Monday, April 20, 2009

Malalai Joya - a mulher mais corajosa do Afeganistão



(UMA MULHER AFEGÃ LEVANTA-SE CONTRA OS "SENHORES DA GUERRA")

Eu sonho que uma mulher um dia tome as rédeas do Afeganistão. Tenho recebido um mar de insultos: prostituta, louca, infiel, comunista... Um dilúvio de ameaças: estupro, seqüestro, assassinato... Uma bomba explodiu na multidão que me esperava em um encontro. Meus escritórios têm sido espionados, tentaram emboscar minhas equipes.

Eu troco de teto toda noite. E ao dia, não me desloco mais por Kabul, a não ser por um táxi, escondida dentro de uma burqa.

Tenho sobrevivido a quatro tentativas de morte. Minha determinação não vai ceder. Tenho o apoio do povo. Indestrutível e ardente. As balas podem tirar minha vida, mas não aniquilarão minha voz, porque para sempre é a voz do Afeganistão. Eles podem cortar uma flor, mas não podem deter a primavera.

Eu me dirigi, denunciando a presença destes traidores, decididamente anti-feministas, que arruinaram meu país e que mereciam ser levados à Justiça. Houve de repente um alarido horroroso. Eles ficaram todos de pé, ergueram seus punhos, uivando injúrias, exigindo minha expulsão e minhas desculpas. Eu preferiria morrer!

-Eduardo Montesanti criou um blog completissimo sobre Malalaia Joya e o meio em que ela se move:
http://malalaijoya.skyrock.com/

Sonho antes que as mulheres afegãs estabeleçam-se, levantem vôo, exijam todos os seus direitos. De tudo o que atormenta nosso país, elas são as principais vítimas: 87% sofrem violências domésticas; as violações - em grande parte impunes - são inomináveis. 80% das uniões são casamentos forçados, as filhas servem de moeda de troca: elas podem ser cedidas a velhos. ofertadas em reparação por alguma dívida, trocadas às vezes por um cachorro. o suicídio - forca, estrangulamento, imolação - surge a muitas como a única opção para fugir da miséria delas. Se você soubesse o número de mulheres queimadas, desfiguradas, no hospital de Herat!


Malalaia Joya tem tido vários reconhecimentos e apoios internacionais,
aqui recebe o premio
Anna Politkovskaya' 2008* pela rawinwar.org/

*Anna Politkovskaya foi uma jornalista russa franca e ativista, que criticou duramente a guerra do Kremlin contra os rebeldes da Chechênia. Ela foi morta em 7 de Outubro de 2006, em seu apartamento em Moscou, por expor corajosamente violações russas aos direitos humanos no país vizinho, através de horríveis atrocidades contra civis.

#
Deveriam saber que sob a ocupação dos EUA, o Afeganistão tornou-se o produtor número um de ópio do mundo, e uma grande parte dele é contrabandeada aos Estados Unidos (2) (Joya).
Você sabia disso ?
*
O Afeganistão domina o mercado mundial da droga, com 93 % de ópio do mundo, apoiado pela Aliança do Norte dos senhores da guerra (líderes tribais armados). Os quatro maiores atuantes no setor de comércio de heroína são altos funcionários do governo afegão.
Você sabia disso ?
*
Um relatório da organização internacional de mulheres, a Woman Worldwide, declarou que milhões de mulheres e garotas afegãs continuam enfrentando discriminação e violência no dia-a-dia, e que isso aumentou no ano passado. Tanto o Taliban quanto os senhores da guerra Mujahedeen são acusados ainda de estuprar meninas muito novas, algumas de até quatro anos de idade (1). (Joya)
Você sabia disso ?
*
Se não houver Taliban, não haverá tolos norte-americanos ocupando suas terras com grandes armas e células de tortura (...). Os Estados Unidos não estão preocupados com a causa principal por trás do terrorismo no Afeganistão. Daí por que nosso povo não considera os Estados Unidos libertadores do nosso país (...).
Você sabia disso ?
#
Penso que se Espanha e outros governos realmente querem ajudar o povo do Afeganistão e trazer mudanças positivas, eles têm de agir independentemente em vez de se tornar um instrumento para implantar as políticas do governo dos Estados Unidos (...). Eles seguem exatamente os passos do governo dos Estados Unidos, e tornaram-se instrumento nas mãos dos Estados Unidos para implementar seus interesses estratégicos, regionais e econômicos (2). O povo afegão está hoje convencido de que os Estados Unidos estão dispostos a colocar-nos em risco enquanto estiver em jogo seus próprios interesses regionais (4). (Joya).
Você sabia disso ?

