Thursday, June 17, 2004

Mulheres para alem dos preconceitos...


Maria Lenk na actualidade

Gosto muito de descobrir pessoas que rompem com aquelas constantes limitações que muitos parecem sempre empenhados em colocar à sua propria volta, e se puderem e os deixarem à volta dos outros, também!
O estereotipo da idade funciona para tanta gente como travão inibidor de sonhos que desde sempre me lembro de ouvir frases nas conversas alheias tipo "ainda não tem idade para...", "já é velho de mais para..." e outras -muitas vezes-, parvoices.
A maioria das vezes só a crença geral valida essas limitações, sem fundo real para existirem.
Por tudo isso é um prazer descobrir que pelo mundo ha pessoas que passam por cima disso com grande naturalidade.
Como é o caso de Maria Lenk, primeira mulher sul-americana a participar de uma Olimpíada, em 1932, em Los Angeles.
Maria Lenk quebrou doze recordes norte-americanos e aproveitou a sua estadia para concluir um curso de Educação Física na Universidade de Springfield.
Em 1942, abandonou a carreira e torna-se co-fundadora da Escola Nacional de Educação Física, da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro.

Hoje, com 80 e muitos anos, ainda entra em competições na categoria Master.

No campeonato mundial da categoria 85-90 anos, realizado em agosto de 2000, ela voltou de Munique com cinco medalhas de ouro! Maria Lenk foi a campeã dos 100 m peito, 200 m livre, 200 m costas, 200 m medley e 400 m livre.

Segundo ela, mãe de dois filhos e avó de um neto, todos praticantes da natação. "As pessoas começam a decair fisicamente porque não fazem exercícios."

No comments:

Post a Comment