Tuesday, July 24, 2007

A vingança só prolonga o sofrimento


As palavras de Immaculee Ilibagiza emprestam o titulo ao post...

Immaculee Ilibagiza experienciou vivências terriveis no genocídeo de Ruanda.

Sobreviveu com mais sete mulheres numa casa de banho exígua na casa de um amigo, em constante risco de todos serem descobertos e assassinados; tres meses mais tarde, conseguiram a coberto da noite deslocarem-se para um campo de refugiados a alguns quilómetros.

Immaculee conta a sua experiencia em livro e dá actualmente palestras para que não se possa dizer que o genocídeo nunca aconteceu...

Perdoou inteiramente a quem lhe matou a familia e quando respondeu com vísivel emoção ao jornalista que lhe questionava a vontade de vingança que isso não iria mudar o coração do assassino, nem lhe daria a ela prazer nenhum fazer rematando com a vingança só prolonga o sofrimento eu não pude deixar de sentir que ela estava no caminho certo, o da paz e de aumentar ainda mais a minha admiração e respeito por ela.
*
Tambem aqui, no excelente mostradordepensamentos, se fala do genocídio do Ruanda com palavras e sensibilidade invulgares:

Atravessamos a primeira sala e saímos pela outra porta. Havia outra sala, e outra, e outra, e outra. Estavam todas cheias de corpos, e mais corpos estavam espalhados no capim, e havia crânios esparsos no capim, que era espesso e maravilhosamente verde. De pé do lado de fora, escutei um ruído de trituração. O velho coronel canadense tropeçou à minha frente, e vi que, sem que ele notasse, seu pé pisara sobre um crânio, quebrando-o. Pela primeira vez em Nyarubuye, meus sentimentos entraram em foco, e o que senti foi uma pequena mas feroz raiva daquele homem. Então ouvi outro ruído, e senti uma vibração sob o pé. Eu havia pisado em um, também.

Excerto do livro Gostaríamos de Informá-lo de que Amanhã Seremos Mortos com Nossas Famílias - Histórias de Ruanda - de
Philip Gourevitch.
*

1 comment:

  1. a vingança só prolonga o sofrimento ...


    muita gente precisava de ler este texto !!

    um beijo

    ReplyDelete