Friday, December 31, 2004
Thursday, December 30, 2004
Animação
Animação engraçada.
Vá clicando para descobrir umas coisas...
Se clikar na escala em cima á direita, o cenário muda.
Tem som!
Vá clicando para descobrir umas coisas...
Se clikar na escala em cima á direita, o cenário muda.
Tem som!
Solidariedade Ásia
Recebi do Relatório Alfa: Como ajudar aos atingidos pelo maremoto na Ásia - informação do Portal Terra
Site da Cruz Vermelha Portuguesa
Wednesday, December 29, 2004
Bruno Bozzetto
Animações super divertidas e sagazes!...
Visite o site também!
Não esqueça de ligar as colunas... música de Roberto Frattini
Visite o site também!
Não esqueça de ligar as colunas... música de Roberto Frattini
“A gente se vê, na Terra Pura”
A mente de lua cheia iluminada amanhece,compreendemos que a Terra Pura está e sempre esteve em nosso próprio coração,mas que devido ao véu do apego a si mesmo e da ignorância,visões comuns e pensamentos comuns,ou simplesmente não conseguíamos vê-la,ou estávamos procurando-a no lugar errado...
Mais...
UMA ORAÇÃO DA PRESENÇA
Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalente o ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.
Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.
Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.
Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.
Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa e celebre o encanto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível tocando o centro do teu ser eterno.
Que um suave acalanto te acompanhe, na Terra ou no Espaço, e por onde quer que o Imanente Invisível leve o teu viver.
Que o teu coração sinta A PRESENÇA SECRETA DO INEFÁVEL!
Que os teus pensamentos, os teus amores, o teu viver, e a tua passagem pela vida sejam sempre abençoados por aquele AMOR QUE AMA SEM NOME.
Aquele Amor que não se explica, só se sente.
Que esse Amor seja o teu acalanto secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
Que esse Amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração, e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da PRESENÇA que está em ti e em todos os seres.
Que o teu viver seja pleno de PAZ E LUZ
"O espírito não nasce nem morre, só entra e sai dos corpos perecíveis.
Que água poderá molhá-lo?
Que fogo poderá queimar o imperecível?
Que arma poderá ferir o eterno"?
- Bhagava Gita -
(Ensinamentos de Krishna para o seu arqueiro-discípulo Arjuna)
Veio daqui
Tuesday, December 28, 2004
Ferramentas para "fazer" nosso auto-retrato!
Aí
Ferramentas para fazer fácil o nosso retrato ou de outras pessoas...
Descobri no Aldo Novak no título Como ter "você" em desenho, seu Avatar ou Mangá!
(se clikar verá aumentado)
Monday, December 27, 2004
Tsunami -podia ter sido diminuido o seu efeito?
Tsunami
Numa altura em que a comunicação social fala de cerca de 25 000 vidas perdidas no sismo ocorrido no sudeste asiático, admitindo que pode vir a chegar a 100 000, só penso numa coisa: não era de esperar que numa zona do mundo que já não é a primeira vez que se torna palco de tragédias semelhantes, estivesse montado um sistema eficaz e sobretudo rápido para dar imediato alerta e fuga da zona costeira na sequência de um maremoto?!
Dizem os especialistas que decorre um espaço de tempo desde o maremoto até ao efeito que produz nas águas -o tsunami (grande responsável pela maior percentagem de vítimas), que seria suficiente para o alarme ser dado de modo planeado e terem sido salvas muitas das vidas que pereceram.
Lembro-me do uso de sirenes da segunda grande guerra avisando a aproximação de aviões para bombardear Londres e consequente recolha aos abrigos... Não seria justificável o uso de algo do género devidamente convencionado e divulgado na população, que no menor espaço de tempo desse o conhecimento geral para evacuar tudo o que vivesse da proximidade da água?
Sobre mega-tsunamis - uma realidade que qualquer zona costeira em qualquer ponto do mundo deve encarar e prevenir maximamente.
Acompanhando as imagens da situação actual nas zonas costeiras atingidas na Ásia
Sunday, December 26, 2004
Animais X emoções
Do mesmo autor de Cães Não Mentem Quando Amam: Jeffrey Moussaieff Masson e Susan McCarthy
Animais sentem emoções? Choram, sentem raiva, amor e ódio? Baseado em estudos científicos e em pesquisas cheias de histórias engraçadas e comoventes, este livro extraordinário - verdadeiro bestseller nos Estados Unidos - mostra a profundidade com que os animais experimentam emoções, estejam no cativeiro ou na vida selvagem. Embora tenha sido escrita por cientistas, a linguaguem clara e simples torna-o acessível não só para os que estudam as emoções dos bichos, mas também para qualquer um que possua em casa um animalzinho de estimação, seja cão, tartaruga, papagaio ou gato. Um livro maravilhoso.
