Wednesday, January 30, 2008

Justiça, urgente!


petição para assinar:
*
Repasse, divulgue...

O belga Alain Hutchinson, deputado socialista ao Parlamento Europeu, é o principal dinamizador de uma petição que visa assegurar o bem-estar animal através de uma Convenção Europeia para a Protecção de Animais de Estimação e Animais Errantes. Uma das associações (de defesa dos animais) envolvidas é a Romania Animal Rescue. É necessário obter um milhão de assinaturas. Se queremos viver num mundo civilizado, temos de dar uma ajuda. Pode assinar aqui.

(importante chamada de atençao no blog Da Literatura)
*
***
É empírico, mas verifico que as pessoas que mais têm para dar são aquelas que amam os animais. O desprezo pela dor alheia, o desinteresse pelos outros, a crueldade, a mesquinhez e o egoísmo mais estreito manifestam-se na forma como tratamos os animais. Digo-o sem rebuço: a dimensão ética de cada um está estampada nos actos mais pequenos, nunca nas altissonantes proclamações, nas abstracções, delírios metafísicos ou grandes racionalizações sem ponto de aplicação. Habitualmente, os hipócritas invocam as crianças famintas e abandonadas para se desculparem pela sorte dos animais que, ditos de estimação ou domésticos, são sujeitos a vergonhoso tratamento às mãos de bípedes implumes. Que eu saiba, nenhum dos grandes proclamadores hipócritas jamais socorreu uma criança. As civilizações trazem uma genealogia de amor ou desprezo pelos animais, pelo que olho com redobrado desprezo para aquelas onde os animais não existem senão para a degola ou objecto da crueldade. Deixei de ter qualquer respeito pelo Islão quando verifiquei a que ponto chegara o ódio aos cães, aos porcos e até às aves, tidas como demónios tentadores. Se os cristãos tiveram um S. Francisco de Assis e a religião de Abraão proibiu a caça como desporto, os budistas, mesmo aceitando a fatalidade de uma justiça cósmica, inelutável herança de actos passados, entendem que o amor pelas criaturas vivas engrandece quem o pratica. Em Portugal, estamos ainda no neolítico: a tara cinegética, a perversidade das touradas, a matança e degola do porco, os jogos com animais fazem do nosso país uma vergonha para a causa da defesa da vida animal.
Advertido pelo
Da Literatura, faço minha a subscrição europeia em defesa da Convenção Europeia para a Protecção de Animais de Estimação e Animais Errantes.

(palavras de Miguel Castelo-Branco, que subscrevo tambem incondicionalmente)
*

2 comments:

  1. só hoje voltei ao computador e ao blog ...

    porque sserá que as pessoas não comentam estes assuntos ?????????????
    Claro que vou assinar e divulgar, marian.
    Basta de tortura! Quiz comentar o caso dos tigres fugidos do circo mas não tenho tido mesmo tempo para vir aqui. Vou ver se o faço no fim de semana, porque carnavais é coisa q não gosto e aproveitarei os feriados para pôr a escrita em dia ...
    um beijo

    ReplyDelete
  2. As que comentam estao de férias... (falo sério!) e as outras... bom, não sei. Sei é por experiencia propria e de ver noutros, que há casos que intimidam, deixam as pessoas desconfortáveis.
    Ou por qualquer outro motivo, afinal sabemos daqueles casos em que as pessoas se descabelam por ninguem comentar mas elas proprias nunca comentam...-e não estou a falar de nós.
    Coisas de "homo sapiens"! =D

    Beijinhos para ti, tambem vou aproveitar o carnaval para outras andanças que não sambar.

    ReplyDelete