Sunday, December 09, 2007

...2... Aurora no Deserto


Waris trabalha presentemente como embaixadora das Nações Unidas

Aurora no Deserto, nome do segundo livro é tambem o nome da Fundação criada por Waris Dirie entre outros objectivos tambem para proporcionar às crianças da sua amada Somália melhor saúde, educação e oportunidades e trabalha no terreno para junto com quem partilha a visão de Waris criar uma Somália sem fome, doença ou violência

Este segundo livro foca-se na recuperação da intimidade de Waris com a mãe, com quem tinha uma ligação especial e a toda a familia que tinha ficado para trás, na Somália, anos antes. Tambem os choque culturais estão presentes dentro e fora do clã, e o panorama social/politico não é dos mais animadores, mas Waris não é mulher de desistencia fácil...

*

Nessa noite, à volta da fogueira, tivemos uma grande discussão acerca dos homens. Burhaan disse-me que a minha cunhada andava a perguntar por que eu não era casada.

- Não é assim tão fácil - disse eu. - Não é como se fosse um dos vossos camelos ou cabras. não se pode comprar e vender quando já não se quer.

Nhur limitou-se a olhar para mim e vi que ela não estava a compreender. É assim que eles são criados e é a unica coisa que sabem - obedecer a um homem. Nhur e a mãe perguntaram-me se eu tinha um bebé.

- Sim tenho um lindo rapazinho - disse-lhes.

- É parecido contigo? . perguntou a minha mãe.

- Em tudo - assegurei-lhe. Ela olhou-me e revirou os olhos para Alá. Não disse nada a não ser "Hum, hum"! mas todos riram, especialmente o meu pai. [...]

- Mas onde está o pai dele? - perguntou Nhur.

- Corri com ele da minha vida - respondi.

- Porquê? - gritaram em uníssono.

- Porque não me servia para nada na minha vida ou na do meu filho; pelo menos agora.

Riram-se todos daquilo, mas estavam chocados.

- Como é que fizeste isso? - perguntou Asha. - Ele não te expulsou? Pensava que era o homem que corria com a mulher.

- Não - disse eu.

A minha cunhada parou de rir e ficou muito séria. Disse:

- Aqui somos fracas. As mulheres deste país não podiam fazer isso.

- Irmã, eu nasci aqui - disse eu - Fui criada aqui mesmo como tu. Aprendi muitas coisas aqui, como a confiança. Tambem aprendi a depender de mim mesma. Não me sento e espero que outra pessoa faça alguma coisa; levanto-me e faço-a. Foi isso que aprendi aqui.

*

No comments:

Post a Comment