscá-lo onde estava internado. Ele já foi vacinado neste dia, estava limpinho e alegre.
Contas $ pagas, lá fomos nós, até perceber, na Dutra, o pneu furado...Furos do ofício... CAÍQUE comportou-se como um moçinho muito educado perto de várias pessoas no posto em que paramos.
A Tia Teka, que conhece a Rosa, nos acompanhou até a casa nova.
E aí começava(ou piorava) o meu martírio da separação... Orientações, pedidos, carteirinha de vacina, combinar dia da castração e todo o blá, blá, blá...
Na casa nova ele tem uma irmã mais velha, mestiça fila boazinha mas que, claro, teve ciúme com a atenção de toda família prô Lindão. Passou logo.
Ele foi bem recebido e acariciado por todos, principalmente pelo garotinho pequeno, que está na foto. CAÍQUE é um AUmor!!
A despedida foi tranquila até.
Eu chorar??? "Magina"...! Os óculos? Sol, é claro.
Mas que foi um tal de beija daqui, colinho dali, isso foi. Ele não queria nem que a nova irmã chegasse perto de mim, tadinho.
Ele vai ser castrado em alguns dias em Jacareí mesmo, mas por minha conta, como eu havia prometido. Vai ganhar um pouco mais de peso antes. A tia Teka vai ajudar com o transporte na ocasião.
As fotos são na casa nova.
Ah...Eu e o CAÍQUE AUgradecemos a todos que nos ajudaram com a sua divulgação!
AUbraços!
*
Tuesday, April 05, 2005
Kitty Re-Integration
Um bom guardião... faz de tudo para que as suas mascotes tenham o melhor de qualidade de vida... como aí, no raincitystory (March 28).
*
Thomas Dworzak
Cheguei à pagina da Magnum por Thomas Dworzak, o Fotógrafo viajante...
Mas tem muitos mais fotógrafos a não perder...