Thursday, December 14, 2006

Somos todos iguais...



Boris Cyrulnik é um neuropsiquiatra e etnólogo francês, tambem autor de vários livros.

...perante a felicidade? é a pergunta que dá o tom a uma entrevista na visão desta semana com Boris Cyrulnik, ele próprio personagem passivo de vivências negativas e marcantes que superou da melhor maneira.

é autor do conceito de resiliência (a capacidade de resistir positivamente à adversidade) e vale a pena ler a entrevista e esclarecer alguns mitos

[...] Etnólogo de formação, Boris Cyrulnik abriu o campo da pesquisa, na França, à etologia humana, dentro de uma abordagem decididamente pluridisciplinar*, revolucionando inúmeras idéias pré-estabelecidas sobre o ser humano. Suas duas últimas obras, Un Merveilleux Malheur [Uma maravilhosa infelicidade] e Les Vilains Petits Canards [Os patinhos feios], que fizeram um enorme sucesso na França, relatam seus trabalhos sobre o conceito de resiliência, essa capacidade de superar os traumatismos psíquicos e as mais graves feridas emocionais: doença, luto, estupro, tortura, atentado, deportação, guerra... Violências físicas e morais às quais milhões de crianças, mulheres e homens estão expostos no mundo de hoje. Apoiando-se em inúmeros exemplos observados localmente, em seu consultório de psicoterapeuta assim como em suas missões no exterior – da Bósnia ao Camboja, passando pelo Brasil e pela Rússia –, ele nos explica como, mesmo nos casos mais terríveis, as pessoas podem se recuperar e retomar o curso de suas vidas, graças a algumas faculdades adquiridas na infância e ao apoio recebido depois da experiência traumatizante.
(mais)
*)

4 comments:

  1. Oi Marian

    Li não só o que recomendou, como os mais recentes...
    Infelizmente, como o sistema aqui é lentíssimo, raramente tenho oportunidade de correr os bloga amigos, ler e comentar. Daí as minhas ausências.

    Um beijo

    Nelsinho

    ReplyDelete
  2. Não conhecia o autor e gostei mto. Sempre a dar a conhecer coisas interessantes. ;)
    Beijinhos Marian e passa lá no novo espaço, por favor!

    ReplyDelete
  3. Desejo-te um Feliz Natal e faço votos de que 2007 seja um ano de muita prosperidade e paz, para todos.
    Um abraço

    ReplyDelete
  4. Nelsinho, Dawa e Um Poema: Que 2007 seja fantástico para voces, cheio de energia positiva, de tesouros espirituais... e vitórias terrestres! ;)
    Abraço da Marian

    ReplyDelete