Wednesday, January 30, 2008

Justiça, urgente!


petição para assinar:
*
Repasse, divulgue...

O belga Alain Hutchinson, deputado socialista ao Parlamento Europeu, é o principal dinamizador de uma petição que visa assegurar o bem-estar animal através de uma Convenção Europeia para a Protecção de Animais de Estimação e Animais Errantes. Uma das associações (de defesa dos animais) envolvidas é a Romania Animal Rescue. É necessário obter um milhão de assinaturas. Se queremos viver num mundo civilizado, temos de dar uma ajuda. Pode assinar aqui.

(importante chamada de atençao no blog Da Literatura)
*
***
É empírico, mas verifico que as pessoas que mais têm para dar são aquelas que amam os animais. O desprezo pela dor alheia, o desinteresse pelos outros, a crueldade, a mesquinhez e o egoísmo mais estreito manifestam-se na forma como tratamos os animais. Digo-o sem rebuço: a dimensão ética de cada um está estampada nos actos mais pequenos, nunca nas altissonantes proclamações, nas abstracções, delírios metafísicos ou grandes racionalizações sem ponto de aplicação. Habitualmente, os hipócritas invocam as crianças famintas e abandonadas para se desculparem pela sorte dos animais que, ditos de estimação ou domésticos, são sujeitos a vergonhoso tratamento às mãos de bípedes implumes. Que eu saiba, nenhum dos grandes proclamadores hipócritas jamais socorreu uma criança. As civilizações trazem uma genealogia de amor ou desprezo pelos animais, pelo que olho com redobrado desprezo para aquelas onde os animais não existem senão para a degola ou objecto da crueldade. Deixei de ter qualquer respeito pelo Islão quando verifiquei a que ponto chegara o ódio aos cães, aos porcos e até às aves, tidas como demónios tentadores. Se os cristãos tiveram um S. Francisco de Assis e a religião de Abraão proibiu a caça como desporto, os budistas, mesmo aceitando a fatalidade de uma justiça cósmica, inelutável herança de actos passados, entendem que o amor pelas criaturas vivas engrandece quem o pratica. Em Portugal, estamos ainda no neolítico: a tara cinegética, a perversidade das touradas, a matança e degola do porco, os jogos com animais fazem do nosso país uma vergonha para a causa da defesa da vida animal.
Advertido pelo
Da Literatura, faço minha a subscrição europeia em defesa da Convenção Europeia para a Protecção de Animais de Estimação e Animais Errantes.

(palavras de Miguel Castelo-Branco, que subscrevo tambem incondicionalmente)
*

Monday, January 28, 2008

1001 interativos!

Equilibrium
*
Eu já fiz o meu... :P
*
Faz tambem o teu!
*
*
nome: Gruta de Cristal / Coração dentro do Coração.
Cor: Turquesa sobre verde.
Chakra correspondente: Chacra do coração (quarto chacra) e Ananda Khanda (quarto e meio chacra).
Nota-chave: O Coração Transcendental.
Pensamento: Em busca da verdade, ouço minha voz interior.
Frasco da alma: A escolha das cores deste frasco indica que você tem como principais qualidades:
Altruísmo, desenvolvimento da consciência, intuição, multiplicidade de talentos, capacidade de entrar em contato com a voz interior e estar permanentemente ligado à sua própria verdade e sentimentos. Você tem talentos criativos para pintura e poesia e tem capacidade de se expressar de uma perspectiva universal, podendo alcançar muitas pessoas. Poderá ter tido ligação com a civilização Atlante em encarnações passadas.
Hexagrama do I Ching: 09 - O Poder de Domar do Pequeno. Em épocas em que não é possível uma grande atuação exterior, para se realizar o propósito intencionado são necessárias uma firme determinação e uma suave adaptabilidade internas. Resta ao homem superior a possibilidade de aprimorar as expressões de seu ser mediante pequenas coisas, assim aperfeiçoa a forma externa de sua natureza.
Carta do Tarô: No 09 - O Ermitão. Maturidade, luz interior, sabedoria, autoconhecimento, progresso espiritual, introspecção.
Principais obstáculos à realização do potencial da Alma: auto-ilusão, sentimentos como o ciúme e a inveja negativa (querer estar no lugar do outro excluindo-o), egoísmo, falsidade (falta de sinceridade), não ser digno de confiança, falta de lealdade. Sentimentos internos de culpa e repressão.
Resumo das qualidades que podem ser colocadas a serviço de todos: Lucidez, consciência da espiritualidade, expressão criativa dos sentimentos, expressão da sabedoria do coração, intuição e multiplicidade de talentos.
*

O Mendigo

daí...