(Não podia deixar de aproveitar "a boleia" dada pelo link do livro de Oliver Stone no post abaixo, para mostrar este livro...)
Filme
Embora já estivesse para ver Alexandre o Grande, de Oliver Stone desde a estreia, só por estes dias arranjei tempo para tal.
Gosto de Oliver Stone como realizador; a maioria das críticas que lí sobre o filme são pouco benévolas, e no entanto na minha opinião os actores não tem um desempenho genial mas satisfazem perfeitamente o objectivo, gosto de filmes de época se tiverem padrões de qualidade, e ao contrário de muita gente achei que a música de Vangelis assentava muito bem.
Balanço final: gostei bastante.
O realizador Oliver Stone é daquelas pessoas com percursos de vida e experiências profissionais múltiplas: Trabalhou como professor no Vietname, foi marinheiro da marinha mercante, taxista, mensageiro, ajudante de produção e comercial de uma produtora desportiva, na cidade de Nova York.
Prestou serviço na infantaria do exército no Vietname em 1967-68.
Depois de voltar do Vietname, completou estudos universitários na New York University Film School em 1971.
Ganhou três Óscares como guionista de O Expresso da Meia-Noite e como director de Nascido a Quatro de Julho.
Teve muitos mais prémios, nomeadamente três Golden Globe como director de Platoon, Nascido a Quatro de Julho e JFK; foi nomeado Melhor Director por Assassinos Natos e como co-guionista de Nixon.
Publicou A Childs Night Dream em 1997, com a editorial St. Martins Press, uma criação literária com traços autobiográficos.
Saturday, December 25, 2004
Balancinho...
A minha ceia vegetariana foi um sucesso!
Modéstia à parte estava com sabor/apresentação excelente.
Só acho o nome meio tonto: Bacalhau Vegetariano... Tenho que pensar num nome melhor.
Estou encantada com um livrinho de decoração que ganhei extra presentes-de-natal.
Fiquei deliciada com o conteúdo mal o vi, chama-se Paris Style, tem belas fotos de exteriores, de interiores e de charming details
Deidi Von Schaewen é o fotógrafo; Taschen a editora, com livros de decoração de várias partes do mundo.
Friday, December 24, 2004
Últimas compras
Últimas compras: livros na Fnac do Chiado.
Banho de multidão e também alguns livros que me deu vontade trazer e aumentar a lista dos para ler a ficarem só na vontade (para já): Robhalde de Hermann Hesse, Palácio da Lua de Paul Auster, A Filha de Galileu, de Dava Sobel, alguns livros de Boris Vian e Posso entrar? - 30 histórias com animais de diversos autores, organizado e ilustrado por Graça Marto.
Circe e outras deusas
Arte de Jessica Galbreth
No poema épico de Homero, a Odisséia, Circe é apresentada como a "deusa poderosa e sagaz" que vive numa ilha.
Mesmo nos tempos mais sombrios de culturas que sobre-valorizavam o aspecto masculino, foi sempre necessário ao equílibrio dos arquétipos da humanidade as figuras de deusas que representassem o poder no feminino.
Na Mitologia Grega temos: SELENE - uma bela virgem, favorece o amor entre irmãos. ARTEMIS - uma guerreira, ajuda nas lutas da vida. HÉCATE - uma maga, ajuda a vencer e a fazer magia. DEMETER - deusa da colheita. CIBELE - deusa da natureza. AFRODITE - deusa do amor. Na Mitologia Romana temos: CERES - deusa da colheita e dos cereais. DIANA - deusa da caça. VÊNUS - deusa do amor. JUNO - protetora dos partos e casamentos. ATENAS - protetora das ciências. MINERVA - deusa da liberdade e da proteção. Outras mitologias: HINDU - há duas entidades para a Lua, SHIVA e sua esposa SHAKTI; outra esposa, PARVATI, também é venerada. Há um panteão de deusas. EGÍPCIA - o culto à deusa ÍSIS, que trazia a fertilidade do Nilo; BASTET, a deusa gata. BRASILEIRA - a Lua é JACI, mãe dos frutos. Outras deusas: ASTARTE - da Babilônia, magia, sexo, vitória. BRIGIT - da cultura Celta, renovação, cura, prosperidade. CERRIDWEN - deusa Celta. CIRCE - deusa grega da Lua Nova. GAIA - deusa da Terra, da Grécia. HATHOR - deusa egípcia, deusa maternal. HERA - deusa grega da terra. HUITACA - deusa sulamericana, dos sonhos. IEMANJÁ - deusa do mar no candomblé africano. ISHTAR - deusa da Mesopotâmia, guerreira, celebrada na Lua Cheia. IXCHEL - deusa Maia do arco-íris, protege a gravidez. KALI - deusa da vida, indiana. KORE - deusa lunar tríplice. LAKSHIMI - deusa hindu do amor e da beleza. LILITH - deusa dos hebreus, demoníaca e maga. LUNA - a deusa amante da Lua Cheia dos romanos. MANAT - deusa lunar do karma para os árabes. MARI - deusa síria, do mar e da Lua. MORGANA - maga dos mitos arturianos. NANA - deusa nórdica da terra e do amor. NANÃ - deusa do barro, africana. NEMESIS - Lua Nova para os gregos. OXUM - deusa da água doce, africana. OYA ou IANSÃ - deusa Yorubá, africana, deusa dos ventos. PELE - deusa havaiana. SHING-MOO - deusa lumar chinesa. SIN - deusa lunar da Mesopotâmia, pré-bíblica. TANIT - deusa lunar dos fenícios. URSALA - deusa lunar eslava e russa. WAHINI-HAI - deusa lunar da Polinésia. XOCHIQUETZAL - deusa lunar asteca.
