Wednesday, March 12, 2008

Ainda o Tibete - Projecto Siddhartha



*Porque ajudar os tibetanos é ajudar um povo a preservar a sua cultura milenar, cuja originalidade e riqueza filosófica e espiritual é património da Humanidade.
*
Ajudar as crianças tibetanas é cada vez mais fácil...
*
1,15 euros por dia é quanto basta para assegurar a subsistência de uma criança tibetana e garantir-lhe um futuro condigno.
*
Após a invasão do seu país pelas tropas chinesas, os tibetanos que conseguiram escapar aos massacres que ocorreram no Tibete exilaram-se nos países vizinhos (Nepal, Butão, India), que se contam entre os mais pobres do planeta.
*
Para a maioria destes refugiados as condições de vida são extremamente difíceis, agravando-se ainda mais para aqueles que fugiram recentemente do Tibete.
Entre os refugiados, a condição das crianças é a mais precária.
*
São os mosteiros os lugares de acolhimento das crianças e adolescentes em situações de perigo: ou os seus pais foram mortos, ou são demasiado pobres para assegurar a sua subsistência e proporcionar-lhes uma educação capaz, ou foram simplesmente abandonadas.
[...]
Para a maior parte destes mosteiros a única possibilidade de superar as dificuldades quotidianas reside numa ajuda exterior.
*

(http://www.casadaculturadotibete.org/)

*

2 comments:

  1. Eu ainda não compreendo muito bem a forma como os indianos e tibetanos tratam as mulheres, independente das invasões e outras violências contra a cultura deles... Mas claro abomino a invasão chinesa na mesma...
    Beijinhos...
    PS: vc ia falar do Paulo Coelho ou das chicotadas...rs...
    PS2: sobre a Rosemarie Muraro, tbm ainda não sei...
    Estamos com dificuldades virtuais... mas é que agora meu tempo de antena está reduzido...rs... :#

    ReplyDelete
  2. Ju, vou tentar linkar-te algum tipo de informação sobre a primeira questao
    Nao falei de PC nem de chicotadas mas de como voce e a minha escritora-de-blog preferida porque é uma mulher que Pensa e que pensa sem medo... rss. no mais, algumas achegas sobre os temas que tocaste. tentarei reproduzir, mas ainda faltam umas horas para poder disponibilizar tempinho (eita, vida atarefada!)
    Tenho lembrado imenso do "projecto Rosemarie Muraro". nao esta esquecida, arranjaremos modo de dar vida a ideia
    'té logo

    ReplyDelete