Tuesday, September 13, 2005

Outro livro



Estou a ler -e a gostar, de Ética Prática de Peter Singer; aborda questões incontornáveis muito actuais com a habitual objectividade: eutanásia, aborto, fome no mundo, refugiados, a questão dos animais não-humanos e ética e meio ambiente.

Há mais aspectos analisados e logo no início ficamos a saber que na Alemanha não foi ponto pacífico apresentar algumas das ideias que o livro aborda e debate, nomeadamente a questão da eutanásia e do especismo, tendo sido canceladas palestras.

A propósito de tal, Peter Singer diz no início do livro:

... fica claro que não existe caminho de volta. Por razões que serão apresentadas e desenvolvidas nos capítulos seguintes, a proibição de quaisquer comparações entre as espécies seria filosóficamente indefensável. Além disso, tornaria impossível superar os males que estamos fazendo agora a animais não-humanos e reforçaria atitudes que tem causado um dano imenso e irreparável ao meio ambiente deste planeta que compartilhamos com membros de outras espécies.

Portanto não abri mão das ideias que provocaram tanta controvérsia nos países de língua alemã. Se elas tem os seus perigos, são ainda maiores os perigos acarretados pela tentativa de manter os actuais tabus, que se estão esfacelando.
*

2 comments:

  1. ai, eu consegui fugir a esse livre na cadeira de ética. Nunca o li por medo (sim, eu confesso!). É muito complicado.
    Deixa-me avisar os teus leitores: é de ficar com os cabelos todos brancos. :):):):)

    Ainda bem que estás a gostar. É um tema super interessante. Ética era uma disciplina que eu adorava.
    Beijinho enorme!

    ReplyDelete
  2. Continuo a gostar muitíssimo da leitura do livro, Ananda... só não acabei porque ando a ler outros 2 (yesss!) e tudo com tempo meio escasso!
    Espero que o meu cérebro não dê um nó!
    ;))
    Muitos beijinhos,linda

    ReplyDelete