Saturday, April 25, 2009

quando o corpo é um espelho das emoções...


O teu corpo não mente é um pequeno livro bastante interessante.

podem ler um trecho aqui

Um pouco na linha de Louise Hay, em que cada doença corresponde a uma determinada percepção de acontecimentos vivenciados pelo doente.

Já tinha lido algures sobre o livro quando lhe peguei -e porque conheço quem padeça de hepatite C e vaaárias mulheres com cálculos de vesícula, procurei esses dois ítens. Já conheço tambem a visão de Louise Hay sobre estas duas doenças e respectivos perfis psicológicos associados.

Hepatite C é um clássico entre quem se sente "um bocado às escuras", não domina a situação -é pelo contrário efeito dela.Tem terreno mental e emocional fértil (não esquecendo o físico, óbvio...) entre toxicodependentes e curiosamente tambem entre pais recem-separados que perdem o tipo de contacto assíduo que tinham com os filhos e núcleo familiar, perdem o controle...

Já os cálculos na vesícula... um mal que prolifera comprovadamente com mais intensidade do lado feminino da população, está associado, segundo esta visão holística da doença, à raiva. Raiva geralmente no feminino e para com o feminino! . Raiva não exprimida (a raiva parece ser o denominador comum a todos os cálculos, da vesícula ou não; mas há vários tipos de raiva) raiva por ter a percepção de se ser tratada injustamente. Raiva por não poder exprimir essa mesma raiva... raiva que fica dentro de si e como tudo se transforma ela petrifica literalmente (maioria das vezes tem tudo a ver com violencia física que a pessoa foi alvo na primeira infancia por parte da mãe) raiva que muitas vezes é reactivada anos depois por convivencia com as mesmas circunstâncias, pessoas ou quem faça lembra-las... Nessa situação não é raro despoletarem crises físicas agudas.

Todo o livro fornece informações que reforçam a absoluta necessidade de descodificarmos os porquês do que nos acontece seja no plano físico -onde com o tempo se cristalizam e manifestam as emoções reprimidas (ou não assumidas e reprocessadas) seja no plano emocional, mental, espiritual... o fisíco é em última análise o último a pagar a conta... e a pagá-la da forma mais dura a maioria das vezes!

Assumir e libertar parece ser a chave mágica para manter a sanidade em todos os planos quando se trata de algo negativo. E não tenha medo de admitir os seus monstros... eles são tambem uma expressão de si a pedir reconhecimento e muitas das vezes... estão cobertos de razão!

*
As palavras-chave para a asma são medo e falta de aceitação.
O asmático tem também um desejo de dominar, embora, se lhe falarmos nisso, sempre o negue.
O asmático tem a sensação de estar prestes a explodir, só que não consegue exteriorizar gritos e injúrias. Por isso tem tosse e expectoração.
O asmático adulto costuma ser uma pessoa muito cerebral, muito mental. O asmático adulto tem tendência para culpar a sua sexualidade e para puxar o seu impulso sexual para a zona do peito (confunde amor com sexo). Assim, em vez de deixar a estimulação da mucosidade lá em baixo, ao nível dos órgãos sexuais, trá-la literalmente para cima, para a boca. É verdade que esta questão não deixa de fazer sentido, pois há uma semelhança clara entre a boca, que exprime o amor, e os órgãos genitais, que exprimem o sexo.
O asmático é sedento de amor. Deseja amor mais do que tudo. Mas procura-o nos outros

2 comments:

  1. anfibia3:21:00 pm

    oi marian!
    este é um verdadeiro manual de psicossomática. sempre que tenho qualquer resfriado ou até picada de inseto vou lá ler o 'diagnóstico'.
    um grande beijo!

    ReplyDelete
  2. Anonymous9:52:00 pm

    concordo completamente...
    eu tenho calculo na vesicula, calcule... e o resto todinho do q está escrito bate certíssimo...
    vixi...
    será q ela me conhece eu?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    mas eu ja sabia q era muito de fundo emocional, pq se eu fico nervosa doi, se eu me acalmo passa logo... aí eu entendi...
    Beijos linda...
    Nana

    ReplyDelete