Thursday, December 23, 2004
Interessante para visitar
Religião versus ateísmo aqui
Com uma busca de A-Z de resumos para as várias religiões no mundo - coluna direita, em cima.
Tuesday, December 21, 2004
Natal sem crueldade
Aqui, receitas vegan (descarregar o Fanzine de Receitas Vegetarianas) e muito mais.
Bacalhau vegetariano
Ingredientes:
½ kg de batatas
200g de repolho
300g de soja em cubos
1 pimento médio
2 cebolas médias
coentros q.b
200ml de natas de soja
200ml de leite de coco
½ copo de leite de soja
100g de azeitonas pretas
sal q.b. azeite q.b
E para sobremesa:
Tronco nevado
Ingredientes:
100g de castanhas
80g de tofu
80g de amêndoas moídas
200g de avelãs moídas
150g de açúcar mascavo
4 fatias de pão integral
100g de farinha de alfarroba
150g de natas de soja
Realidade: Femícidio
... violência emanada de mulheres contra mulheres ou com o seu consentimento, sendo que uma parte destas manifestações de violência estão estreitamente ligados ao baixo estatuto simbólico e social das mulheres.
É o caso dos abortos selectivos dos fetos femininos, da eliminação de meninas (prática muito frequente na China, na Índia e na Coreia), das mutilações genitais em África, do assassínio de noivas na Índia, devido ao dote matrimonial e das redes de prostituição infantil e de mulheres adultas, nacionais, europeias e intercontinentais algumas das quais geridas por mulheres.
... o femícideo abrange actualmente novas formas, mais subtis, iniciando-se dentro do ventre das mães. Na China, onde vigora a política do filho único, dado que os casais [por condicionamento cultural] preferem ter rapazes, é frequente os fetos femininos serem abortados. São identificados devido à expansão da técnica da ecografia durante a gravidez.
Já há assim um défice de 38 milhões de mulheres na população. Estes dados também vêm referidos no Relatório Coomaraswamy.
Na Índia, o programa de planeamento familiar não é tão impositivo. Mas os casais também preferem ter rapazes, porque de acordo com a tradição e os costumes, uma rapariga quando casa tem de levar um dote, o que representa um encargo económico pesado para família. Neste país faltam 30 milhões de mulheres. Numa só clínica de Bombaim realizaram-se, em 1984, 8000 abortos dos quais 7999 eram fetos femininos.
Em ambos estes países, mas igualmente noutros países asiáticos, também é comum o infanticídio ou abandono dos bebés do sexo feminino no momento do parto.
...Outras formas ainda mais subtis de violência, mas igualmente mortíferas, são os menores cuidados nutricionais, emocionais e de saúde em geral prestados ás meninas.
No prolongamento destes femícideos, confrontamo-nos, com os números de mulheres já casadas assassinadas na Índia nos últimos anos, pelo marido ou respectiva família (muitas vezes com a conivência da sogra) devido a questões de dote.
Segundo Coomaraswamy, entre 1991 e 1993 registaram-se 11 259 destes assassínios. Outro dado é fornecido pela UNICEF de 1997, segundo o qual são assassinadas mais de 5000 mulheres indianas por ano por aqueles motivos. Acrescenta que são muito poucos os arguidos por este tipo de assassínio.
Do livro de Ana Vicente - Os Poderes das Mulheres Os Poderes dos Homens
A Drª. Radhika Coomaraswamy está envolvida na defesa dos direitos da mulher no mundo e tem desenvolvido várias acções no sentido de consciencializar a opinião pública mundial dessa realidade.
Monday, December 20, 2004
Maneki Neko
Este é o Maneki Neko, da numerosa família dos Maneki Nekos...
Acontece que ha Maneki Neko para tudo: Luck -acima, Health, Love, Wealth, Sweet Dreams e muitos mais.
Confira aqui no actioncat.com, uma graça de site com muita escolha de cartões virtuais.
Então...