[...] caminhava eu pela calçada, quando me deparo com um ancião, negro de barba branca (quase um preto-velho!), pedindo esmola. Eu já o tinha visto sentado, na ida, em outro local, e meu primeiro pensamento foi "ele fica mudando de ponto pra reciclar sua clientela" e, silenciosamente, apenas me encarou, de mão aberta, ao que retribuí o olhar com um meio-sorriso de desculpas, abanando minha cabeça e seguindo em frente.

Mas eis que alguma coisa mexeu dentro de mim, e não era remorso. Tentei retomar meus pensamentos tristes, mas não conseguia. Sentia um novo influxo de ânimo, e na minha mente aparecia apenas o rosto do mendigo, que olhava pra mim com uma beleza indefinível. Algo que até agora não sei explicar, mas emanava uma aura de dignidade, ternura, compaixão, e percebi que o mendigo ali era eu! Sim, fui eu que recebi a "esmola" em forma de energia, eu que era o mais "pobre" da relação, ali. E aí parei. Já havia caminhado uns 15 metros, mas estaquei e peguei uma moeda, como uma forma simbólica de retribuição (já que o que havia recebido ali não tinha preço) e olhei para trás. Apesar de já estar bem distante dele, o senhor estava virado na minha direção, ainda com a mão aberta em forma de concha, me olhando. Caminhei de volta e entreguei a moeda, para a felicidade dele.

O resultado é que passei a tarde com ânimo pra trabalhar no meu projeto da faculdade, coisa que eu vinha tentando criar coragem de fazer há semanas. Obviamente, o que vem fácil vai fácil, e - assim como é difícil para o pobre de finanças reter dinheiro -, é difícil para o pobre de espírito reter energia - estou de volta ao meu estado de outrora. Por isso que é tão importante se trabalhar pra não depender desses influxos de energia, que são ótimos mas não nos fazem crescer. E assim não vivermos dependendo de passes, Reiki, amigos e estranhos dispostos a doar através de um olhar compassivo.

(do somostodosum desta semana)

*

Saturday, January 26, 2008

Coisitas deste mundo...

O cúmulo da falta de auto-estima, para mim, foi o que ouvi ontem:

Entrevistadora entrevista cirurgião plástico e coloca a certa altura a questão das razões das pessoas quererem fazer uma cirurgia plástica...e também das motivações que os profissionais não gostam de saber que essas pessoas têm

Uma das mais hilariantes -e deprimentes, foi que há pessoas de ambos sexos, mas com predomínio para o feminino, cuja razão de fazerem a operação é de tentar recuperar o marido /mulher...

O cirurgião contou ainda que são casos arriscados para os profissionais porque se o pretendido não voltar o paciente vai culpar o médico de não ter feito a cirurgia bem feita!

Ô mundinho de aparências erradas e almas vazias!

Nem sei se ache graça se ache assustador, tanta vacuidade.
*
Por mim, se for para a pessoa se sentir bem, nada oponho mas para recuperar amores?!
*
Haja dó para a inteligência! :P
*
imagem de um recém-operado por razoes estéticas/rejuvenescimento
*

Friday, January 25, 2008

...e "toques"!

Meditação parte 5/6

Tropeçei nestes vídeos numa busca...

Estão razoavelmente organizados e bem feitos sobre o tema, deixo um deles em disposição imediata, os links dos anteriores e posterior abaixo; todos merecem ser vistos tavez mesmo sequencialmente...

Introdução a meditação - parte 1/6

Meditação parte 2/6

Meditação - parte 3/6

Meditação - parte 4/6

e

Vida após a vida - parte 6/6

*

Dicas...

*

*
Omraam Mikhael Aivanhov foi um filósofo e espiritualista bulgaro cujos numerosos livros muito gostei de ler anos atrás...

