Wednesday, May 20, 2009

boa ideia!

( link)
*
Cidade Belga de Ghent é a primeira a apresentar dias sem carne.

A partir do dia 13 de Maio de 2009, a cidade de Ghent, na Bélgica, uma das 370 cidades Europeias que contribuem para a melhoria do clima, pode bem ser oficialmente a primeira a optar por um Dia Sem Carne a ocorrer todas as semanas.

A primeira *Quinta-feira Vegetariana* vai começar na 4ª feira, dia 13 de Maio, com uma cerimónia festiva pública. Tom Balthazar, responsável pelo pelouro da saúde e ambiente da cidade, irá oficialmente proclamar as 5ªs feiras como sendo os dias vegetarianos.
Como aperitivo da campanha, os responsáveis pelo município já tiveram oportunidade de apreciar um *almoço gourmet vegetariano* na câmara municipal na semana passada.
[...]
A partir de Setembro, as escolas públicas irão servir almoços vegetarianos às 5ªs feiras. Todos os 5000 trabalhadores municipais vão receber um mapa gratuito vegetariano da cidade, e um folheto de cozinha vegetariana será enviado aos profissionais dos 1500 restaurantes da cidade. Vai haver aulas de cozinha vegetariana tanto para profissionais como para particulares. As cantinas para os trabalhadores municipais de Ghent já alargaram o seu menu vegetariano.

Aqui estão as motivações principais que levaram Ghent a criar a *Quinta-feira Vegetariana*:

- Qualquer redução da produção e consumo de carne - que leva ao aumento das emissões de gases e à degradação dos solos, água e ar, desertificação e desflorestação - trará enormes benefícios para o ambiente.

- Ghent também quer ser uma cidade saudável. Uma refeição vegetariana equilibrada não só é sustentável como saudável. Os cidadãos Belgas, e os Eurpeus em geral, comem demasiada carne e não consomem vegetais suficientes, o que traz sérias consequências para a sua saúde. Carne em demasia aumenta os níveis de colesterol e também os riscos de se sofrer de alguns tipos de cancro, diabetes e obesidade.

No comments:

Post a Comment