...mais um Natal...
Se vale desejar em tempos de receptividade acrescida, e vale sempre desejar, na minha opinião, desejo ao mundo inteiro mais consciência positiva.
É, isso mesmo, mais consciência positiva.
Mais consciência positiva para ver para além das aparências, para ver com tolerância sem deixar de combater de modo construtivo o que está errado e limita liberdades de ser, estar e expressar.
Para melhorar em todos os sentidos a convivência entre todos os habitantes do planeta terra, para não esquecer que animais, plantas, minerais ou qualquer outra manifestação de energia são tudo vertentes da mesma coisa e em última análise somostodosum, talvez a nossa grande alienação seja a ilusão da separação.
Para que haja a coragem e o esforço de construir em cada dia o mundo com o melhor de nós, eu sei, nem sempre é fácil, mas é o único e acredito, inevitável, caminho.
Saturday, December 18, 2004
Exercício de imaginação
Olha o que voce pode fazer aqui: montar um relógio a seu gosto entre os elementos disponíveis e adquirir online!
Encontrei na mariaflor, um blog cheio de boas ideias.
Friday, December 17, 2004
The Beuthy Myth
Após uma breve abordagem para situar a questão, Naomi Wolf faz um exaustivo estudo sobre O mito da beleza, nas vertentes de trabalho, cultura, religião, sexo e violência. O livro termina com um último capítulo: Para além do mito da beleza.
A "formatação" das pessoas de sexo feminino, pelos meios institucionais de influência social e pessoal, que visam produzir seres extremamente imaturos do ponto de vista emocional, que só se reconhecem e auto legitimam sob a aprovação do olhar alheio e o buscam incessantemente a qualquer preço, tem na sua origem mecanismos de poder político e económico.
Embora não possa dizer que me tenha dado novidades em termos absolutos, reconheço-lhe o mérito de me ter estruturado alguns conhecimentos e percepções, além de que tem uma extensa bibliografia e referências.
Para quem não tenha lido, aí está uma sugestão muito válida de leitura.
O Mito Da Beleza foi escrito no início da década de noventa.
Thursday, December 16, 2004
INICIAÇÃO
Não dormes sob os ciprestes
Pois não há sono no mundo.
O Corpo é a sombra das vestes
Que encobrem teu ser profundo.
Vem a noite, que é a morte,
E a sombra acabou sem ser,
Vais na noite só recorte,
Igual a ti sem querer.
Mas na Estalagem do Assombro
Tiram-te os Anjos a capa.
Segues sem capa no ombro,
Com o pouco que te tapa.
Então os Arcanjos da Estrada
Despem-te e deixam-te nú.
Não tens vestes, não tens nada:
Tens só teu corpo, que és tu.
Por fim, na funda caverna,
Os deuses despem-te mais.
Teu corpo cessa, alma externa,
Mas vês que são teus iguais.
A sombra das tuas vestes
Ficou entre nós na sorte.
Não estás morto, entre ciprestes.
Neófito, não há morte.
Fernando Pessoa
Pois não há sono no mundo.
O Corpo é a sombra das vestes
Que encobrem teu ser profundo.
Vem a noite, que é a morte,
E a sombra acabou sem ser,
Vais na noite só recorte,
Igual a ti sem querer.
Mas na Estalagem do Assombro
Tiram-te os Anjos a capa.
Segues sem capa no ombro,
Com o pouco que te tapa.
Então os Arcanjos da Estrada
Despem-te e deixam-te nú.
Não tens vestes, não tens nada:
Tens só teu corpo, que és tu.
Por fim, na funda caverna,
Os deuses despem-te mais.
Teu corpo cessa, alma externa,
Mas vês que são teus iguais.
A sombra das tuas vestes
Ficou entre nós na sorte.
Não estás morto, entre ciprestes.
Neófito, não há morte.
Fernando Pessoa
Wednesday, December 15, 2004
A propósito da famosa teoria da conspiração...
Percebo que está na moda... de repudiar toda e qualquer ideia de uma conspiração masculina na opressão das mulheres...
Concordo com as palavras de William Lloyd Garrison: "Quanto a mim, não estou preparada para respeitar essa filosofia. Acredito no pecado, portanto num pecador; no roubo, portanto num ladrão; na escravidão, portanto num senhor de escravos; no mal, portanto num malfeitor."
Ann Jones
A economista Marilyn Waring concorda que "os homens não vão renunciar facilmente a um sistema em que a metade da população do mundo trabalha por quase nada" e reconhece que, "exactamente porque essa metade trabalha por tão pouco, pode não lhe restar qualquer energia para lutar por seja lá o que for"
Do livro "O Mito Da Beleza" de Naomi Wolf
Concordo com as palavras de William Lloyd Garrison: "Quanto a mim, não estou preparada para respeitar essa filosofia. Acredito no pecado, portanto num pecador; no roubo, portanto num ladrão; na escravidão, portanto num senhor de escravos; no mal, portanto num malfeitor."
