Tuesday, June 29, 2004

As Deusas Em Cada Mulher



Deixo aqui como sugestão para ler, uma autora norte americana, Jean Shinoda Bolen, de ascendência oriental, psicanalista e escritora excelente que fala de coisas que pessoalmente acho fascinantes: o ser humano em toda a sua diversidade de carácter e comportamento em sociedade.
Ela analisa a questão usando os arquétipos dos deuses do panteão grego para representar os vários tipos de personalidades.
Gostei muito quando descobri “As Deusas Em Cada Mulher” onde são identificados 7 tipos básicos de comportamento feminino através de: Artémis, Atena, Hestia, Deméter, Persénofa e Afrodite.
Como não podia deixar de ser, existe também “Os Deuses Em Cada Homem” onde á semelhança do anterior, são identificados 7 tipos relativos a personalidades masculinas: Zeus, Posídon, Hades, Apolo, Hermes, Ares, Hefesto, e Dionisio
È interessante identificar os tipos em nós, nas pessoas que conhecemos, familiares, etc.
Embora dificilmente se encontrem “tipos puros”, eles estão muito bem estruturados, descritos e analisados pela autora que alem da competência e conhecimento técnico, mostra subtileza emocional e grande capacidade de a aplicar na descrição da psique humana através de uma escrita cativante.
Dela quero ler agora “O Tao Da Psicologia: Sincronicidade E o Self”.

Jean Shinoda Bolen também é autora de: ”Travessia para Avalon”, “Close To The Bone” (1997-Award of Excelence), “O Anel do Poder” e outros.


1 comment:

  1. Quero ler! Vou ver se tem aqui no Brasil! (mas acho que tem, sim... tenho a impressão de já ter tido esse livro nas mãos, sabe?)

    Fiquei bem triste com a final da Eurocopa... Mas, é assim mesmo. Mesmo os melhores times perdem. E agora eles vão ter outras vitórias, estão com a auto-estima lá nas alturas!

    Beijocas!

    ReplyDelete