Thursday, November 08, 2007

A Soma dos Dias

*
A Soma dos Dias de I. Allende, é outro livro agendado para ler em breve...

*

*

[...]
Faz quase 15 anos que Paula, a filha da escritora, morreu aos 28 anos conforme as circunstâncias descritas no livro homônimo que publicou em 1994, onde expôs sua dor infinita e abriu as portas de sua intimidade e de sua família.
[...]
A escritora chilena, uma das autoras latino-americanas mais traduzidas, acaba de completar 65 anos e antes de esquecer das coisas - conforme ela mesma diz -, ela decidiu dedicar um ano e meio a contar as “mortes, brigas, penas, muitas alegrias e sucessos, viagens e livros” vividos por sua família nestes anos sem Paula.

Na obra, ela relata ainda uma carta que recebeu depois de ter publicado “Paula” em 1994. Uma enfermeira que trabalhava na UTI onde a jovem estava internada, em Madri, em 1991, sentindo-se culpada depois de ler o livro, revelou que Paula entrou em coma porque houve “negligência médica e um corte de eletricidade, o que afetou a máquina de oxigênio e destruiu o cérebro dela”.
[...]
Para Isabel, a família moderna é muito diferente da de antes. “Se comparo a família matriarcal de ‘A soma dos dias’ com a família conservadora e patriarcal de ‘A casa dos espíritos’, as mudanças são notáveis“. [...]

(excertos deste link)
*

2 comments:

  1. já comprei !

    mas não li.

    Tb nunca li Paula - penso q nunca o quiz fazer , não me perguntes porquê pois não saberia responder

    As familias de hoje são claro completamente distintas das do século passado, ao tempo da Casa dos Espiritos...
    A minha filha conta que a quase totalidade dos aamigos/colegas são filhos de pais separados, dois deles não conhecem sequer o Pai nem têm qualq relacionamento com ele, fora outros casos.
    Lembro-me de há uns anos convidar uma miúda da escola da minha filha pois soube que não tinha pai. A minha filha de quatro anos disse-me rápido "não te preocupes com a Joana , que a mãe dela já tem um namorado..."


    Isabel Allende é uma das minhas preferidas. Espero poder acabar o livro muito em breve.

    beijinhos

    ReplyDelete
  2. Já li a "Paula"... É um livro muito forte, claro, mas conheço várias pessoas que se "recusaram" a ler...
    Apesar da dor inevitável que transparece não é um livro que ponha ninguem para baixo,pelo contrário.
    Bom fim de semana

    ReplyDelete