Ann Jones
A economista Marilyn Waring concorda que "os homens não vão renunciar facilmente a um sistema em que a metade da população do mundo trabalha por quase nada" e reconhece que, "exactamente porque essa metade trabalha por tão pouco, pode não lhe restar qualquer energia para lutar por seja lá o que for"
Do livro "O Mito Da Beleza" de Naomi Wolf
Tuesday, December 14, 2004
Realidades...
Monday, December 13, 2004
Adoro estes assuntos!
Numa linguagem fácil que explica conceitos geralmente herméticos para a maioria das pessoas, sobre questões de matéria e energia no espaço interestrelar, Kitty Ferguson desvenda os últimos conhecimentos da ciência.
Ela é autora de vários livros sobre o assunto: Prisons of Light: Black Holes; The Fire in the Equations: Science, Religion, and the Search for God; Quest for a Theory of Everything...
O engraçado desta autora é que ela tem uma formação académica completamente vocacionada para a área musical com uma licenciatura e mestrado na Juilliard School de Nova Iorque.
Segundo se conta o fascínio pelo cosmos existia na infância e nas conversas com o pai sobre esses assuntos que abandonou ao optar pela orientação musical.
Só anos mais tarde retomou o antigo interesse, a ponto de abandonar a música e se dedicar por completo á carreira de escritora: chegou a colaborar com Stephen Hawking (Stephen Hawking: Quest for a Theory of Everything) um bestseller no início da década de 90 traduzido para 15 línguas.
Sunday, December 12, 2004
Musicoterapia - outros casos
Para obter efeito analgésico e anestésico em cirurgias, segundo a experiência da Dra. Sara K. Makler:
Estrela Noturna e Murmúrio no bosque, de Wagner;
Clair de Lune, de Debussy;
Sonata ao Luar, de Beethoven. (primeiros movimentos)
Para combater o stress e doenças correlatas:
Traumergi, de Schumann;
Clair de Lune, de Debussy;
Melancolia Matinal, da Suite Peer Gynt, de Grieg;
Canção da Estrela da Tarde, do Tannhauser, de Wagner;
Estudo Opus 10, Nº 3, de Chopin.
Serenata, de Schubert;
Hino ao Sol, de Rimsky-Korsakov;
Sonho de Amor, de Liszt;
O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky;
Largo, do Xerxes, de Haendel.
Informações acima retiradas deste Espaço Holístico
A música, é ponto pacífico, é um meio poderoso de intervir nas emoções e eventualmente melhorá-las.
Numerosos estudos tem sido desenvolvidos nesse sentido, abrangendo o ser humano e várias espécies animais.
A música clássica é indicada, entre outras, para desempenhar um papel equilibrante nas emoções.
Outros tipos de música também podem ter um lugar importante, a étnica por exemplo, e, porque não, a electrónica.
Cada instrumento musical tem suas próprias competências: nas terapias alternativas com chacras, o som de tambor é usado para trabalhar a auto segurança e sobrevivência inerentes ao bom funcionamento desse chacra.
Musicoterapia - harmonizando
(Produzir harmonia, equilíbrio emocional e mental)
Consolação Nº 3, de Liszt;
Noturno, de Rimsky-Korsakov;
Sonata ao Luar, de Beethoven;
Canção Noturna, de Schumann;
Trio em Dó Menor, segundo movimento, de Chopin.
(Estimular a energia vital)
Marcha Eslava, de Tchaikovsky;
Marcha da Festa, do Tannhauser, de Wagner;
Marcha Fúnebre para uma Marionete, de Gounod;
Marcha Rakruzky, de Berlioz;
Marcha Triunfal, da ópera Alda, de Verdi.
(Para favorecer a profunda tranqüilidade, interiorização e a meditação)
Concerto Nº 2 para piano, de Rachmaninov (último movimento);
Concerto em Lá Menor, para piano, de Grieg (primeiro movimento);
Concerto Nº 1 para piano, de Tchaikovsky ( primeiro movimento);
Ave Maria, de Schubert;
Rêviere, de Schumann;
Canção da Índia, de Rimsky-Korsakov;
Suite em Ré Maior, de Bach
Saturday, December 11, 2004
Musicoterapia
Para sentimentos agitados...
(Ambientes tumultuados)
Sonho, de Debussy;
Tema de Amor da Abertura de Romeu e Julieta, de Tchaikovsky;
Pavana para uma infanta defunta, de Ravel;
Morte do Amor, de Tristão e Isolda, de Wagner;
Dia de Esponsales en Troldhausen, (Noturno), de Grieg;
Noturno para cordas, de Borodin;
Variação Nº 18 sobre um tema de Paganini, de Rachmaninov
(Combater a ansiedade)
Barcarola (dos Contos Musicais), de Offenbach;
Dança Polovetsiana, de Borodin;
Os 4 Improvisos, de Chopin;
Canção Sem Palavras, Andante Cantabile, Primeiro Quarteto Para Cordas em Ré, de Tchaikovsky;
Sonho de uma Noite de Verão, de Mendelssohn;
Ária para a Quarta Corda, de Bach.