Um dos aspectos mais marcantes dele era a facilidade de comunicar com qualquer tipo de pessoa e de passar a sua mensagem espiritualista com grande simplicidade

Aqui:
video.google.com/videoplay ele dá uma dica elementar mas poderosa de atingir objectivos... seguindo a formula de a união faz a força...

Ao fim e ao cabo, precisamente a mesma técnica usada nas meditações para a paz mundial ou para intenções afins, extremamente efectiva.

E aqui ,Wagner Borges fala dele, mais exatamente da sua percepção dele...
*

Thursday, January 24, 2008

e a oferta deste dia é...

...flexibilidade!
Coisa sempre útil e símbolo de renovação e capacidade de adaptação.

*
Diz-se que a flexibilidade do corpo tambem representa iguais condições psicológicas, além de que uma interfere na outra... o que é o mesmo que dizer que se pode trabalhar a flexibilidade mental a partir do corpo, e vice-versa.
*
Seja como for, aconselha-se a práctica destes e outros exercicios... mal não faz e bem... de certeza que sim!
;-)
*
Nota: não considero nenhum deles difícil, mas para quem se tem mantido a leste do paraíso é útil usar de moderação nas primeiras vezes
*
Ora então vamos lá, da cintura para cima
*


*
e da cintura para baixo:



visite também estes e os outros links:
*
*

Wednesday, January 23, 2008

oferta do dia! -para descontrair :-)


DANCE OF WOLFES-Lorena McKennitt


THE MYSTICS DREAM


Soothing Sunrises on the Shores of Tasmania

Sunday, January 20, 2008

Gatos & pessoas...

Já lá vai quase um ano, mas a mensagem é válida para todos os dias porque o preconceito está muito longe de ter acabado...

Excluindo alguns comentários inúteis, que atestam o nível de quem os faz, (e não ampliemos a voz dos imbecis, como diz muito bem o genial Millôr Fernandes, alguns comentários têm conteúdos sensatos e até interessantes ao tema: de facto a "sensitiva" deve ser pouco sensível e também pouco informada sobre tradições esotéricas, já que o gato preto tem uma fama mais antiga de guardião do que ser associado à magia negra; eles, -gatos em geral e pretos em particular (e muitos outros seres inocentes) foram associados a essas práticas, estigmatizados e vitimizados essencialmente pela parte aberrativa da igreja católica que se deu ao luxo de queimar pessoas e animais vivos... algo que Jesus certamente jamais faria!

Mas voltando ao assunto, a fama de guardião e defensor (espiritual) é bem mais antiga do que a de ser malévolo... além de que incitar ao abandono de animais é crime:

A Márcia apareceu no programa falando que os gatos pretos são associados ao azar, principalmente os de olhos amarelos, que eram usados na bruxaria" , contou Lamas. "E quando questionada sobre qual atitude as pessoas que têm gatos pretos deveriam tomar, ela disse que deveriam se desfazer deles" daqui

Alem de poderosos defensores dos donos, os gatos também estão associados a outras tradições bem diferentes, quem nunca ouviu falar da sorte que dão a quem os ajuda ou do azar que dá matar um... De serem representantes da absoluta feminilidade e inspiração (feminilidade no seu sentido mais lato, parte humana da percepção elevada, liberdade, criatividade, independência e amorosidade desapegada... extensiva a homens e mulheres!)

Embora eu adore cães e só não tenha nesta altura por limitações de espaço e tempo, o cão quer sempre ser sócio do dono: compartilhar tudo, ser o amigo do peito, fica a chorar se é deixado sozinho... o gato típico -e não psicotizado pelo ser humano, está mais próximo e mais distante... ele vem quando quer, parte quando quer e reserva a sua independência sem se sentir obrigado a justificações... o que não quer dizer que não ame -e muito, ao seu estilo de ...gato! Isto costuma assustar as almas mais temerosas... as que acham que a segurança está no controle dos outros seres e não em deixar fluir em liberdade, também porque muitas vezes não conhecem nem assumem integralmente todas as suas facetas...
*

*
A propósito disso, através de um link que a RosaLeonor publicou travei conhecimento com esta história que fala um pouco disto tudo e com final tão feliz ...
*
(Os Gatos e Eu, segundo de três relatos bons de ler)

Todo o site merece uma visita atenta
*

Saturday, January 19, 2008

comunicar...

