Saturday, January 19, 2008

comunicar...

Obviamente a imagem nada tem a ver com o texto necessariamente...
No entanto, alma sã em corpo são...

"Sabe o que é Rapport?
É estar em sintonia com alguém
*
Rapport é encontrar a outra pessoa
Onde ela encontra
[...]*
Se a pessoa com quem estamos a conversar costuma mover os olhos para cima, movo o meu braço para cima e pergunto: -"Está a ver o que eu estou a dizer?"
*
Já que a pessoa está exactamente a accionar a sua sensibilidade visual, a minha frase vai captar a sua atenção com grande eficácia.
*
Se um menino na sala de aula, olha para cima quando a professora lhe faz a pergunta é porque ele é visual. A sua mente usará este recurso com frequência, mas se a professora lhe ralhar quando isto acontecer, ele poderá desistir de pensar e tornar-se-á medíocre.
*
Factos como este acontecem com frequência.
*
Fala-se muito de alunos com dificuldade em aprendizagem quando, quase sempre o caso é de dificuldade em ensinar"
*
Este texto de Lair Ribeiro, fala sobre PNA, Programação Neurolinguistica, um assunto muito interessante e mais impactante no dia-a-dia do que se poderia supor...
*

2 comments:

  1. Anonymous12:28:00 am

    Esse assunto dá pano pra manga... uma professora do Theo pediu-me par aleva-lo ao psic+ologo pq ele disse que tinha 3 animais de estimação, um cão e duas girafas... tudo pra elas é hiperatividade... ainda não se aperceberam que o tempo das ditaduras já vão longe... e que as escolas de hoje tem outro tipo de aluno, que não é treinado pra ficar quieto e calado, e sim educado pra ser livre (mas com disciplina, claro...)e criativo... pelo menos o meu é... Juliana

    ReplyDelete
  2. =)
    Juliana, a par de muitos prof.s realmente excepcionais, há outros que precisam de uma reciclagem pessoal e profissional em várias áreas... (lembremos que nos dias de hoje ainda há quem agrida fisicamente os alunos!!! ver por ex.:http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=178109&idCanal=10)
    Aquilo que era banal a duas geraçoes atras e hoje é assumidamente anti-pedagógico ainda não está erradicado.
    Bom domingo,boa segunda!
    ;-)

    ReplyDelete