(Insônia, tensão e nervosismo)
Canção da Primavera, de Mendelssohn;
Sonata ao Luar, de Beethoven (primeiros movimentos);
Valsa Nº 15, em Lá Bemol, de Brahms;
Sonho de Amor, de Liszt;
Movimentos Musicais Nº 3, de Schubert.
(Liberação e dissipação da raiva)
Egmont Overture, de Beethoven;
Sinfonia Nº 5 (último movimento), de Tchaikovsky;
Sinfonia Nº 3 (órgão, último movimento), de Saint Saens;
A Cavalgada das Valquírias, de Wagner.
* * * * * * * * *
Depressão e sentimentos negativos...
(Pessoas de caráter pessimista)
Abertura do Guilherme Tell, de Rossini (parte final);
Carmen, de Bizet (parte final);
Abertura 1812, de Tchaikovsky;
Mestres Cantores, de Wagner (abertura);
Valquírias, de Wagner (abertura);
Dança Húngara Nº 5, de Brahms;
Bacanal, de Sansão e Dalila, de Strauss;
Dança dos Comediantes de A Noiva Vendida, de Smetana;
Bolero, de Ravel;
Lohengrin, de Wagner (Prelúdio do terceiro ato);
Dança de Anitre, da Suite Peer Gynt, de Grieg.
(Combater a depressão e o medo excessivo)
Sonho de Amor, de Liszt;
Serenata, de Schubert;
Guilherme Tell (abertura), de Rossini;
Noturno, Opus 48, de Chopin;
Chacona, de Bach.
Friday, December 10, 2004
Pensamentos
Onde Deus lhe plantou, é aí que deve dar flores.
Provérbio canadense
Antes censurar abertamente do que odiar em silêncio.
Provérbio árabe
O que torna belo o deserto é que ele esconde um poço em algum lugar.
Saint-Exupéry - escritor
"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor.
Madre Teresa de Calcutá - missionária
"Meço o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu próprio eu"
Albert Einstein - cientista
"O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes, é a oportunidade."
Victor Hugo - escritor
"Amigo: alguém que sabe de tudo a teu respeito e gosta de ti assim mesmo."
Elbert Hubbard - escritor
Tudo o que um homem é capaz de imaginar outro é capaz de realizar.
Júlio Verne - escritor
Thursday, December 09, 2004
Causas Justas...
...de vários mundos animais.
Dá para participar associando-se ás petições que serão devidamente encaminhadas pelas organizações que as criaram.
Visite
Várias campanhas em curso para participar
e outras
Notícias diversas sobre animais ...
Wednesday, December 08, 2004
XVIII Feira Internacional de minerais
Estive hoje, último dia da XVIII Feira Internacional de Minerais Gemas e Fósseis de Lisboa, de visita, ali pertinho do Museu Nacional de História Natural e Jardim Botânico, aproveitando o feriado para aumentar minha colecção de minerais.
Celestite, Distena, Apatite e Selenites fizeram parte de minhas "preciosas" e encantadas aquisições...
Dalai Lama
Dele, li ha pouco tempo Ética Para Um Novo Milénio, que toca um pouco em todos os aspectos que se colocam na mudança de mentalidades e abertura de espiritualidade do nosso tempo.
Porque todos temos os nosso abismos, achei interessante este A Arte De Lidar Com A Raiva, livro criado a partir de uma palestra de 16 horas, no Arizona, em 1993.
Tuesday, December 07, 2004
Os meus dois primeiro livros
Lembrei-me, ha poucos dias, sem nenhuma aparente razão, de dois dos primeiros livros que li "de criança".
O primeiro foi mesmo A Serpente Que Queria Engolir A Lua, adaptado de um conto nativo Andino, ou coisa que o valha, e que deixou os meus 4/5 anos suspensos de emoção porque se tratava de uma serpente que vinha do âmago da terra e subia, subia, até alcançar a lua para a engolir e privar a terra da sua luz para sempre. Havia, claro forças que lutavam para que isso não acontecesse mas muito sinceramente não me lembro de muitos pormenores, nem mesmo de quem era o autor/a.
O segundo livro foi também por essa altura, pertencia á mesma colecção e andavam lá por casa ás dezenas já que havia uma editora que por motivos familiares nos enchia a casa enorme de uma ainda maior quantidade de livros que forravam de alto a baixo as paredes do corredor imenso e as salas de tectos altíssimos -ou que assim pareciam á minha pouca idade.
