Wednesday, September 21, 2005

step by step...



... se continua a avançar em direcção ao que será o primeiro santuario de animais em Portugal

Fase 1 do “Projecto Santuário”:

ANIMAL aceita terreno como doação ou para compra, a preço reduzido, para instalação do primeiro santuário para animais em Portugal

Se tiver um terreno rural (com área mínima de 15 hectares) que queira doar, ou vender a preço muito reduzido (não superior a 10.000 Euros), à ANIMAL, para instalação do primeiro santuário de animais em Portugal, por favor contacte já a ANIMAL

A criação de um santuário para animais em Portugal é um projecto extremamente necessário e urgente. Como é sabido, sempre que as autoridades precisam de apreender um animal e sempre que alguma associação de protecção dos animais precisa de resgatar um animal em situação de abuso ou perigo, sobretudo nos casos especialmente complexos, como sejam os casos de tráfico de animais exóticos, apreensão de animais de parques zoológicos, circos e espectáculos itinerantes com animais, como carrosséis de póneis, apreensão de animais usados para treinos de combate ou em lutas (cães e galos, sobretudo), apreensão de cães e outros animais usados por pedintes, apreensão e resgate de animais de companhia ou usados em pecuária que sejam vítimas de crueldade e de tratamento inadequado e ilícito, entre muitos outros casos, a falta de um espaço adequado e preparado para receber estes animais constitui quase sempre um obstáculo intransponível. Se se pretende não só corrigir situações ilícitas mas também – e sobretudo – devolver a estes animais a dignidade que merecem e a possibilidade de viverem de forma tranquila e segura, num espaço dedicado a eles, a falta de um santuário é, quase sempre, um factor que impede que esse objectivo seja cumprido. Excepto quando uma associação de protecção dos animais que tenha albergue ou um benemérito particular que tenha condições para isso se oferecem para acolher algum destes animais (capacidade que, considerando o volume de apreensões necessárias, rapidamente se esgota), as autoridades muitas vezes acabam por ter que deixar os animais apreendidos com quem ilicitamente os usou em primeiro lugar, sendo a eutanásia a única alternativa a essa opção que as autoridades habitualmente têm dispoível. As associações de protecção dos animais, por seu turno, muitas vezes têm o alcance da sua intervenção muito limitado por não terem um espaço com as características de um santuário, para onde pudessem enviar animais retirados de situações de grave crueldade. A ANIMAL encontra-se com situações dessas a cada passo, com uma frequência desesperante.

Neste sentido, e dada a urgente e extrema necessidade de que Portugal tenha um santuário para animais, e encontrando-se a ANIMAL, a cada passo, perante situações de crueldade extrema que mal consegue resolver por não ter um santuário onde colocar animais vítimas de violência, esta organização avança agora com a primeira fase do “Projecto Santuário” : a aquisição de um terreno para a instalação/criação do primeiro santuário animal em Portugal.

Assim, a ANIMAL procura, como doação, ou para compra a preço reduzido (cujo valor não exceda os 10.000 Euros), um terreno rural, com uma área total de *pelo menos* 15 hectares, em qualquer região de Portugal Continental, para rápida instalação e criação do primeiro santuário para animais em Portugal.

Se tiver algum terreno com estas características, por favor considere a hipótese de o oferecer à ANIMAL como donativo fundamental para a concretização do “Projecto Santuário”. Alternativamente, se tiver um terreno com estas características e optar por não o doar, por favor considere a hipótese de o vender, por um preço reduzido (que não exceda os 10.000 Euros), à ANIMAL, para a concretização do “Projecto Santuário”. Por favor, apresente a sua
oferta/proposta à ANIMAL, através de projectosantuario@animal.org.pt. Por favor, tenha em consideração que a instalação e criação do santuário exigirão avultados meios financeiros, pelo que é muito importante que a ANIMAL gaste o menos possível na aquisição do terreno para o santuário. Cada cêntimo disponível para este projecto deverá ser aplicado da maneira mais eficiente possível para proteger os animais que serão recolhidos no santuário.

Lembre-se: ao contribuir para a criação deste santuário, terá um papel decisivo para ajudar centenas de animais, desde leões a cães, ovelhas ou galinhas, cavalos e gatos, babuínos e zebras, entre animais de muitas outras espécies, a passarem de uma vida miserável de abuso constante, sofrimento e angústia para uma vida segura e tranquila, num espaço dedicado a eles, onde sejam acarinhados, recuperados e protegidos com o objectivo único de fazer com que sejam felizes. E, para a ANIMAL, conseguir fazer com que animais infelizes passem a ter uma vida digna e feliz vale todos os esforços… Contamos consigo para nos ajudar a ajudar e proteger animais em situações de risco e abuso extremo.

*

3 comments:

  1. Muito boa essa ideia. Pena ninguém divulgar isso. Geralmente só leio sobre o assunto aqui... As TV's e os jornais não falam do assunto.
    Pois não?
    Beijinho!

    ReplyDelete
  2. Anonymous4:39:00 am

    Acredito, sim, que vão aparecer várias propostas, pois é imenso o nº de pessoas sensibilizadas nesse sentido. Fico feliz qdo aparece no noticiário de tv alguma vítima animal e chovem dezenas de pessoas interessadas...

    ReplyDelete
  3. É mesmo uma questão de aumentar a divulgação... acho que a comunicação social poderia ter um papel muito mais activo e fundamental para aumentar a consciência social sobre o assunto.
    Enquanto não, teremos que 'frequentar' os sites que se dedicam a 100% ao tema como a Animal e outros para acompanhar as novidades.
    Beijos

    ReplyDelete