Wednesday, February 09, 2005

Pessoas especiais...



Frank Bender é um escultor forense.
Na realidade ele é artista; escultor, pintor e fotógrafo, mais exactamente. Conheci-o numa reportagem recente sobre crimes dos quais só resta um rosto irreconhecível ou apenas uma caveira.
Quando assim é, ele trabalha para a polícia, reconstituindo faces a partir dos ossos encontrados, o que é determinante para encontrar o culpado.

Fiquei surprendida com o empenho quase compulsivo com que o vi executar de um só fôlego a sua arte, e com a sensibilidade, intuição e uma espécie de compulsão obsessiva de quem segue uma voz interior determinado a não lhe perder o rasto até chegar ao resultado final.

Havia qualquer coisa de xamânico e mediúnico, nas mãos, na atenção, e no olhar atento que parecia mais seguir alguma pista que só ele via, que a mecânica dos gestos que reconstituiam aos poucos o antigo rosto, como se a matéria falasse e ele tivesse a capacidade de a entender e reproduzir no plano físico.
Também referiu na reportagem o ambiente do local do crime como importante de visitar e sentir para ajudar a produzir bons resultados.

Link que fala dele


No comments:

Post a Comment