Obviamente a imagem nada tem a ver com o texto necessariamente...
No entanto, alma sã em corpo são...

"Sabe o que é Rapport?
É estar em sintonia com alguém
*
Rapport é encontrar a outra pessoa
Onde ela encontra
[...]*
Se a pessoa com quem estamos a conversar costuma mover os olhos para cima, movo o meu braço para cima e pergunto: -"Está a ver o que eu estou a dizer?"
*
Já que a pessoa está exactamente a accionar a sua sensibilidade visual, a minha frase vai captar a sua atenção com grande eficácia.
*
Se um menino na sala de aula, olha para cima quando a professora lhe faz a pergunta é porque ele é visual. A sua mente usará este recurso com frequência, mas se a professora lhe ralhar quando isto acontecer, ele poderá desistir de pensar e tornar-se-á medíocre.
*
Factos como este acontecem com frequência.
*
Fala-se muito de alunos com dificuldade em aprendizagem quando, quase sempre o caso é de dificuldade em ensinar"
*
Este texto de Lair Ribeiro, fala sobre PNA, Programação Neurolinguistica, um assunto muito interessante e mais impactante no dia-a-dia do que se poderia supor...
*

Friday, January 18, 2008

Já agora...







**



*



*











* *
Enquanto procurava material sobre o filme postado abaixo, encontrei a Sharon Stone agarrada sem necessidade a um pedaço de cadáver...

Se de facto é cadáver legítimo, e não sintéctico, para mim fica a perder pontos...

Pegou mal, mal, mal, supermal em Hollywood esta aparição de Sharon Stone , em Roma, no tapete vermelho de um evento em benefício da AmFar, a entidade de apoio às vítimas da AIDS: Não por causa da causa, se vocês me entendem, mas por causa do tapete: esse aí, de peles, que Sharon entrou carregando como quem não está nem aí. Não há coisa mais out e déclassé em Hollywood do que usar peles verdadeiras. A militância pró-animais está com tudo na indústria (e tem o meu apoio, se querem saber). E isso aí não é nem um casaco, é um edredon.

*

Quatro meses tres semanas e dois dias


synopsis

Um filme a ver... -eu ainda não o vi, mas tudo indica ser muito bem conseguido.

No suplemento Ipsilon do jornal Público de hoje, vinha um óptimo artigo s/ o filme, pena só estar disponível online para assinantes.

Cristian Mungiu, o realizador, ganhou a Palma de Ouro em Cannes com este filme, que relata a ambiência opressiva do final da ditadura de Ceausescu na Roménia, através de um drama pessoal.

artigo sobre o filme

[...] Por que você costuma dizer que seu filme pertence a uma trilogia sobre os “anos dourados” da Romênia? O que há de “dourado” no período em que se passa esse filme?

MUNGIU: Digo que são os ”anos dourados” porque era assim que o regime comunista definia o período de Nicolai Ceaucescu. Eles sempre nos diziam que a Romênia estava vivendo seus “anos dourados”. Então resolvi manter isto como uma ironia no filme. Este é um filme sobre a Romênia de 20 anos atrás. Não é um filme sobre a Romênia de hoje. Não vivemos mais neste ambiente opressivo que o filme mostra. Mas o roteiro foi inspirado numa história real. Faço filmes assim, misturando histórias de pessoas que eu conheço com outras histórias que me foram contadas. Mas meus filmes falam de uma realidade que meu país viveu e não faz muito tempo. Eu queria recriar a atmosfera difusa daqueles anos, um certo clima de suspeição, de medo, um tempo sombrio. Então o filme se passa no inverno e tivemos muito cuidado com as cenas de interior para que nada de novo, nenhum objeto, nenhum figurino, nada pudesse revelar que o filme foi filmado recentemente. Tudo foi pensado e planejado para que visualmente desse a idéia de um país encerrado no passado. O carro velho, as roupas antigas, a família tradicional, o velho telefone, tudo para falar de uma Romênia encerrada em si mesma, sem contato com o mundo lá fora.Ainda existe este ambiente autoritário na Romênia? Os jovens ainda têm esse desejo de fugir da prisão do autoritarismo que parece estar presente em todos os estudantes do seu filme?

