Monday, September 17, 2007

Mas ele tinha algo no olhar…

João...

Histórias de chorar e rir, que só não parecem absurdas porque sabemos que a realidade para com os animais pode ser extremamente cruel, já que não há leis eficazes para os proteger, e as poucas que há, são desconhecidas, ignoradas e raramente aplicadas...

*

[...]
O dono dele e da herdade vendeu tudo, com o cão incluído que deixou abandonado na herdade, pois ele não o queria, e nem queria saber dele. Éramos NÓS a decidir o futuro deste cão.

Sempre mal tratado, com um aspecto esquelético, feio, mau… pois era muito mau, o que toda a gente nos dizia, os empregados da herdade. O João estava atado a uma corda frente ao monte, de dia e de noite, de chuva, vente e de sol; de comida só recebia pão seco posto numa bacia com água de lavar os pratos.

Os empregados só passavam ao lado dele com o pau, para lhe dar sempre, para o bater, porque era mau.
[...]
Chegou o dia, que nos mudamos para a herdade. O João lá estava atado a sua corda. Nós nem sabíamos o que havíamos de fazer com este grande cão aparentemente muito mau. Inclusive, tínhamos já um cão caniche, bem + pequenino, que ao passar ao lado do João, ficou apanhado e bem mordido umas várias vezes, que tivemos que o levar ao veterinário para ser cozido, coitadinho, mas estava no território do João. Que também mordeu a mão do meu irmão na mesma ocasião, quando ele tentava tirar o caniche dos dentes dele
[...]
Falamos em chamar o veterinário, para eutanasia-lo … não o podíamos guardar, ele já tinha 5 anos, e pensávamos que já não conseguiríamos mudar a sua educação.

Mas ele tinha algo no olhar…

Já o tínhamos soltado da sua feroz corda que o prendia à vida. Correu, correu e andou por todos os lados da herdade, parecia que finalmente podia andar e correr de livre vontade. Começamos a dar comida de "verdade", a deixa-lo entrar dentro de casa. O nosso caniche escondia-se sempre dele. Tentávamos não lhe mostrar medo, porque os cães sentem o medo. Fazíamos grandes esforços para mostrar-lhe que éramos "Amigos" e não "Inimigos", nunca lhe mostramos um pau, nunca.
[...]
Ficou um cão Lindo, aprendeu que afinal existe Amor, o qual mudou-lhe totalmente a vida!

Pois é, o Amor muda-nos a Vida do avesso; não é feito só para os homens, os animais também o sentem, e precisam tanto quanto nós.

Sabemos que ele não teve um início de vida feliz, mas ao menos, teve uma continuação de vida feliz, e terá uma fim de vida ainda mais feliz no meio de nós.

Estamos contentes por lhe ter dado uma hipótese de mostrar o que é que o seu olhar nos queria dizer.

Hoje, o João já não está connosco, sabemos que foi embora feliz. Feliz em ter tido a oportunidade de conhecer o amor, a amizade, o respeito, por ter tido "uma família" que gostou e cuidou dele.
[...]
*
Histórias de chorar&chorar porque o amor falhou, como no caso de Maria
*
*
E as história actuais e reais, à procura de um bom final
*
*

1 comment:

  1. tanto para ler e eu sen conseguir ver nada....
    depois dos circuitos hospitalares do fim de semana em q lhe foi foi diagnosticada uma infecçao urinária, depois de uma recaida com febres altissima ontem foi finalmente detectado o q a afilgia : uma simples broncopneumonia!
    Por isso cada vez digo mais q os médicos não funcionam. não sabem o q estão a fazer e apenas deixam agravar pequenas coisas simples em casos bem graves!
    um beijo para ti

    ReplyDelete