Thursday, September 09, 2004

Coragem para Amar, Cobardia para Odiar

Muitas vezes, de muitas origens, vêm notícias de maus tratos a animais (nas listas de proteção animal são uma constante) de maus tratos a crianças, pessoas idosas, etc. ou seja todo o tipo de mau domínio que um ser pode exercer sobre outro.
Como diz um amigo querido trata-se de uma questão de grau de aberração...
Ele não emprega o termo da maneira comum que é empregado pela maioria de nós; mas de uma maneira quase técnica, porque a aberração está presente em quase todos os seres em maior ou em menor grau, quanto ao ser humano, todos temos os nossos botões automáticos que nos condicionam mais do que desejariamos e geralmente bem mais do que damos conta.
Tambem de maneira mais ou menos objectiva, todos temos noção de como experiencias negativas podem produzir pessoas com comportamento negativo e anti-vida.
Depois de muita lucubraçao e observaçao sobre o assunto, maravilho-me sempre que encontro pessoas que depois de terem todas as razoes para reproduzirem em outros seres o mesmo (mau) tratamento que as circunstancias lhes proporcionaram, ainda assim, ou talvez por isso mesmo, sao hiper-conscientes quanto ao procedimento correcto e pro-vida nas suas atitudes.
Tenho prazer de conhecer algumas dessas pessoas e sei que em ultima análise é cada um que escolhe o lado do céu em que quer estar, por muitas justificações que tenha para não estar de certo lado, a ultima palavra sobre as suas decisoes e atitudes, pertence-lhe sem duvida.
E é bom que assim seja.
Um dia terá que responder perante si proprio sobre o que fez com a energia que lhe foi confiada.

No comments:

Post a Comment