Thursday, February 15, 2007

Sofrologia, o que é


foto

Confrontada com a noção de sofrologia, parti à procura de mais informações e sobretudo de definições dessa terapia profiláctica e terapêutica que trabalha a interacção mente/corpo e reequilibra antigos padrões de desequilíbrio

Definição da wikipedia

* * *
'Em 1960, desejando afastar-se da hipnose (que utilizava frequentemente junto dos seus pacientes no antigo Hospital Santa Isabel em Madrid), o Professor Alfonso Caycedo, médico neuropsiquiatra, propôs um novo método com um sentido totalmente diferente. Chamou-lhe Sofrologia e tornou-se também uma alternativa terapêutica para o doente mental que era, na altura, submetido regularmente aos electrochoques e aos comas insulínicos.

A origem do termo "Sofrologia" surge da Grécia antiga e nomeadamente dos diálogos do filósofo Platão que utilizava a palavra "sophrosynè" que significa paz espiritual, moderação, descanso. Caycedo inspirou-se nesta época e, do grego "sos" (harmonia), "phren" (espírito), "logos" (estudo), criou a palavra “Sofrologia” que etimologicamente significa: estudo da consciência em harmonia.

Para a sofrologia, a consciência humana é considerada como uma força que anima o ser humano, uma energia, um fluxo. Ela integra corpo, emoção e pensamento.

Sofrologia Caycediana® é a ciência que procura o equilíbrio entre o corpo, a emoção e o pensamento, que estuda a Consciência humana em harmonia e a conquista dos valores da Existência.'



*

4 comments:

  1. Anonymous11:56:00 pm

    :)
    mais uma vez ...
    ...dás-nos a conhecer

    Ciência essa mt interessante, q devo aprofundar ;)

    Hematite

    ReplyDelete
  2. Divulgar informação que possa eventualmente ser útil é a minha paixão, Hematite!
    Beijocas

    ReplyDelete
  3. NÃO TENHO TIDO TEMPO NEM PARA NADA...

    TENHO DE PÔR A LEUITURA EM DIA !

    BEIJO GRANDE

    ReplyDelete
  4. Wicky, tambem eu!
    Os meus dias continuam com 20 horas de vigília de seg. a sexta...
    Bom fim de semana e
    Grande abraço

    ReplyDelete