Thursday, January 11, 2007

Gosto destes mistérios... :-)


imagem (e música...)

Vi nas notícias e gostei do desafio de mais uma provável descoberta da ciência...

"Esqueleto do Universo"
Cientistas fazem mapa de matéria invisível


Quando pensamos no Universo, pensamos num infinito de corpos celestes: planetas e estrelas a flutuar num espaço negro, vazio e gigantesco. Mas os cientistas andam à procura do que é que segura os corpos no universo e os impede de cair nas profundezas desse espaço.

Já têm uma resposta parcial e fizeram um mapa para a explicar: o que segura estes corpos celestes é matéria invisível.

Como fazer um mapa de uma coisa que não se vê? Passamos a materia invisível a cinzento para se ver a sua localização, algures no cosmos a segurar os objectos no seu interior

O vento não se vê, mas sente-se. Ora, esta matéria é invisível mas sente-se de duas duas maneiras. Em primeiro lugar: distorce a luz emitida pelos corpos celestes próximos - aqui os raios reflectidos por um corpo celeste são desviados pela matéria invisível, e em segundo lugar: afecta a rotação dos corpos celeste com o seu efeito de gravidade.

Se este planeta está em órbita doutro e se desvia da órbita é porque a matéria invisível interferiu e é assim que se sabe que lá está. E é ela, invisível, com a sua força de gravidade, que mantém o Universo no lugar e constitui o seu esqueleto. Falta agora descobrir o que segura o esqueleto.

daqui
*

2 comments:

  1. Bem, tanta informação que está aqui nestes posts todos. :D Excelente!
    Vou ter de passar várias vezes para ler tudo.
    Beijinhos grandes!

    ReplyDelete
  2. Sou uma apaixonada por informação, Dawa! ;D
    Um bom fim de semana para ti

    ReplyDelete