Tuesday, April 07, 2009

Kandahar - ser mulher e ir à escola, passaporte para a violencia?



Ignorância e violência sempre foram armas favoritas para manter as pessoas sobre controle...

Neste caso elas são usadas contra as mulheres no Afeganistão:

KANDAHAR, Afeganistão - Em uma manhã comum dois meses atrás, Shamsia Husseini e sua irmã caminhavam pelas ruas lamacentas a caminho da escola de meninas local quando um homem parou uma motocicleta ao seu lado e fez uma pergunta aparentemente comum. "Vocês estão indo para a escola?"
Ao ouvir a resposta, o homem arrancou a burca de Shamsia e jogou ácido em seu rosto. Cicatrizes, irregulares e sem cor, se espalham pelos olhos e grande parte de sua bochecha esquerda. Além disso, sua visão fica turva, dificultando a leitura.


Mas se o ataque com ácido contra Shamsia e outras 14 (estudantes e professoras) buscava assustar as meninas para que ficassem em casa, parece que falhou.
Hoje, quase todas as feridas estão de volta à escola Mirwais, inclusive Shamsia, cujo rosto foi tão gravemente queimado que ela teve que ir a outro país para receber tratamento. Talvez o mais marcante, quase todas as estudantes nesta comunidade amplamente conservadora também voltaram (cerca de 1.300 no total).

[...]
A construção de novas escolas e a garantia de que as crianças (especialmente as meninas) as frequentassem tem sido um dos principais objetivos do governo e das nações que têm contribuído com a reconstrução do país. Algumas das alunas da escola Mirwais estão no final da adolescência e começo dos 20 anos, mas frequentam a escola pela primeira vez. Mas ao mesmo tempo, a guerrilha de resistência que montada pelo Taleban na região sul e leste do Afeganistão tem as instituições de ensino como seu alvo principal.

ler notícia completa

2 comments:

  1. Que a nossa indignação seja um sinal muito claro de que o patriarcado chega ao fim...
    Antes isso nem seria noticia...
    Antes ninguem se importava...
    Antes elas nao iam a escola...
    nem ousariam voltar depois do ataque...
    As forças contrárias à evolução são fortes, mas a força da evoluçãoresiste e persiste...

    ReplyDelete