Tuesday, September 25, 2007

famílias brangelina! :-)



No somostodosum desta semana encontrei este artigo

Bem, eu acho que são a família do futuro...

Nada contra a família carnal, claro, pelo contrário mas sempre amei a ideia de filhos do coração!

[...] leio na ‘New York’ que o exemplo de Angelina Jolie e Brad Pitt anda dando frutos. Fala-se que as famílias nucleares pai, mãe e filhos (só dois, como mandam as estatísticas) explodiram, ampliaram-se, misturaram-se. São "famílias mistas brangelina style".

Adoções sempre existiram. Qual é mesmo a diferença? A semelhança. No passado, digamos, há uns 50 anos, a adoção era uma vergonha, restrita a casais "estéreis" que buscavam esconder esta condição humilhante adotando um bebê, de preferência recém-nascido, tão parecido com eles quanto possível.

As famílias "brangelina style", ao contrário, escancaram a adoção, fazem conviver filhos biológicos e filhos, digamos, "ideológicos", de idades e repertórios completamente diferentes. Todos embalados pela esperança.

A repórter da revista conta casos de gente comum, como eu e você, que já tinham feito opções semelhantes a do casal famoso. Fala de outras celebridades que também adotaram. Fala dos medos: "será que vou amar esta criança adotada como eu amo meu filho biológico”? Fala dos desafios: "Lidar com um bebê é difícil", diz uma mãe que acabou de adotar uma garotinha da Etiópia, "sem falar inglês, Mesta, de 3 anos, se desespera porque não conseguimos entendê-la; estamos todo o tempo tentando separar o que é da "adoção" e o que é do fato dela ter 3 anos, de ser do jeito que é, de nós sermos do jeito que somos". Fala da experiência, sempre dolorosa, de passar pelo processo de adoção internacional, conhecer as circunstâncias terríveis nas quais vivem estas crianças, sentir na pele o que é dar seu filho simplesmente porque não existem alternativas: "Gostaríamos mais do que qualquer coisa" escreveu uma outra mãe na cartinha de boas-vindas para a filha, também da Etiópia, "que você e seus irmãos não precisassem de nós; temos uma foto da sua linda mãe sempre conosco; na minha alma, ela é minha irmã"...

Nem inférteis, nem buscando solução para seus próprios problemas, quem são estas famílias? São idealistas, bem de vida, ligeiramente de esquerda, como avalia a Dra. Jane Aronson, da Fundação Internacional de Órfãos, entrevistada pela revista. "Estão construindo uma família do jeito que querem e, definitivamente, não estão desesperados".
[...]

(site da autora do artigo)
**

6 comments:

  1. estou sem fala , marian

    ReplyDelete
  2. espero que por bons motivos, greentea!
    :-)

    ReplyDelete
  3. hoje ouvi uma história q me deixou pasmada : uma mulher de 51 anos teve dois gémeos! Ela não conseguia engravidar - problemas do foro do marido. Foi a Espanha, fez uma inseminação artificial a gosto (segundo ela) e aí está a gravidez há muito aguardada que passou com alguma dificuldade, mas os bebés nasceram perfeitos, lindos, "parecidos com o pai"...
    são as familias do futuro

    ReplyDelete
  4. Há várias, wicky... fora muitos casos que sempre houve nao-documentados. Lembro-me que uns 10 anos atras, uma mulher foi bastante falada, se não estou em erro em Italia, por aos 60 ter decidido engravidar p/ inseminaçao artificial e ter nascido uma bela menina. A teoria da sra. é que agora depois de uma bem sucedida carreira de cientista estava mais liberta e com condiçoes materiais para cuidar da filha. o programa mostrava-a a amamentar a criança muito eternecida e eu adorei ver Por outro lado nestes links tambem se fala disso: http://www.apagina.pt/arquivo/ImprimirArtigo.asp?ID=2184
    e
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u106115.shtml

    ReplyDelete
  5. Acho espantoso o que essa senhora e outras como ela têm feito!... Quem sabe um dia se eu não farei a mesma coisa... Se um dia me tornar o tipo de pessoa (grande!) que é preciso para fazer uma coisa dessas... Ainda não sou mas espero vir a ser!
    Bjs***

    P.S.- Agora uma de brincadeira (que costumo ter com as minhas amigas...é um bocado parva, eu sei mas acho gira!): Eles bem que me podiam adoptar a mim... A angie e o brad... ai o brad!... LOL (parva, eu sei!)

    ReplyDelete
  6. Claro que vais ser,babygirl!
    se até já escolheste uns papás suplentes estupendos para acabarem de te criar: o brad e a angie!...
    ;D

    ReplyDelete