Friday, September 09, 2005

Help!



Depois da mobilização geral para ajudar as vítimas humanas do tornado Katrina na costa leste dos Estados Unidos, já se vai falando de equipes de socorro também para as vítimas animais.

Se no primeiro caso a sensibilização é geral e imediata, no segundo caso a resposta geral não é consensual... a mentalidade especista* a que tão brilhantemente Peter Singer alude na libertaçao animal, tem raízes fundas e subtis em quase todos nós.

No caso de catástrofes naturais, a salvação imediata e a reconstrução de qualidade de vida para as espécies atingidas são uma prioridade do mais alto grau.

Essa prioridade, no caso de espécies de animais não-humanos, fica com o grau de sensibilidade pessoal dos envolvidos directamente nos salvamentos, situação ainda agravada pela total falta de estruturas e meios para salvamentos direcionados para outras espécies que não a humana.

Os chamados animais domésticos são as maiores vítimas neste tipo de situações por razões óbvias, e os mais esquecidos.

Por isso, várias organizações de activistas dos direitos animais entre as quais a WSPA estão em campo, resgatando e salvando animais domésticos e silvestres.

*mentalidade especista: actualmente considerada quase um sucedâneo da postura racista: a vida das outras espécies vale menos que a da minha espécie.
*

No comments:

Post a Comment