Saturday, November 17, 2007

dicas úteis - A Importância de Desintoxicar o Organismo

*
No dia-a-dia mais comum quem se lembra de desintoxicação de órgãos?!
Pelo contrário, as tensões propiciam alguma procura de alimentos tidos como gratificantes para o paladar mas que vão muitas vezes sobrecarregar ainda mais um corpo já com poucos motivos para se portar bem...
Outras condutas, nomeadamente a falta de exercício e de descanso de qualidade não ajudam em nada esta rota de colisão contra a saúde
Por isso fica este lembrete, que convenhamos nem é dificil de colocar em práctica.
*
Nosso corpo é como uma casa. Precisa de limpeza habitualmente e, de vez em quando, uma “faxina geral”, para funcionar com todo o seu potencial. Assim pensam os autores do livro: “Sucos para a vida - o poder terapêutico das frutas e hortaliças”. Os nutricionistas Cherie Calbom e Maureen Keane garantem que para se atingir um bom nível de saúde e energia, faz necessário incluir hábitos desintoxicantes em nosso estilo de vida.
*
Com o tempo, o corpo acumula toxinas de pesticidas e outros produtos químicos, poluição, excessos e excreções do corpo etc. Os órgãos como o fígado, os rins e o cólon necessitam de auxílio contínuo. O fígado, por exemplo, armazena certos venenos que não podem ser fragmentados e excretados. Os sintomas de acúmulo tóxico podem ser observados em dor de cabeça, fadiga, depressão, desconforto abdominal, problemas nessas áreas, perda de memória ou concentração, falta de desejo sexual, manchas na pele, tez amarelada, má respiração, língua saburrosa, odor corporal, dor na base das costas, problemas menstruais e dores diversas.
*
Pode-se jejuar com sucos de um a cinco dias, sempre que quiser. Mas não ultrapasse os cinco dias, só com acompanhamento médico. As bebidas desintoxicantes no jejum incluem beterraba (não mais do que 90ml devem ser consumidos no primeiro dia, mas pode ser aumentada, gradualmente até 180ml) repolho, brotos, limão, cenoura, aipo e maçã. Além disso, pode acrescentar chás de ervas, como raiz de dente-de-leão e urtiga.
[...]
*
*
No livro: “Hatha Yoga - Paz e Saúde” de Indra Devi, encontramos algumas dicas para fazer uma limpeza orgânica visando tirar as toxinas do corpo. Citamos algumas delas:
Melancia - excelente para limpar os rins. Sentindo muita fome, coma uma fatia de pão integral.
Maçã ralada e chá de ervas com limão, indicada aos que sofrem de disenteria, colite ou amebas.
Uva - que não tenha recebido pulverização de inseticidas.
*
Existe também uma benéfica dieta para o fígado:
*
Beba água de coco verde - dessa forma você limpa o fígado e alcaliniza o organismo.
Mamão com suco de laranja - ótimo para o intestino.
Grape-fruit e suco de laranja - alcaliniza o organismo.
*
*

No comments:

Post a Comment