MUNGIU: Quando fiz meu primeiro filme, anos atrás, havia muitos jovens que sonhavam sair da Romênia, escapar para o exílio no Ocidente. Agora, depois que o regime comunista caiu, muitos ainda pensam em sair do país, mas por pouco tempo. Pensam em passar uma temporada fora, em ter uma experiência num país estrangeiro. Mas ninguém mais quer fugir da Romênia. Quem quiser viajar, pode fazer isto legalmente. Não há mais nenhuma proibição, não há mais tabu. Então, não existe mais aquele desejo forte de fugir da prisão em busca da liberdade. Já não vivemos numa prisão, e fugir não faz mais sentido.Os jovens que pensam hoje em viajar são como os jovens do mundo inteiro que sonham ter uma experiência num país estrangeiro e depois voltar para o seu país.Como você se inspirou para escrever o roteiro? Esta é uma história real?

MUNGIU: Sim. A história aconteceu com duas estudantes que eu conheci. Uma delas sabe que o filme foi feito, a outra não.

[...] continuar a ler

*
*

Wednesday, January 16, 2008

Ideias para todos os dias...











Enviado por uma querida amiga algures na europa mas perto nas intenções...
*
Lindo! Obrigada!

(click nas imagens para aumentar)

Alguns dados sobre ambiente ...
*
*
*

Monday, January 14, 2008

penso como ela...

.
*
Acredita profundamente no mérito técnico e científico dos portugueses e não percebe por que há tantos complexos a esse nível. “Cheguei a Bruxelas única e exclusivamente por mérito técnico e científico próprio. Nunca fui funcionária governamental e estava fora do país desde 1997. Só não faz caminho quem não quer. Não acredito em discriminação. E mesmo que ela exista, pode ser superada porque tudo na vida é superável.”

Penso como ela... e pelo menos no contexto ocidental, nas culturas democráticas (mais ou menos...), com maior ou menor esforço -porque as condições pessoais contam uma boa percentagem na facilidade ou dificuldade do caminho, a verdade é que existe sempre a possibilidade de cada um estabelecer as suas metas de vida sem prejuizo por género ou condição social.

Falo no contexto ocidental porque em certos lugares da terra nada se passa assim e nascer pertença de determinada classe social ou género faz toda a diferença e abre caminho para o ser humano dar largas à estupidez e maldade habituais...

Sem perder no entanto de vista outros modos de estar mais positivos sempre me delicio com que tem força interior e convicção suficiente para sem se deixar amachucar -e porque deixaria?! por modismos sociais, transgredir descontraidamente e levar a sua avante... muito longe!

Mulheres de todos os tempos,

como ela: ;-)

Eu cheguei até a saltar de trampolinzinho com esqui, mas eu era sempre posta pra fora, porque era proibido pras mulheres. Eu parecia menino, com aquela touca. E tinha um treinador pra todo mundo. As crianças faziam fila, ele ensinava e a gente saltava. Eu adorava aquilo. Então eu saltava, corria de novo pra fila e saltava de novo. Até que um ou outro garoto que me conhecia, me dedurava. Ele dizia: professor esse aqui não é menino não, é menina. Aí ele me olhava com aqueles olhos severos: é verdade que você é menina? Sou. Ponha-se fora daqui, você não sabe que menina não pode?
LOU: As meninas já eram discriminadas...

NORA: Aí eu ficava esperando que mudasse o treinador. Quando vinha um novo treinador eu me metia na fila de novo pra saltar. Eu sempre gostei de esporte, de tudo.

*

superficialidades públicas...


Incrivelmente superficial, a reportagem da Visão -tambem passada na sic notícias, sobre uma experiência vegetariana...
*
Mais contribui para a desinformação, do que para a correcta informação sobre o assunto

A classe médica, demasiadas vezes deficientemente informada sobre temas sobre os quais se pronuncia, para variar não cumpre a sua tarefa informativa -e formativa com a isenção desejável...
*
Ler a reportagem: aqui

Ler os comentários: felizmente muitos mostram mais sensatez, profundidade e nível de informação que o artigo!
*
Uma nota: não aconselho ninguem habituado a consumir produtos animais desde sempre, a cortar de um dia para outro, (literalmente) com esse tipo de alimentação e ficar integralmente veg. Ou está muito bem informado e competentemente acompanhado -o que não foi caso, ou é desejável que faça uma transição a estender-se por alguns meses, para o fazer com solidez, consciência e sem danos nem incómodos.
*
Update - para ler: no centrovegetariano.org, dois médicos comentam o programa

*

Sunday, January 13, 2008

Viajar nas viagens alheias...



