Sunday, May 03, 2009

uma receita para o desastre...


Uma receita para o desastre

Os oceanos do planeta estão em crise. As práticas destrutivas de pesca e a sobrepesca têm um enorme impacto na biodiversidade dos oceanos e são reconhecidas como a maior ameaça ao meio aquático global. As estatísticas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) demonstram que três quartos dos stocks de peixe com valor comercial estão completamente explorados ou sobreexplorados. Cerca de 88% das populações das águas europeias são victimas da sobrepesca, enquanto que a média mundial é de 25%.
(PDF/1,1MB)
*
A greenpeace criou um ranking de supermercados portugueses e suas políticas relativamente a pesca sustentável. Como vegetariana o assunto não implica com o meu dia-a-dia alimentar, mas tendo em conta que essa não é a realidade actual de muita gente acho que a divulgação da realidade é de extrema importancia. Curiosamente e segundo informação no site, nenhum dos supermercados prestaram as informações pedidas pelo estudo da greenpeace e ele teve que ser obtido por outros meios.
#
#
Que pede a Greenpeace?
A Greenpeace pede aos principais distribuidores que só disponibilizem produtos do mar que tenham sido obtidos de forma sustentável e que possam garantir que esses produtos não estão ligados a práticas destrutivas. A Greenpeace pede aos consumidores que exijam aos supermercados que desenvolvam uma política sustentável de compra de produtos do mar e que evitem consumir as espécies mencionadas nesta lista vermelha.
O navio "Esperanza" da Greenpeace enfrenta o navio japonês "Kyo Maru No.1", numa acção directa e não violenta contra a frota baleeira japonesa no mar das Ilhas Austrais.
* * *
Actualmente só 1% dos oceanos e mares do mundo estão totalmente protegidos, uma percentagem ridícula quando comparada com os espaços naturais protegidos em terra (11%).

4 comments:

  1. wickedlizard8:29:00 pm

    Fofucha!
    Achei que isto seria do teu agrado.

    Os trabalhos do meu fofo. :)

    http://fishpics.info/

    ReplyDelete
  2. Foi sim, minha linda!
    Voces são fantásticos; belo trabalho. Amei.
    ;))

    ReplyDelete
  3. estava a ver que te tinhas esquecido de mim!
    :-))
    Beijinhos

    ReplyDelete