Saturday, March 18, 2006

Alma Lusa


Portugal Astrológico - O Mito e o Destino
de Maria Flávia de Monsaraz

[...]Tudo nasceu
de uma Intenção Inteligente, Criativa,
anterior à Manifestação.
Logos, o Projecto Cósmico,
podemos defini-lo como
o Poder do Princípio Criativo
com Significado.
Assim, tudo o que se manifesta
e se move
segundo Leis Eternas,
tem uma Intenção, um Propósito,
uma razão de Ser e Vir-a-Ser.
Um "meaning",
um objectivo ou
sentido de vida.
Algo para que tende toda a Evolução.

[...]
tenham sempre esta cons-ciência: subjacente a tudo o que é visível,
existe uma intenção invisível,
Primordial, Transcendente,
[...]
Projecto Omni-abrangente e Universal:

a ascensão da Vida na Matéria.

(Excerto de texto de M. Flavia Monsaras)


*
De há muito tempo se sabe, entre os astrólogos, que o signo de Portugal é Peixes; mas cumpre-nos averiguar isto outra vez, e ver qual o grau de Pisces que ascende em Portugal e prepara o seu destino.

FERNANDO PESSOA, (o poeta tambem se dedicou profundamente à astrologia)

*

[...]

Portugal, o país mais ocidental da Europa, com grandes tradições de emigração e desejos de evasão para o exterior, quer na procura de aventura e novidade, quer na descoberta de novos conhecimentos, apesar de periférico no seu próprio continente, é um campo onde conflui um grande número de tendências que, no fundo, criam uma visão ampla, mas muitas vezes confusa e desorganizada do Mundo.


Por isso, é um ambiente propício à fusão cultural, à miscigenação, ao desenvolvimento de brandos costumes e de solidariedade social, mas também da permissividade, da indiferenciação, da confusão, da figura do "Velho do Restelo" e da intolerância. Esta, todavia, pode manifestar-se de forma subtil como malícia, inveja, jogos de bastidor, poder, etc.. Desse caldeamento e dessa fermentação emocional podem resultar a compaixão, a tolerância, a poesia e a música, mas também a depressão, o desespero e os sentimentos egocêntricos de despeito e de vingança, que nem sempre chegam a vias de facto, porque sentimentos contraditórios de outra natureza se misturam com esses.


Aquilo que no fundo é uma riqueza cultural, pela sua diversidade e complexidade, pode converter-se numa fonte de dispersão, inconstância, instabilidade e erosão. Daí que para levar a cabo qualquer projecto seja necessário, da parte do autor, uma insistência e uma persistência notáveis, porque se torna necessário vencer todo o tipo de burocracias e indefinições do sistema. Só em momentos de grande emoção que criam o sentimento de unidade nacional é que essas resistências tendem a ser colectivamente ultrapassadas como por exemplo no 25 de Abril de 1974 ou no desfecho mais recente da causa de Timor. Contudo, pela complexidade das influências culturais e outras e pela grande abertura ao exterior, até mesmo os grandes momentos efusivos de unidade pública são rapidamente absorvidos na avalanche de outros problemas, que entretanto emergem

Um Olhar sobre a Evolução Individual em Portugal

Palestrante: José Luís Santos

*

No comments:

Post a Comment