Chamava-se A Menina Que Falava Com O Mar, com um enredo a respeitar o título a cem por cento.
Reconstituindo lembranças lembro-me que ambos tinham uma bela carga de simbolismo e no caso do segundo uma pouco usual conexão com a natureza.
Ambos eram extremamente poéticos.
Também me lembro que me pareceram muito leves e fáceis, comparados com os romances e poemas clássicos "residentes" permanentes da casa que eu tinha sempre a atracção invencível de pegar para "ler".
Monday, December 06, 2004
Hoje, a última aquisição literária:
O último livro com que entrei em casa, poucas horas atrás: Eu, Safiya, escrito por Raffaele Masto, um jornalista particularmente atento ás questões africanas e frequentemente destacado para esse continente.
Suponho que muitos se lembraram do caso de Safiya Hussaini, (semelhante ao de Amina Lawal). Aldeã do Norte da Nigéria, condenada a morte por apedrejamento segundo a Charia * (lei islãmica) por ter tido uma filha fora do matrimónio.
Porque foi dada a conhecer ao mundo e teve um enorme impacto e mobilização internacional a favor da amnistia, Safiya está livre, pôde continuar a sua vida e cuidar da educação dos filhos, além de nos contar a história agora transformada em livro.
Vou no primeiro capítulo, na fuga da aldeia Tungar Tudu, pelo deserto com a pequena filha Adama, após saber da condenação á morte.
*A incompatibilidade da Charia com a Constituição do país é reconhecida oficialmente pelo governo nigeriano.
No entanto, o Presidente Olusegun Obasanjo nunca se manifestou contra os Estados que aplicam a lei islâmica, ou fez prevalecer a constituição.
Parece-me uma grande verdade...
"O aborrecimento é raiva sem entusiasmo"*
Lido por aí...
*Mais exatamente: No livro O Plano Infinito de Isabel Allende.
Belo retrato da década do "flower power", guerra do Vietname, ghettos latinos na América dos anos sessenta e o habitual percurso quase épico de vida de personagens inseridas em contextos sociais problemáticos.
Sunday, December 05, 2004
Os insurrectos...
No explanar, encontrei 2 posts rebeldes, (entre outros interessantes, de olhar agudo e observador contra a habitual quase-demência quotidiana, como o Monólogo do Taxista - 28 de Novembro).
Os 2 posts que me refiro são, um, uma irónica, improvável mas bem conseguida associação entre os delirantes anúncios de prostituição discreta no título de "relax" de muitos jornais diários e a literatura (Relax: ensaio linguístico e literário-20 de Novembro).
O outro: (Sugestões de coisas a proibir em espaços públicos fechados - 18 de Novembro) de outro autor, porque é um blog comunitário, mas na mesma linha de observação de tiques humanos menos felizes da aberração quotidiana.
Saturday, December 04, 2004
Auto responsabilidade sobre o destino
"Estamos actualmente numa época de enorme mudança . O milénio acaba de passar e com ele terminaram os dois mil anos de idade astrológica de pisces, o peixe, que é também o signo de Jesus. Como qualquer simbologista astrológico lhe dirá, o ideal pisceano acredita que tem que haver um poder superior a dizer ao homem o que fazer, uma vez que ele é incapaz de pensar por sua própria cabeça. Foi por isso uma era de religião fervorosa. Agora, no entanto, estamos a entrar na era de Aquarius, o carregador de água, cujos ideais afirmam que o homem aprenderá a verdade e será capaz de pensar por si mesmo. A mudança ideológica é enorme e está a acontecer neste preciso momento."
(O Código da Vinci- diálogos)
Quantas vezes já não ouvi, li, o mesmo?!
Dito de vários modos, a ideia fundamental é que chegou o tempo de nos auto- responsabilizarmos a nível pessoal e global por executar as mudanças necessárias, rumo a uma maior harmonia e a sermos co-autores da nossa realidade.
Friday, December 03, 2004
A Diva Descalça
Tive a bela voz dela servindo de música ambiente e acompanhando-me longamente no meu trabalho ao computador pela noite dentro.
Quando saí, eram quatro da manhã e eu estava encantada com o ritmo em mix de Antone Escarderode, Angola, Tango de Evora (ela mais Loreenna McKennitt) ou acompanhada de Sakamoto e Caetano.
Thursday, December 02, 2004
Natal!
Em Belém, na parte de Lisboa que encosta ao rio e caminha para o mar, está a maior árvore de Natal da Europa desde 20 de Novembro, com 62 metros de altura -22 metros mais baixa que a maior do mundo, que está na cidade brasileira de Itu.
Ela e os seus dois milhões de lâmpadas podem-se visitar até 6 de Janeiro do próximo ano na Praça do Império.
E não resisto mesmo!
