*
Se não consegue o que gosta,
será obrigado a gostar
do que consegue
(Bernard Shaw)
Se você não viver no
futuro hoje, viverá
no passado amanhã.
*
(Peter Ellyard)
*
Queridos pai e mãe, espero que estejam bem.
Eu estou mais ou menos, mas com pensamentos positivos e esperando por dias melhores... Por favor, não reparem na minha letra, pois estou a escrever com a mõ esquerda. A direita está engessada devido às fracturas que sofri ao cair de moto esta madrugada. O meu namorado, coitado, perdeu a perna e está a ser processado pela família da velhinha que atravessava a rua quando desrespeitávamos o sinal vermelho. Além disso, a mulher dele foi ao hospital fez um escândalo tremendo só porque há mais de uma semana que ele não vai a casa.
Eu, felizmente, só fracturei o braço direito e fiquei muito preocupada com o bem-estar do bebé, mas os médicos dizem que está tudo bem e que daqui a quatro meses serão avós. A única complicação que os médicos prevêem é que o parto terá de ser uma cesariana devido ao herpes genital que contraí e que me incomoda desde o ano passado.
Outra preocupaçãozinha que tenho é uma dívida que me obrigou a vender o carro que me deram no Natal, mas mesmo assim não permitiu pagar tudo. Tambem tenho de pagar o exame de paternidade, pois o meu namorado alega que o filho não é dele, mas sim do irmão, que tambem é casado. Por causa de tudo isto, fui obrigada a derreter aquela medalha de ouro que era da avó e, com isso, só faltam 10 contos para eu acertar contas com aqueles credores mafiosos.
Fui injustamente acusada de contrabandear crianças para a Suiça e talvez tenha de passar uns meses na cadeia, devido à cocaína que encontraram no meu bolso após o acidente.
Mãe e pai, se ainda estiverem vivos, fiquem calmos. Isto é só uma brincadeira. A verdade é que não passei na prova de acesso.
Beijos,
Vossa Filha Maria
*
*
Era uma vez um escritor que morava numa praia tranquila junto a uma colónia de pescadores. Todas as manhãs, passeava-se à beira-mar, para se inspirar, e, à tarde, ficava em casa a escrever.
Um dia quando caminhava na praia, viu um vulto que parecia dançar. Quando se aproximou, viu que era um jovem que apanhava da areia as estrelas do mar, uma por uma, e as atirava de volta para o oceano.
- Porque está a fazer isso? - perguntou o escritor.
- Não vê? - disse o jovem - A maré está baixa e o sol está a brilhar. Elas vão secar ao sol e morrer, se ficarem aqui na areia.
- Meu jovem, existem milhares de quilómetros de praia por este mundo fora e centenas de milhares de estrelas-do-mar, espalhadas pelas praias. Que diferença faz? Mesmo que volte a lançar algumas para o oceano, a maioria perecerá de qualquer forma.
O jovem apanhou mais uma estrela da areia, lançou-a ao oceano, olhou para o escritor e disse:
- Para esta, eu fiz a diferença.
Naquela noite o escritor não conseguiu dormir, nem sequer conseguiu escrever. De manhãzinha foi para a praia. Reuniu-se ao jovem e juntos começaram a lançar estrelas do mar de volta ao oceano.
* *
Espero que seja um dos (as) que querem que a sua presença faça deste Universo um lugar melhor. Assim sendo, aguardo a sua chegada para juntos, podermos lançar estrelas-do-mar para o oceano.
* (publicado no livro Comunicação Global-Neurolinguistica Aplicada à Comunicação)
*
Do somostodosum desta semana trouxe um teste interessante da medicina ayurvédica:
Vata significa a força que gera e possui as qualidades do "ar" (e do espaço). Vata não é "gás" mas a força que, quando em excesso, produz "gás". Vata é o dosha formado pelos elementos ar e éter. Suas características são ser seco, leve e frio. As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal. Elas devem evitar alimentos amargos, bem como frio e umidade.
