Tuesday, September 06, 2005

Causa Pública



A Ananda alertou-me para esta causa. Eu deixo algumas das palavras dela e links sobre o assunto; fico desejando que todos os que entrarmos em contacto com esta notícia colaboremos pessoalmente e, também muito importante, a divulguemos

O Governo Chinês vai ser questionado pela ONU sobre o paradeiro do Menino Panchen Lama - Nós Podemos Ajudar! QUEM É O MENINO PANCHEN LAMA? É a segunda mais importante autoridade espiritual logo a seguir a Sua Santidade o Dalai Lama, por isso o Governo Chinês o raptou.

O seu nome é Gedhun Choekyi Nyima.


O QUE LHE ACONTECEU? A 17 de Maio de 1995, então com 6 anos de idade, o menino foi raptado pelo Governo Chinês após ter sido reconhecido por Dalai Lama como sendo uma importante figura no budismo tibetano; figura essa chamada de o "PanchenLama". Depois dessa data ninguém voltou a ver a criança. O Governo chinês sempre negou a visita de organizações internacionais (nomeadamente, Cruz Vermelha e Amnistia Internacional) ao menino. Recentemente o Governo Chinês começou a mostrar no Tibete um outro menino dizendo que é aquele o Panchen Lama, o que não é verdade.


Onde está então Gedhun Choekyi Nyima?

Esta é uma pergunta que devemos fazer. Hoje, passados 10 anos sobre o rapto, em Setembro o Comité da ONU irá novamente questionar o Governo Chinês sobre o paradeiro do menino. Esta é pois uma extraordinária oportunidade para se tentar salvar a criança. Por várias vezes se provou que vidas foram salvas no Tibete e na China devido a pressão internacional. Agindo nesse contexto, a International Campaign for Tibet (ICT) lançou uma campanha na internet para que todos possam enviar uma carta a ONU solicitando que questione o Governo Chinês sobre o paradeiro da criança. Tudo o que precisamos fazer é assinar a carta e enviar sem sair do nosso pc, confortavelmente.

Até dia 19 de Setembro podemos enviar. Aqui

De momento, mais de 40 mil assinaturas foram já recolhidas, o objectivo é conseguir 100 mil antes de19 de Setembro.

Se deseja ajudar na causa tibetana, saiba que em Portugal existe a Songtsen - Casa da Cultura do Tibete

Visite também
*

2 comments:

  1. Muito, muito, muito, muito obrigada por ajudares a divulgar.
    Não estava à espera deste gesto (nem eu me lembrei de pôr no blog) e fiquei realmente contente pela ajuda.
    É bom conhecer pessoas assim!
    Muito obrigada, de coração.
    Beijinhos!

    ReplyDelete
  2. Uma ajudinha mini-mini... mas toda a divulgaçao de causas importantes é útil.
    Beijocas

    ReplyDelete