Tuesday, December 05, 2006

Alguns raios de sol... e um alerta!



Duas notícias do mesmo blog do post anterior que penso ser importante destacar

#

Fazer bem aos animais não merece, regra geral, honras de um título nas primeiras páginas. Daí que a tarefa desenvolvida pelos dois veterinários alemães passe despercebida ao comum dos mortais, se calhar também ele pouco dado à questão dos direitos dos animais. Mas eles não parecem nada preocupados por a fama lhes passar ao lado. Têm um objectivo que os une, quiçá uma utopia acabar com os animais abandonados.

Para tal, trabalham 12 horas por dia e todas as semanas mudam de país, às vezes de continente. É um trabalho ciclópico, que os obriga a não ter descanso. Os animais agradecem, o homem segue indiferente. Prefere assobiar para o lado.

Trabalham no anonimato. Quase não se dá pela sua presença. São dois médicos alemães, da organização Veterinários Sem Fronteiras, que trabalham 12 horas por dia no Centro Veterinário Municipal de Valongo.

As suas funções resumem-se à castração de cães e de gatos, pertencentes a associações da área que se dediquem, sem fins lucrativos, à recolha e protecção de animais abandonados. Só nestas condições é que os dois germânicos trabalham. Em meia-dúzia de dias em Valongo, irão castrar, entre machos e fêmeas, cerca de 200 animais, pertencentes ao Cantinho das Quatro Patas, aos Amigos dos Animais de Valongo, à Associação da Quinta e ao próprio canil municipal.
*
#



Os riscos para a saúde dos animais que comem rações vendidas no comércio são inúmeros.

Estas rações contém, freqüentemente, restos de matadouros : carne 4-M (carne proveniente de animais mortos, moribundos e doentes) ; carne com a data vencida ou carne deteriorada proveniente de supermercados, restos de inúmeros animais abandonados em refúgios, restos de gorduras usadas em restaurantes com uma alta concentração de radicais livres e ácidos graxos trans, peixes com data de validade vencida ou deteriorados, com alta taxa de mercúrio, saturados em bifenis policlorados e outras toxinas. Bactérias patogênicas, fungos, vírus e prions bem como endotoxinas e micotoxinas que lhes são associados, resíduos de hormônios e de antibióticos adicionados a perigosos conservantes.

Para tornar o produto final apetitoso para os animais, adiciona-se, ao todo, uma sopa digestiva composta de vísceras de galinhas parcialmente dissolvidas. Mais de 95% dos animais de estimação são alimentados dessa forma.

Como era de se esperar, encontramos na literatura científica a descrição de várias doenças provocadas por esse tipo de alimentação destinada à cães e gatos : doenças renais, hepatite, doenças coronárias, neurológicas, problemas oftalmológicos, desordens musculo-esqueléticas e sanguíneas, doenças de pele, deformações congênitas, queda da imunidade e doenças infecciosas.

Como veterinário, afirmo que as doenças degenerativas como o câncer, as insuficiências hepáticas e as paradas cardíacas ocorrem com muito mais freqüência do que deveriam, e que muitas dessas doenças são agravadas ou diretamente provocadas pelos numerosos ingredientes (mais que duvidosos) presentes nos alimentos com carne vendidos em latas, ou adicionados às rações para alimentar os cães e gatos.

Por outro lado, uma alimentação vegetariana nutricionalmente equilibrada parece estar associada a vários benefícios: aumento da vitalidade, diminuição do número de cânceres, diminuição de infecções, hipotiroidismo e ectoparasitas (pulgas, carrapatos, piolhos e ácaros), embelezamento da pelagem, controle de alergias e do peso, redução da artrite, progresso na redução da catarata e melhoria dos odores das fezes. (Gillen 2003, Peden 1999, PETA 1994).

Mesmo que existam casos de animais debilitados por terem sido alimentados com comida vegetariana nutricionalmente inadequada (mas isso também ocorre com animais alimentados com regime cárneo), tais casos são pouco pertinentes do ponto de vista científico, a ponto de duvidarmos da viabilidade de uma alimentação vegetariana de qualidade. Não existem provas científicas que uma dieta composta essencialmente de plantas, minerais e alimentos de base sintética, não possa ser formulada para paliar as necessidades gustativas, nutricionais e biológicas dos animais. Várias dietas vegans (sem produtos de origem animal) que encontramos no comércio, defendem esse princípio e mantém saudáveis, durante anos, milhares de cães, gatos e furões (considerados animais carnívoros por excelência).

Muitas pessoas se tornaram vegetarianas por causa dos animais, do meio ambiente ou por razões de saúde. Dê uma olhada no site VeganOutreach.org se você ainda não está convencido sobre os benefícios que o vegetarianismo pode trazer. Os benefícios obtidos são imensos, porém, a maior parte dessas mesmas pessoas continuam alimentando seus animais de estimação com alimentos que possuem carne, o que é quase tão prejudicial, como se elas mesmo comessem carne (visto que um cão de tamanho médio ou 3 gatos consomem a mesma quantidade de carne que um ser humano).Muitas pessoas alimentam seus animais com carne com medo das conseqüências nefastas de um regime vegetariano para a saúde de seus animais.

Por isso VegePets.info foi feito, e é destinado tanto a profissionais que trabalham com a saúde animal como para o grande público, para que todos possam enriquecer seus conhecimentos sobre os problemas nutricionais e de saúde, associados aos regimes carnívoros e vegetarianos para os animais.O site inclui ainda conselhos sobre a transição de regime (de uma alimentação carnívora para uma alimentação vegetariana), sobre a preservação da saúde dos animais, principalmente dos gatos. Inclui endereços de fornecedores de comida vegetariana e complementos nutricionais, uma informação detalhada sobre a saúde e a nutrição e todas as informações essenciais científicas e anedóticas que eu pude encontrar sobre o tema, após ter consultado a literatura biomédica e os livros relacionados com o assunto.

Fonte

(Ambas notícias encontradas aqui)
*

No comments:

Post a Comment