Wednesday, February 27, 2008

A bittersweet saga of dark and light

em português: Chocolate uma viagem

A Bittersweet Saga of Dark and Light é no original o titulo do livro que estou a ler agora e que se propõem a abordar o tema "chocolate "como penso que nenhum outro o fez até agora...

Pode espreitar-se aqui o início do livro na lingua original

A leitura não está a ser nada menos que... deliciosa! é muito abrangente na abordagem ao tema e ainda não cheguei a meio mas estou encantada

Mort Rosemblum, jornalista e apaixonado por gastronomia alem de dono de um espirito altamente investigativo, segue a pista do cacau e seus mistérios e traz para a ribalta história, tradições e lendas. Do elixir dos deuses tambem se contam as rivalidades e actualidades no mundo de hoje onde se equipara em sofisticação à industria vinícola.

Mort Rosemblum é autor de mais livros sobre gastronomia, por exemplo este

"Hoje, aquelas sementes que fazem lembrar amêndoas a que o grande botânico sueco Lineu chamou Theobroma - "elixir de deuses" - são a base de uma indústria de sessenta mil milhões de dólares. Das mãos dos trabalhadores que as retiram dos frutos nas florestas equatoriais aos requintados chocolatiers que lhes dão a forma de ganaches salpicadas de ouro, o valor de uma semente pode multiplicar-se várias vezes por cem. Mas o seu valor não se mede em dinheiro."

Os arqueólogos dizem que os olmecas, no actual méxico, bebiam chocolate mil anos antes de cristo. São limitados os conhecimentos adquiridos sobre este enigmático povo remoto que deixou de herança deuses de pedra monumentais com testas altas e abauladas, olhos tristes e lábios carnudos. Assombrosas máscaras de jade e outras provas arqueológicas sugerem uma civilização complexa.

Cortés regista uma receita secreta: 700g de cacau, 750g de açucar branco, 2 onças de canela, 15g de pimenta, 15g de cravo-da-índia, 3 sementes de baunilha, 1 mão-cheia de erva-doce, algumas avelãs, almíscar e flores de laranjeira.

O cenário pode ser de uma beleza assombrosa, sob o domínio de monstros imponentes como a erythrina [...] Os bosques dos cacaueiros eram como os bosques dos contos de fadas, escuros, sombrios e frescos. Os frutos do cacaueiro, suspensos de caules grossos e curtos, pareciam frutos de cera a brilhar, verdes, amarelos, vermelhos, carmim e púrpura."

*

No comments:

Post a Comment