Saturday, June 11, 2005

"Eros, o amargo-doce"


Anne Carson

O termo grego eros denota "ausência", "carência", "desejo por aquilo que falta". O amante quer aquilo que não tem. É por definição impossível para ele ter o que deseja se, logo que o tem, já não carece dele

Isto é mais do que um mero jogo de palavras. Existe um dilema no erro que foi considerado fundamental pelos pensadores, de Safo até aos nossos dias. Platão refere-o várias vezes. Quatro dos seus diálogos exploram o que significa dizer que só pode existir desejo por algo que está ausente, que não está a mão, que não está presente, que não está na nossa posse nem no nosso ser: eros implica endeia. Tal como Diotima o afirma no Simposyum, Eros é um bastardo da Riqueza e da Pobreza e sempre em sua casa numa vida de carência…

O desejo humano equilibra-se num eixo de paradoxos, tendo como pólos a ausência e a presença e como energias motoras o amor e o ódio.

*Anne Carson - Eros, o amargo-doce

*Anne Carson é poeta, ensaísta e estudiosa dos clássicos. Ela é diretora do programa de graduação em Letras Clássicas da Universidade McGill, Montreal, Canadá, onde também ensina Latim e Grego. [...]
*

1 comment:

  1. Olá! Eu gostaria muito de ler "Eros, the bittersweet" da Anne Carson, você sabe aonde posso encontrá-lo? Existe alguma edição traduzida para o português ou espanhol?
    Obrigado :)

    ReplyDelete