Pitta significa a força que gera e possui as qualidades do "fogo". Pitta não é "bile" mas a força que, quando em excesso, produz "bile" e "ácido". Pitta é o dosha formado pelos elementos fogo e água. Suas características são quente, oleoso e leve. São pessoas ativas e com boa conformação física. Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis. As pessoas com predominância Pitta devem evitar alimentos salgados e picantes, para não aumentar o fogo digestivo. Em caso de desarmonia de Pitta, o sintoma inicial é a febre e as infecções.
Kapha significa a força que gera e possui a qualidade da "água" (e terra). Kapha não é o "muco" mas a força que, quando em excesso, produz "muco". Kapha é o dosha formado pelos elementos água e terra. Suas características são úmido, pesado e frio. As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender à obesidade. Devem evitar alimentos úmidos, frios e pesados, como massas e arroz. Em caso de desequilíbrio, este costuma manifestar-se como excesso de muco e problemas respiratórios.
Cada um de nós é resultante da combinação destes 3 Doshas. Ao tempo da concepção, a Natureza decide a permutação - combinação de Doshas, dentro de cada um de nós. Isto é que faz de cada um de nós, um ser único.
O dosha que apresentar maior pontuação será o seu biótipo dominante, na atual fase de sua vida. O interessante desta avaliação é que você AGE segundo o dosha dominante, porém, o dosha que lhe resultou com menor pontuação é o que lhe NORTEIA. Ou seja, é o que sinaliza as suas principais metas.
vamos lá fazer o teste?
*
Shakti Gawain - Vivendo na Luz (Óptima autora e óptimo livro!)
o livro, de múltiplas abordagens, aconselho-o para quem se interessar pela senda do auto-conhecimento.
*
*
*
[...]
Faz quase 15 anos que Paula, a filha da escritora, morreu aos 28 anos conforme as circunstâncias descritas no livro homônimo que publicou em 1994, onde expôs sua dor infinita e abriu as portas de sua intimidade e de sua família.
[...]
A escritora chilena, uma das autoras latino-americanas mais traduzidas, acaba de completar 65 anos e antes de esquecer das coisas - conforme ela mesma diz -, ela decidiu dedicar um ano e meio a contar as “mortes, brigas, penas, muitas alegrias e sucessos, viagens e livros” vividos por sua família nestes anos sem Paula.
Na obra, ela relata ainda uma carta que recebeu depois de ter publicado “Paula” em 1994. Uma enfermeira que trabalhava na UTI onde a jovem estava internada, em Madri, em 1991, sentindo-se culpada depois de ler o livro, revelou que Paula entrou em coma porque houve “negligência médica e um corte de eletricidade, o que afetou a máquina de oxigênio e destruiu o cérebro dela”.
[...]
Para Isabel, a família moderna é muito diferente da de antes. “Se comparo a família matriarcal de ‘A soma dos dias’ com a família conservadora e patriarcal de ‘A casa dos espíritos’, as mudanças são notáveis“. [...]
(excertos deste link)
*
Dr Daphne Sheldrick e o marido David, já falecido, fundaram esta organização que ela continua a gerir no presente acompanhada por uma equipa espectacular. Nos últimos anos Daphne foi alvo de numerosos prémios pelas acções e objectivos da fundação
No sheldrick wild life trust, os animais são preparados para serem devolvidos à liberdade e podem ter esperança de viverem uma vida adulta normal em espaço protegido.
Galeria de fotos
*
o link para sheldrick wild life trust fica permanente neste blog, aí no lado direito, vai fazer companhia ao igualmente maravilhoso e por mim aqui falado recentemente, elephantnaturefoundation.org onde reparo que nem todos os resgates tem final tão feliz como o atrás referido...
*
Segundo o interesse manifestado pelo próprio, fica esta informação que encontram mais detalhada aqui e aqui
8 de Novembro: Apresentação de Versos Nus em Huelva, Espanha
8 de Novembro: entrevista na RTP2, programa E2.
Sábado, 24 de Novembro (16 horas): Apresentação de Versos Nus na Fnac do Algarve Shopping
Boa sorte, Velasquez! ;-)
*