Tuesday, January 03, 2012

Contra abusos no direito à escolha

Está a correr uma petição exigindo justiça para as mulheres que foram esterilizadas no Perú sem lhes ser prestada previamente toda a informação sobre as consequências da esterilização.


Leia mais informação nos links abaixo e assine e divulgue a petição se concorda com esse direito à justiça!


Tácticas agressivas numa população com carência de conhecimento, que não foi devidamente prestado, parecem estar na origem de muitos dos casos de esterilização definitiva -direccionada apenas ao sexo feminino.




* * * *

A egípcia Samira Ibrahim participa de protesto na Praça Tahrir, no Cairo, 
contra "testes de virgindade" aplicados em mulheres.


(a causa de Samira vai a julgamento este mês de Janeiro.)


Em post sobre direitos de género, uma pequena vitória que pode ser o primeiro de muitos passos necessários:


Um tribunal no Egito proibiu os testes de virgindade forçados realizados em prisioneiras do Exército.
A corte tomou a decisão ao julgar um processo movido por Samira Ibrahim, uma mulher que acusou o Exército de submetê-la a um teste forçado na prisão depois de ser detida durante um protesto na praça Tahir, em março.
Outras mulheres e grupos de defesa de direitos humanos dizem que a prática é comumente usada pelos militares egípcios como forma de intimidar e punir mulheres no país.
(...mais...)


A "justificação" dada para a realização de testes de virgindade é o mais alienada e conservadora possível: 

Ao reconhecer que os testes estavam sendo realizados nas prisões, um general alegou que era preciso verificar a virgindade das mulheres para evitar que elas alegassem terem sido estupradas pelos militares: "As meninas presas não são como a minha filha ou a sua. São garotas que acamparam em tendas com homens na Praça Tahrir, onde encontramos coquetéis molotov e drogas. Não queríamos que elas nos acusassem de molestá-las ou estuprá-las, então provamos que elas já não eram virgens. E nenhuma delas era". Na tentativa de desmoralizar as mulheres que participaram dos protestos, as humilhando, a fim de tirar o valor de sua atuação política.


No comments:

Post a Comment