Quem quiser apreciar uma viagem à Síria com respectivas considerações e andanças, poderá fazê-lo no blog do Miguel Portas
*
Com descrições bastante abrangentes sobre os vários aspectos que podem ser observados numa viagem... -mas tem outras por lá igualmente interessantes de acompanhar!
*

boas notícias, mas...

Imagens de antes do rapto ocorrido em 2001... Clara Rojas (primeira figura) foi agora finalmente libertada pelas FARC junto com Consuelo González como já estava previsto à algum tempo , mas Ingrid Bettencourt (segunda da imagem) continua à espera junto com outros reféns...


link para um vídeo em que Ingrid se mostra
viva mas vísivelmente deprimida com a situação que está a viver
*

carta recentemente apreendida, de Ingrid para a mãe e resposta da filha Mélanie e filho Lorenzo...

*

Tuesday, January 08, 2008

Tenha voz activa contra as atrocidades!

*
JUNTE-SE AO BOICOTE MUNDIAL CONTRA A CHINA pela crueldade com os animais
*
- assine a petição, divulgue:
*
*
13 DE FEVEREIRO PROTESTO INTERNACIONAL ANTI-PELES
*
*
Carta enviada ao Pres. da China
Honorável Presidente Hu Jintao
República Popular da China
c/c Embaixador Chen Duqing chinaemb_br@mfa.gov.cn
c/c Cônsul Sra. Li Jiaoyun consuladodachina@terra.com.br
*
Há um ano atrás nós escrevemos para solicitar de Vossa Excelência, medidas urgentes para por um ponto final nas atrocidades que são rotineiramente cometidas contra os animais de pelagem na China. Nós pedimos a V. E. que abrisse os olhos e seu coração e banisse a mais odiosa prática do comércio de peles da China - a retirada da pele enquanto o animal ainda está vivo. Contudo, a China falhou em decretar até mesmo uma única lei de proteção e bem estar animal.
V.E. deve ter visto certamente os vídeos documentando animais em fazendas de confinamento para a retirada de pele na província de Hebei, onde os animais são abatidos com golpes de porrete, jogados ao chão e depois esfolados VIVOS! V.E. deve ter visto o guaxinim, jogado num amontoado de carcaças ensangüentadas depois de ter sua própria pele arrancada de seu corpo enquanto ele olhava para a câmera piscando e chorando por alguns minutos antes de finalmente ser entregue misericordiosamente aos braços da morte. E ainda assim, a China continua a permitir que esses atos de tortura continuem.
Mahatma Gandhi disse certa vez que " A grandeza de uma nação e de seu progresso moral pode ser julgado pela maneira com que seus animais são tratados". Visto por esse ângulo, a grande fraqueza da China, pequenez e vulnerabilidade se torna aparente. Nós ansiamos que V.E. reconheça o prejuízo que está sendo feito à reputação internacional da China. O sucesso da China na economia mundial está precariamente dependente da ignorância dos consumidores e na voluntariosa cegueira de outras nações. Contudo, a violência cometida contra os animais da China ganhou a atenção tanto dos consumidores quanto dos líderes mundiais. O mundo não vai mais tolerar a impiedosa brutalização dos animais.
Nós desejamos que V.E. mostre misericórdia e compaixão pelos fracos, desprovidos de voz, inocentes e imediatamente decrete um conjunto compreensível de leis que criminalize atos de tortura como a esfolação de qualquer animal vivo.
Até que a China tome sérias medidas para proteger o bem-estar dos animais , nós estaremos convocando pessoas de todas as nações, que se compadeçam, para boicotar o comércio chinês, turismo e as Olimpíadas de 2008.