Imagem daqui
A falar do que encontrei ontem, 30 de Novembro, no site da Cora Ronai: uma lista de livros que por sua vez já vinha de outro blog.
Assunto i-rre-sis-tí-vel para mim, leitora -quase- compulsiva e sempre apaixonada pelo tema.
São cerca de cem livros e feitas as contas entre post e comentários ainda se falava de mais uns quantos de qualidade acima de qualquer dúvida.
Assunto excelentemente terminado com a frase
"De tudo o que eu sei e sou, os livros serão sempre a melhor parte."
Wednesday, December 01, 2004
Meses atrás...
A Virgem dos Rochedos (1488)
Outro quadro de Da Vinci abordado no livro de modo diferente do habitual.
I
Vou neste momento a 2/3 de leitura já concluída de O Código Da Vinci.
Quando ”já quase toda a gente leu”, eu fui ouvindo as polémicas que grassavam na altura, e agora que realmente me apeteceu, peguei para ler.
Estou gostando, quanto mais não fosse, tem o mérito de ser uma narrativa cativante, cheia de referências históricas interessantes, polémicas, mais, ou menos, sabidas pelo público em geral.
II
Aqui, neste Sr. Blog, sempre acompanhando a actualidade nacional, política incluída, (tenho quase todos os dias essa tentação, mas depois de ponderar meu tempo-livre-para-blogs, afasto sensatamente a ideia) explodiu em seu devido tempo a polémica "Código da Vinci".
O link é para os arquivos desse tempo, já lá vão uns mesitos.
Mais específicamente para a mais que badalada questão do quadro A Última Ceia pintado por L. da Vinci e que parece ter bem mais que uma interpretação possível.
Vale a pena, quem tiver paciência para tanto, ler a quantidade impressionante de comentários que a questão despertou, dos mais tolerantes e equilibrados mesmo em tempo de águas revoltas, áqueles que sempre se fazem presentes onde quer que haja polémicas.
Pelo caminho ganha-se umas informações com referências a livros e sites relacionados com os assuntos em debate.
Excertos...
As frases abaixo são excertos de diálogos dos personagens do livro O Código da Vinci de Dan Brown.
"Jesus cristo foi uma figura histórica tremendamente influente, talvez o líder mais enigmático e inspirador que o mundo alguma vez viu. Como o profetizado messias, Jesus derrubou reis, inspirou milhões de pessoas e fundou novas filosofias."
"A ironia fundamental do cristianismo! A Bíblia tal como hoje a conhecemos, foi coligida por um pagão, o imperador romano Constantino, o Grande" (...)
"Os vestígios da religião pagã na simbologia cristã são inegáveis. Os discos solares egípcios tornaram-se os halos dos santos católicos. Pictogramas de Ísis a cuidar de seu miraculosamente concebido filho Hórus tornaram-se o modelo das nossas modernas imagens da Virgem com o Menino. E praticamente todos os elementos do ritual católico...a mitra, o altar, a doxologia e a comunhão, o acto de “comer Deus”... foram directamente tirados de religiões pagãs anteriores."
"No cristianismo, nada é original. O deus pré-cristão Mitra... chamado Filho do Sol e Luz do Mundo... nasceu a vinte e cinco de Dezembro, morreu, foi sepultado num túmulo de rocha e ressuscitou três dias mais tarde."
"A propósito 25 de Dezembro também é o aniversário de Osíris, de Adónis e de Dionísio. O recém nascido Krishna foi presenteado com ouro, incenso e mirra"
"Nessa reunião [Concilio de Níceia] foram discutidos e votados muitos aspectos do cristianismo(...) e claro, a divindade de Jesus."
"(...) até àquele momento da História, Jesus tinha sido visto pelos seus seguidores como um profeta mortal... um grande homem, e poderoso, mas apesar de tudo um homem. Um mortal."
"(...) O estabelecimento de Jesus como “Filho de Deus” foi oficialmente proposto e votado no Concílio de Niceia"*
"A maior parte dos cristão instruídos conhece a história da sua fé. Jesus foi sem dúvida um grande homem. As manobras de baixa política de Constantino em nada diminuem a majestade da vida de Cristo. Ninguém está a dizer que Jesus foi um trapaceiro, ou a negar que viveu neste mundo e inspirou milhões de pessoas a terem uma vida melhor."
"Uma vez que Constantino”promoveu” Cristo a divindade quase quatro séculos depois de ele ter morrido, havia já milhares de documentos que relatavam a sua vida como homem mortal. Constantino sabia que, para rescrever os livros de História precisava de um golpe de ousadia.(...) Constantino encomendou e financiou uma nova Bíblia, que omitia os evangelhos que falavam das características humanas de Cristo e dava destaque aos que faziam dele um deus."
*Convocado por Constantino 325 d.C.
Subscribe to:
Posts (Atom)