Monday, May 19, 2008

Tao - no feminino

*
Eva Wong tece nesta entrevista algumas considerações práticas sobre o taoismo no feminino. Embora sem diferenças básicas para qualquer dos sexos tem alguns aspectos abordados interessantes de ler.

Existem quatro estágios de cultivo para todo mundo. O primeiro estágio é a construção das fundações, que implica em se preparar para o segundo nível que é aquietar mente e fortalecer o corpo. O terceiro nível é a circulação da energia e o quarto nível é o retorno ao Tao .
[...]
Quando as mulheres começam a meditar, muitos dos problemas estão aqui (Eva indica a região espinhal lombar) é lá que ela sente tensão. Isto porque se você observar como o corpo da mulher é estruturado, tem a parte superior do corpo, vem a cintura, e depois vem o quadril, parece uma ampulheta e para tudo isso se abrir, para que essa área fique menos dolorosa ao se sentar, estes ossos (Eva indica a àrea atrás da cintura) precisam abrir para que o corpo se torne mais reto.
[...]
Isto porque a meditação é um meio de coletar energia interna e como o ciclo menstrual é a época que você perde energia interna, essa é a época em que quanto mais você coleta energia mais você expele. Não é apenas uma perda de tempo coletar energia neste período, você também pode acabar expelindo mais energia do que coletou.
[...]
As mulheres frequentemente não entendem que elas tem a força dentro e que só precisam treinar para que possam ser suaves fora. A força interna da mulher é algumas vezes confundida com resistência. As mulheres persistem em um projeto por muito mais tempo que os homens. Os homens então precisam praticar e treinar a maciez interna. Muitos homens não entendem isto, eles geralmente mostram a força, a iniciativa, mas a maciez interna não é usualmente comprendida porque vivem construindo esta imagem de agressão e força, e não possuem dentro a suavidade necessária para dar suporte a esta força. Em certo nível a maciez é simplesmente a aceitação das coisas, aceitar que você pode estar errado. Deve-se fazer tudo para acertar, mas deixando a possibilidade de admitir que você pode estar errado, Os homens têm muita confiança em si mesmo, porém muito menos segurança. As mulheres geralmente têm mais segurança, porém muito menos confiança em si mesma.

(CULTIVO FEMININO - entrevista com Eva Wong )

indice dos vários artigos
*

5 comments:

  1. obrigada...
    estou precisando tanto de parar um pouquinho... de ter um tempo só pra mim... que parece ser uma utopia distante... mas eu vou lá...rs...
    beijinhos bacanas...

    ReplyDelete
  2. "As mulheres geralmente têm mais segurança, porém muito menos confiança em si mesma."


    Verdade, Marian! Quanto a meditação taoista é uma das mais belas e completas que experimentei, levada por minha filha.

    Beijos

    ReplyDelete
  3. Anonymous8:45:00 pm

    oi marian
    obrigada por mostrar esse aspecto do taoísmo, fiquei muito interessada e vou ler os links!
    tbm amei a história do ventania!!!
    grande beijo

    ReplyDelete
  4. Marian, por acaso vc é do Sul? Vc fazia um zine em papel chamado "As Bruxas"?

    ReplyDelete
  5. Beijinhos, Nana... descansa, tambem é preciso!
    *
    Fico feliz por já teres tido essa experiencia, Sam! :)
    *
    Pareceram-me dicas bem positivas para reflectir, Célia! ;)
    *
    Green Womyn: estou em Portugal e sou portuguesa e nao fiz esse zine!... :D

    ReplyDelete