Atenciosamente
International Anti-Fur Coalition
São Paulo – Brasil
*
No holocausto animal você encontra as mais variadas informações documentadas das barbaridades cometidas contra animais indefesos.
*

Sunday, January 06, 2008

Projeciologia

*
para quem se interessa sobre projeciologia:
*
*
( Entrevista que o projetor deu no programa do Jô. )
*
*
outros vídeos, tambem tem livros, etc
*
*
A projeção é uma situação que ocorre com todo o ser vivo, não só o ser humano...
*
A maioria de nós não tem qualquer consciência nem controle sobre este processo.
*
Ouça Wagner Borges na rádio IPPB...
*

Saturday, January 05, 2008

Friday, January 04, 2008

frases-que-sempre-me-chamam-a-atenção

*
Sempre me chama a atenção esta frase quando visito o blog dela:
*
Lugar de mulher é de mãos dadas com todas as mulheres em qualquer lugar...
*
É de facto uma frase particularmente feliz... e tanto mais, quanto pouco real no nosso dia a dia mais comum, a lembrar a urgência de a tornar verdadeira...
*
Ela continua:
*
E através dessa rede de amor e solidariedade criar um novo modelo social de Vida, Harmonia e Paz para todos as mulheres, as pessoas, a Humanidade, todos os seres vivos e a Natureza... Uma energia de luz
*
Tambem não pude deixar de me lembrar desses dizeres ao ler no Público de hoje, nas páginas temas, uma reportagem sobre Clara Rojas feita refém junto com Ingrid Bettencourt sobre quem postei muito recentemente
*
Alguns exertos (pode ler online o artigo completo), do artigo assinado por Alexandra Prado Coelho:
*
O mistério de Emmanuel, nascido na selva, filho da refém e do guerrilheiro
*
De Emmanuel sabe-se pouco. Mas a criança de três anos, supostamente filho de uma relação consentida entre Clara Rojas, refém das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC) desde Abril de 2002, e um guerrilheiro, tornou-se nas últimas semanas o mais dramático símbolo do conflito colombiano.
*
O que se sabe, então, do mistério de Emmanuel? As investigações da Procuradoria-Geral colombiana conduziram a um rapaz, Juan David Gómez, que no dia 15 de Junho de 2005 foi levado às urgências do Hospital de San José de Guaviare, com sinais de maus tratos. Segundo os médicos, a criança, que não teria ainda um ano, sofria de desnutrição, diarreia e paludismo, além de ter uma deficiência num braço.
*
Citando uma guerrilheira chamada Solangie, o jornalista conta: "Foi um parto na escuridão, iluminado só pelas bombas que caíam sobre o nosso pedaço de selva, com o miúdo que não saía e a mãe implorando-me que lhe fizesse uma cesariana".
*
Contou novamente que a criança teve problemas ao nascer e partiu um braço (Juan David também teria problemas num braço) e que não estava com a mãe. "Passou os primeiros dias com a mãe mas depois foi entregue a uma guerrilheira, "Rosa", que se encarregou dele, porque no acampamento era difícil aquecer-lhe um biberão e mudar-lhe as fraldas". Clara "gritava o nome do filho e pedia para vê-lo, mas eles não ligavam".
*
A história de Emmanuel, menino nascido refém na selva colombiana, veio chamar a atenção para Clara Leticia Rojas, hoje com 44 anos, antiga candidata à vice-presidência da Colômbia, ao lado da candidata presidencial Ingrid Bentancout. Num retrato que faz dela a correspondente do diário espanhol El País em Bogotá, Pilar Lozano, os amigos e familiares descrevem-na como uma mulher discreta, séria, calada e muito estudiosa.
*
A criança tornou-se um símbolo. "Se Emmanuel morrer", escreveu o escritor colombiano Héctor Abad Faciolince, será o fracasso da Colômbia. "Se Emmanuel não for para a escola e não crescer forte e saudável, seremos o país mais selvagem da Terra, o mais sujo, o pior".
*

Wednesday, January 02, 2008

Qual é o problema?

outro livro de Augusto Cury...

