Tuesday, February 06, 2007

A Manipulação dos Espíritos


daqui

Escrito mais ou menos vinte anos atrás, este pequeno-grande livro continua pleno de actualidade e sentido!

Colectivo de Alexandre Dorozynski - jornalista científico, Jacqueline Renaud - Universidade de Paris, Helmut Benesch -psicologia clínica e Walter Schmandt -relações culturais da TV alemã, A Manipulação do Espíritos traz temas prementes e básicos como racismo, manipulação médica, seitas e crenças impostas, ambientes manipulatórios e muito mais...


[...] esvaziadas de toda e qualquer convicção, das suas mais íntimas certezas, graças a esta agressão da sua dignidade humana, começam a identificar-se com os carcereiros. Como o lobo frontal não pode funcionar sem referência, é forçoso que tais prisioneiros adoptem - automáticamente, sem darem por isso - as referências dos torturadores. Arthur Koestler descreveu notavelmente este tipo de 'lavagem ao cérebro' no seu livro 'O Zero e o Infinito'.

O sujeito é assim programado no sentido mais biológico do termo: são fornecidos esquemas simplistas ao seu programador frontal, esquemas que passam a ser referências internas do 'bem', do 'justo', do 'verdadeiro'.


mais sobre o tema

*

3 comments:

  1. BEM INTERESSANTE mas estou a acabar um trabalho e falta-me o tempo!!!
    beijinhos

    ReplyDelete
  2. Parece que andamos ambas às voltas com as voltas que o Tempo tem, Wicky!
    :)

    ReplyDelete
  3. podes ter a certeza, marian

    e com a chuva que detesto e estou a ouvi-la cair...

    ReplyDelete