Monday, February 19, 2007

Especulação, ou: 'por estranho que possa parecer, não há nada nas leis da física que impeça a possibilidade de se prever o futuro' ?




Nós somos ensinados a ser monstros individualistas. Nós somos sugestionados pela sociedade para que nos separemos uns dos outros. Isso não é certo. Nós podemos estar conectados muito mais intimamente do que nós percebemos

(Dr. Roger Nelson)


[...]
É possível - teoricamente - que o tempo não se mova apenas para frente, mas para trás também. E se o tempo tiver seus fluxos e refluxos, como as ondas do mar, é bem possível prever eventos grandiosos. Nós estaríamos, na verdade, nos "lembrando" de coisas que aconteceram em nosso futuro. "Há bastante evidência de que tempo pode correr para trás", diz o professor Bierman, da Universidade de Amsterdã. "E se for possível isto acontecer na física, então pode acontecer em nossas mentes, também". Em outras palavras, o prof. Bierman acredita que todos nós somos capazes de olhar no futuro, se nós pudéssemos acessar o poder escondido em nossas mentes. E há um tentador conjunto de evidências para apoiar esta teoria.

Nos capítulos 4 e 5 do livro "O universo em uma casca de noz", do matemático Stephen Hawking, ele discute essa possibilidade, e após muita especulação e teorias, chega no espaço-tempo curvo de Feynman, onde ele fala que "viagens no tempo estão realmente ocorrendo em escala microscópica, mas não as percebemos. Se aplicarmos a idéia de Feynman da soma de histórias a uma partícula, teremos de incluir histórias nas quais ela se desloca acima da velocidade da luz, chegando a voltar no tempo. Haverá histórias em que a partícula circulará sem parar em anéis fechados no tempo e no espaço. Seria como o filme O feitiço do tempo, em que um jornalista tem que viver o mesmo dia várias vezes. Não observamos diretamente as partículas correspondentes a estas histórias em anéis fechados, mas seus efeitos indiretos foram medidos em diversos experimentos. Um deles é um pequeno desvio na luz emitida pelos átomos de hidrogênio, causado pelo movimento de elétrons em anéis fechados". Claro, isso acontece em escala microscópica, mas nada realmente impede que ocorra em maiores escalas e ainda não tenhamos como perceber... a não ser através de experiências polêmicas, como veremos logo abaixo.
[...]

in saindodamatrix.com.br/a mente e as maquinas
*

1 comment:

  1. estas questoes fascinam-me . tenho de ir ler mais ...

    ReplyDelete