O pior problema não é o trauma original, como Freud pensava, mas a leitura e a expansão contínua do trauma.
*
As leituras e os registos repetidos das nossas experiências negativas vão alimentando e expandindo os traumas no delicado terreno da memória.
*
Se considerarmos uma dor original como uma casa de favela, com o passar do tempo cada registo acrescenta novas casas, gerando imensas favelas no inconsciente

[...]
Cada favela é uma zona de conflito. Quantas favelas tem cada um de nós?

*
(Revolucione a sua qualidade de vida - navegando nas águas da emoção - Augusto Cury)

*

Tuesday, January 01, 2008

2008: Ano 10 da Cabala

Um dos textos no somotodosum/boletim desta semana:
*

2008 será o ano 10 da cabala. A soma de 2 + 8 é igual a 10 que é igual a 1, portanto o ano 10 é um ano 1. Isto significa que em 2008 termina um ciclo ao mesmo tempo que outro se inicia. No 10 existe o embrião do 1, assim como em Malkut (a décima esfera da Árvore sefirotal) existe o embrião de Keter, a primeira esfera da Árvore. A Cabala é um sistema filosófico de pensamento que através do estudo de um conjunto de símbolos sintetizados na Árvore Sefirotal, ou Árvore da Vida, nos leva a fazer reflexões filosóficas sobre a criação da vida tal que nós a conhecemos.

A Árvore da Vida é composta de 10 (dez) ESFERAS, ou círculos, chamados SEPHIROTH (no singular SEPHIRAH). Elas representam princípios energéticos provenientes do TODO e estão dispostas em três triângulos sucessivos, sendo que a décima esfera se encontra isolada em baixo (ver a figura). As esferas, ou Sephiroth, são ligadas entre si por 22 caminhos, que indicam as formas de união possíveis entre as varias energias que percorridos perfazem 32 pontos de meditação usados para a evolução espiritual.
[...]
A energia de Keter, a Nº 1 é regida e organizada pelo Génio METATRON, e seu coro Angelical é chamado Chayoth Há Qadosh, ou Santas Criaturas Vivas. A décima SEPHIRAH, MALKUTH, representa o mundo físico, a nossa terra, a humanidade. Ela representa a etapa final da descida da matéria, o resultado finalmente cristalizado da idéia inicial. Por isso é chamada também de REINO. O Génio regente dessa esfera é SANDALPHON, e seus Coros angelicais são chamados de Almas Abençoadas, ou Almas de Fogo ( Achim).
[...]
A lâmina do Arcano X é chamada também de Esfinge ou Roda da Fortuna. Ela representa um sistema fechado, capaz de efetuar transformações cíclicas ao longo da vida. A Esfinge tem como lema; OUSAR, CALAR, SABER, QUERER,(*) e indica que somente através do desenvolvimento dessas quatro qualidades (ou quatro elementos básicos) pode acontecer a atividade criadora, a materialização. Sábios conselhos esses que a ESFINGE nos transmite e que deveríamos seguir sempre em nossa vida!
[...]
Concluindo, podemos dizer que todo número 1 é indicativo de algo que se inicia, portanto, 2008 será um ano ótimo para iniciar novos projetos de vida. O numero 1 da roda zodiacal é representado pelo signo de Áries [...] um iniciador de novos projetos e um conquistador, como indica a natureza fogosa de Marte, seu regente. Marte é também o regente de 2008, e no sincronismo astral, este será um ano regido por esse planeta.
*

(texto completo)

*
(*) nota- as famosas quatro condições donde emerge a quinta: PODER! muito desejada mas negada a quem não cumpre as quatro primeiras...

*

histórias verdadeiras...



...por esse mundo fora, todos os dias!

A par de muito descaso, maldade e ignorância, há sempre quem possa fazer a diferença positiva

No caso destes dois canitos, eles estavam condenados à morte e alguém os salvou fazendo agora parte de uma verdadeira família

São assim as histórias do rescue site, já com livros editados a conta-las

Para visitar e fazer igual... Ou simplesmente clicar !
*
(cada clique representa uma contribuição alimentar para animais em risco, paga pelos patrocinadores)
*

duo... :-)



Gosto desses dois lindos veteranos juntos -um desaparecido em 2007, exprimindo os seus poderes vocais!

Ficam aqui porque gosto deles e porque são uma expressão de energia feminina e masculina em harmoniosa manifestação e cumplicidade, para além de todas as diferenças...