Saturday, October 09, 2004

Jacques Derrida



Em Paris, morreu esta sexta feira Jacques Derrida, um dos mais importante filósofos da segunda metade do sec. XX e autor de mais de uma centena de titulos.

Derrida nasceu na Argélia em 1930, lecionou filosofia nas mais prestigiadas universidades francesas e americanas. Na década de 80 criou o Colégio Internacional de Filosofia; palestrou sobre o movimento do pensamento e fez uma vasta reflexão crítica sobre a instituição filosófica, o ensino da matéria e a linguagem.

Era considerado o pensador-filósofo da desconstrução: atravessando todo o tipo de discursos e de saberes, reinventando-os e, ao mesmo tempo, apelando à sua contínua reinvenção.

Esteve em Portugal em 2003, onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Coimbra e assinou o tratado que torna Coimbra cidade-refúgio, vinculada ao Parlamento Internacional dos Escritores; instituição encarregue de ajudar a proteger, através das cidades-refúgio, a vida de escritores ameaçados de morte no mundo todo, e co-fundada por ele em 1993.


No comments:

Post a Comment