7 comments:

  1. Querida Marian, tem um selinho que ganhei, AMIZADE e INFORMAÇÃO e designei o teu blog. É neste cantinho que colho as melhores informações e onde floresce a semente da amizade e fraternidade aqui na blogosfera. Designei mais 9 pelas regras, mas me bastaria o teu blog.


    *Amiga..ando em falta com as boas leituras. Andei adoentada, minha filha operou e com estes feriados todos por aqui reduziu meu tempo na net. E aqui gosto de visitar com tranquilidade e tempo para, como disse, aprender e colher saudáveis informações.



    Beijos, querida amiga!

    ReplyDelete
  2. Querida Sam, sempre gentil e lembrando de mim! Fico encantada com o prémio, que mais pode haver de bom que amizade e informação?!
    Completo restabelecimento para voces é o meu desejo.
    Um grande beijo

    ReplyDelete
  3. pois não sabia de todos esses crimes e da existencia dessa MULHER!!
    que se multipliquem e deem fruto (mais mulheres como essa!)

    ReplyDelete
  4. Anonymous6:20:00 pm

    muitíssimo obrigado, querida miriam, por incluir em seu blog a Malalaï Joya! Leia a denúncia que escrevi ao Nolan Chart dos Estados Unidos: Topic: War On Terror
    International Media Distorts Statements of Afghan Women's Leader

    --------------------------------------------------------------------------------
    Malalai Joya, an ex-Member of the Afghan Parliament expelled from her office for denouncing the warlords, "a mafia in power", as she says, granted an outspoken interview to a Brazilian website days ago, shamefully modified. Bad luck to world mafia: she sent us the original version. We publish "both interviews" here, analyse how works the tendentious media, and more clearly see the puppets in the Empire. Prepare yourself to cry. Prepare yourself to vomit with us
    --------------------------------------------------------------------------------
    by Edu Montesanti Goldoni
    (liberal)
    Monday, June 22, 2009

    aqui: http://www.nolanchart.com/article6553.html

    e português, aqui: wwww.edumontesanti.skyrock.com

    ReplyDelete
  5. Anonymous6:21:00 pm

    nesta denuncia, a Joya cedeu entrevista a jornal brasileiro, a qual foi totlamnete distorcida, ela mandou nos do Afeganistao a versao original com registros de seus contatos com o jornal, publicamos tudo, e analisamos a mafia da midia internacional

    ReplyDelete
  6. Anonymous6:29:00 pm

    sugierimos a vc, querida Marian, q coloque linque em nossos artigos de malalaï Joya. Além do blog dela que você já conhece (noco estilo, veja!), acesse o meu, www.edumontesanti.skyrock.com, e minha coluna no nolan chart, linque ja fornecido. Vc vai adorar! Um beijo (em meu blog vc vai ver meu mail, m escreva para a gente se comunicar, ficarei mt feliz! ) um bj

    ReplyDelete
  7. Anonymous4:56:00 pm

    Marian, muito legal que você tenha publicado sobre a Joya, mas você deve informar o nome do autor das matérias publicadas em seu blog, no caso eu, Eduardo Montesanti Goldoni.

    Sou tradutor do sítio da Joya e escrevo muito sobre ela nos Estados Unidos, www.nolanchart.com.

    Publique sempre sobre ela, e ficaremos muito felizes com você, e agradecidos (inclusie ela mesma, do Afeganistão).

    ReplyDelete