Saturday, February 16, 2008

E mais facil deter um rio que a nossa mente...


Há muitas maneiras de meditar, porque a meditação é um estado natural que não se “aprende” (tal como não aprendemos a dormir). Sem duvida, há técnicas que nos podem ajudar a que a mente acalme.

E MAIS FÁCIL DETER UM RIO QUE NOSSA MENTE

Do ponto de vista do Yoga, ensinarei algumas técnicas para principiantes.

- Trata de meditar todos os días na mesma hora e lugar. Faz da meditação um hábito, assim, a mente se centrará máis rápido. Enfoca-te no pensamento "EU DOMINO MINHA MENTE", desta maneira, nos educamos a ser constantes e alcançar nosso propósito.

- Uma das maneiras mais fáceis de meditar, já que há muitas, é sentar-se com a coluna bem erguida, o pescoço em paralelo ao chão e as pernas cruzadas. Pode faze-lo com os olhos abertos ou cerrados, busque um ponto interno ou externo, inale e exale ar muito lentamente.

- O ideal é meditar ao principio durante dez minutos e progressivamente aumentar até chegar a uma hora, tua mente divagará, deixa-a, já que é natural pensar numa coisa e noutra. A mente nunca deixa de pensar, concentra-te em tua respiração, inala profundamente e quando exalares, relaxa todos teus músculos.

- Pensa na tua respiração de forma consciente. Durante uns quatro minutos inala de forma profunda para enviar oxigénio ao teu cérebro, logo exala lentamente mantendo sempre o mesmo ritmo. Expira durante quatro segundos e aspira em quatro segundos, desta maneira regularás tua respiração de forma natural.

- Não permitas que teus olhos vejam ou teus ouvidos escutem, desta maneira perderás a consciência do que te rodeia. Cerra os olhos e concentra-te no que tu queiras pensar, pode ser uma flor, a chama de uma vela, pode ser a imagen de Cristo, de Buda, definitivamente, a imagem que tu queiras evocar está bem

- Se tu pensas num ponto não o mudes quando medites, de contrário, tua mente racional começará a inquietar-se. Sugiro que te concentres no Chacra Ajna que se localiza entre as sobrancelhas (terceiro olho) que nas pessoas mais mentais resulta bastante bem. Pelo contrário, para as pessoas mais sensíveis, é recomendavel o Chacra Anatha que está localizado no centro do coração.
*
( Aprendamos a Meditar do site armoniaentuvida )

*

2 comments:

  1. Anonymous2:16:00 pm

    marian querida
    minha mente é muito forte e caótica, e toda vez que tentei meditar esvaziando-a ou tentando dominar os pensamentos não consegui muita coisa... até aprender outras técnicas... adoro por ex as meditações ativas do osho, com dança, pois envolvem a mente de uma forma cinestésica e uma consciência brota daí... mas minha forma preferida de meditar é a que introduz uma frase ou um mantra regularmente, com algum ritmo, como ondas entre a maré de pensamentos. assim funciona lindamente para mim.
    obrigada pelo post.

    ReplyDelete
  2. querida Célia, ainda bem que encontraste o teu caminho... ja deixei lá a resposta s/ as deusas...
    Beijinhos

    ReplyDelete