Monday, December 27, 2004

Tsunami -podia ter sido diminuido o seu efeito?


Tsunami

Numa altura em que a comunicação social fala de cerca de 25 000 vidas perdidas no sismo ocorrido no sudeste asiático, admitindo que pode vir a chegar a 100 000, só penso numa coisa: não era de esperar que numa zona do mundo que já não é a primeira vez que se torna palco de tragédias semelhantes, estivesse montado um sistema eficaz e sobretudo rápido para dar imediato alerta e fuga da zona costeira na sequência de um maremoto?!

Dizem os especialistas que decorre um espaço de tempo desde o maremoto até ao efeito que produz nas águas -o tsunami (grande responsável pela maior percentagem de vítimas), que seria suficiente para o alarme ser dado de modo planeado e terem sido salvas muitas das vidas que pereceram.

Lembro-me do uso de sirenes da segunda grande guerra avisando a aproximação de aviões para bombardear Londres e consequente recolha aos abrigos... Não seria justificável o uso de algo do género devidamente convencionado e divulgado na população, que no menor espaço de tempo desse o conhecimento geral para evacuar tudo o que vivesse da proximidade da água?

Sobre mega-tsunamis - uma realidade que qualquer zona costeira em qualquer ponto do mundo deve encarar e prevenir maximamente.

Acompanhando as imagens da situação actual nas zonas costeiras atingidas na Ásia


No comments:

Post a Comment