Wednesday, May 18, 2011

a propósito de pequenas coisas muito importantes
















Fornecer água a um ser vivo é sempre muito importante. Sem água não há vida. Nesta parte do mundo começa o verão e nessa altura a água torna-se ainda mais indispensável.

Vale a pena fornecermos água sempre limpa a qualquer ser vivo que precise dela. É um acto pró-vida. Estou a pensar em animais na cidade ou fora dela, em colónias ou pelas ruas e recantos mais discretos. Gatos, cães, mas também outros. Nos campos encontramos cavalos e animais de pastoreio. Por vezes amarrados. Quem os amarrou esquece que eles precisam de água. Que precisam de tudo.

Estou também a pensar em plantas. Em muitos lugares esquecem-se, incrivelmente, de as regar

Já vi escritórios cheios de gente que pega nos seus corpos várias vezes ao dia para ir tomar a bebida que lhe apetece enquanto as plantas definham ao seu lado por algo tão simples, básico e fácil de dar como água...

Há quem diga encolhendo os ombros "não é trabalho meu..." e volta tranquilamente ao seu trabalho.

Será que custa muito ter empatia com a vida? Ou estaremos todos a ficar autistas emocionais? cegos e surdos perante a vida que habita o corpo ao lado, talvez até noutra espécie mas que é tão vida e com tanto direito como a nossa?

Creio sem sombra de duvida que a medida da nossa cegueira para com as outras formas de vida é a medida exacta da nossa cegueira para connosco próprios.

Este post surgiu da necessidade de alertar para que fornecendo água limpa, estamos a favorecer a vida sem praticamente esforço nenhum da nossa parte e foi inspirado na leitura do alerta com a figura acima neste blog:

...a época do verão é particularmente dificil para os animais na rua. Sejam gatos ou cães.
Água. A preciosa água...
Será uma grande ajuda se colocarmos perto da nossa casa uma taça de água e importante, renová-la periodicamente.
Um garrafão cortado a metade, não demasiado alto para que os gatinhos também possam beber...


No comments:

Post a Comment