Sunday, January 14, 2007

Vidas no limite... e redenção!



Sem diminuir uma palavra a um relato fiel de cada passo em cada acontecimento, Alice Sebold conta sem chocar a sua própria experiencia de violação com notável mestria ao descrever os seus estados psicológicos, as reacções do meio envolvente e as sequelas emocionais resultantes bem como a forma como as ultrapassou. Notável.

De todo o livro, trago uma frase emblemática: Durante o resto do interrogatório não tirei os olhos do Madison por mais de um ou dois segundos. Queria a minha vida de volta.

Alice Sebold é autora de mais livros


* * * * *
Robert Lee Maupin (1918-1992) ficou conhecido como Iceberg Slim no submundo da Chicago do século passado onde conduzia desembaraçadamente negócios de prostituiçao com os habituais derivados: droga, corrupção e violência...
A linguagem é absolutamente crua e todo o livro tem o valor de um testemunho de uma época e de um meio onde impera a lei da sobrevivência sem margem para erros.
A narrativa autobiográfica acaba melhor do que começou: Iceberg Slim conseguiu a proeza de voltar a ser Robert Lee Maupin do meio da vida para a frente e passou a conduzir-se segundo regras opostas aquelas que conta na quase totalidade do livro: deixou o mundo da ilegalidade e transformou-se num bem sucedido escritor onde por vezes assinou Robert Beck.
*

No comments:

Post a Comment